Chocolate: Fabricantes esperam que a produção cresça 10% neste ano

Leia em 3min

Época mais fria do ano faz com que o consumo aumente, inclusive no Nordeste. Fabricantes esperam que a produção cresça 10% neste ano.

O inverno chegou. Mesmo em regiões mais quentes, como no Nordeste, as chuvas já são presença constante e fazem com que a população saia de casa mais agasalhada que de costume. O tempo mais frio faz com que essa época do ano seja bastante esperada pelos produtores de chocolate. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), a produção do setor neste inverno deve crescer 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, o inverno é a ocasião mais propícia ao consumo de chocolate no país. “Apesar do Brasil ter o hábito de consumi-lo durante todo o ano, o clima mais frio induz a consumos alternativos, como o fondue por exemplo. Por outro lado, nos milhares de pontos de venda, o produto fica mais bem conservado para o consumidor, pois diminui muito o risco do chocolate derreter em função de altas temperaturas ambientes.”

E para aumentar as vendas, os produtores investem pesado em estratégias diferentes, como  por exemplo, parcerias com hotéis. “Esse tipo de parceria é muito importante. O chocolate é um produto de consumo por impulso. Portanto, quando o chocolate está exposto nos mais diversos canais de distribuição (hotéis, por exemplo), o consumidor acaba consumindo porque viu o produto e deu vontade”, diz Fonseca.

No Nordeste, o consumo do doce ainda não é tão expressivo quanto em outras regiões do país. Segundo Fonseca, “a região que mais consome é o Sul, seguido pelo Sudeste. O Nordeste aparece em terceiro lugar.” Ainda assim, quem trabalha com chocolate na região também percebe o aumento nas vendas, causado pela chegada do inverno.

Para Jorge Vasconcelos, proprietário da Faultless Chocolates Finos, o inverno é o melhor período de vendas. “Junta o inverno e as férias escolares, então muita gente vem, tanto da cidade quanto do interior.” Vasconcelos vende durante o inverno cerca de 15% mais chocolate que nos meses de verão. Ele conta que o período das vendas altas começa uma semana antes do São João e vai até a primeira semana de agosto. Para não ter prejuízo depois que o inverno passa, Vasconcelos conta que não cotuma fazer estoque. “Compro de acordo com a demanda.”

Restaurantes


Nesses tempos chuvosos, o chocolate quente parece ter caído na preferência dos pernambucanos. No Café Porteño, localizado no bairro do Espinheiro, o consumo de bebidas com chocolate aumentou 25%. “O frio faz com que as pessoas estejam dispostas a consumir bebidas com valor maior”, conta Romero Oliveira, proprietário do estabelecimento. “Outro lado positivo é que os clientes normalmente não consomem apenas o chocolate. Para acompanhar a bebida, pedem também um prato de sopa.”

Situação parecida acontece no Pátio Café & Cozinha, localizado no bairro das Graças. De acordo com a proprietária Fátima Assunção, as vendas de produtos com chocolate já são 40% maiores que no mês passado. “Junho é considerado um mês mas fraco por causa da Copa do Mundo, mas o consumo de chocolate aumentou mesmo assim”, conta Fátima. “Nossos clientes são bastante cativos, então com o frio é a preferência dos pedidos que muda.” Segundo Fátima, o chocolate quente já é a bebida mais vendida do estabeleciemento. “Os brownies também estão saindo muito e até o petit gateau, que tem mistura chocolate e sorvete, está sendo muito pedido.”



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Ultrafarma avança em itens de marca própria

Flávia MilhassiSÃO PAULOO presidente da rede de farmácias e drogarias Ultrafarma Sidney Oliveira as...

Veja mais
As marcas de olho nos lances da Copa do Mundo

  Veículo: O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Com união de fabricantes, queijo da Canastra ganha status gourmet

Produtores da iguaria se unem para aumentar o tempo de maturação e vender o produto por melhores pre&ccedi...

Veja mais
Licenças custam a sair e 'saída Norte' trava

A Associação dos Terminais Privados do Rio Tapajós (Atap) - formada por empresas de logístic...

Veja mais
Emifor investe R$ 12 milhões na nova planta de Pirapora

Empresa aposta nas marcas próprias das grandes redes supermercadistas   A confiança no mercado de m...

Veja mais
Supermercado investe em pizza verde e amarela para ganhar clientela

Pizzaiolo criou receitas doces e salgadas para jogos da seleção. Produto é sucesso de vendas e...

Veja mais
Hypermarcas rejuvenesce a marca masculina Bozzano

A fabricante brasileira Hypermarcas relançou a Bozzano, de cuidados masculinos, com o objetivo de rejuvenescer a ...

Veja mais
Farmacêuticas firmam parceria

A farmacêutica Merck acaba de nomear o executivo Lawrence Ganti para assumir a presidência da companhia na A...

Veja mais
Abiove ajusta para cima previsão para embarque de soja em grão em 2014

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) voltou a estimar as export...

Veja mais