Produção de soja deve alcançar 91,805 millhões de toneladas na safra 2013/14

Leia em 1min 50s

A produção brasileira de soja na temporada 2013/14 deverá totalizar 91,805 milhões de toneladas, com aumento de 12% na comparação com a safra anterior, que ficou em 82,125 milhões de toneladas. A previsão faz parte de levantamento divulgado por Safras & Mercado.

No relatório anterior, divulgado no dia 23 de dezembro, a previsão era de safra de 90,942 milhões de toneladas. A estimativa de área plantada passou de 27,905 milhões de hectares em 2012/13 para 29,5 milhões na atual temporada, com aumento de 6%.

Safras trabalha com rendimento médio de 3.112 quilos por hectare, superando os 2.949 quilos obtidos no ano passado. O Mato Grosso deverá seguir líder no ranking de produção nacional, com safra estimada em 27,555 milhões de toneladas, representando um crescimento de 17% sobre as 23,6 milhões de toneladas obtidas em 2012/13.

A produção do Paraná deverá ter um crescimento de 3%, totalizando 16,467 milhões de toneladas. Os produtores gaúchos deverão colher 13,823 milhões de toneladas, com aumento de 10% sobre a safra passada, que totalizou 12,6 milhões de toneladas.

O levantamento indica aumentos generalizados, tanto de área como de produção, nos estados produtores da oleaginosa, com destaque para as regiões Norte e Nordeste. "Essa revisão para cima na produção está ligada à combinação de leves ajustes positivos na área, e ajustes mistos no rendimento médio em importantes estados produtores", informa o analista associado de Safras & Mercado Flávio França Júnior.


Produtividade - O analista acrescenta que, em termos de produtividade, o bom comportamento predominante do clima em janeiro foi decisivo para alguma elevação da média geral, apesar do registro de problemas parciais em alguns estados como Goiás e Mato Grosso do Sul.

As exportações de soja do Brasil deverão totalizar 46 milhões de toneladas em 2014, com avanço de 7% sobre o ano anterior, quando os embarques ficaram em 42,8 milhões de toneladas. A previsão faz parte do quadro de oferta e demanda brasileiro, divulgado por Safras & Mercado.

O esmagamento deverá subir 6%, passando de 35,5 milhões para 37,5 milhões de toneladas. A oferta total de soja deverá subir 13% na temporada, passando para 93,327 milhões de toneladas. A demanda total está projetada por Safras em 86,550 milhões de toneladas, com incremento de 6%.




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Escassez Argentina

Com crise cambial, desabastecimento chega a 46% em mercados argentinosO fantasma do desabastecimento voltou a pairar sob...

Veja mais
Setor arrozeiro prevê estabilidade de preços

Analistas e produtores avaliam que as cotações do cereal no mercado deverão se manter firmes nesta ...

Veja mais
Farmacêutica lucra 59%

O lucro líquido da farmacêutica Pfizer apresentou queda de 59% no quarto trimestre de 2013, pressionado pel...

Veja mais
Futebol faz redes apostarem em novos negócios

O varejo tem se preparado desde o ano passado - quando o País foi sede da Copa das Confederações - ...

Veja mais
Consumidores ainda preferem financiar com cartão de crédito

Só 25% das compras são à vistaBalanço do Crédito do Comércio Varejista de Belo...

Veja mais
Lucro líquido da Cielo cresce 16,2%, para R$ 720,7 mi

A Cielo, empresa que faz cadastramento de lojistas para captura de transações para bandeiras de cart&otild...

Veja mais
Produtos oficiais da Copa devem movimentar R$ 2 bilhões no varejo

Em época de manifestações contra a realização do mundial de futebol, os empreendedore...

Veja mais
Fabricantes de etiqueta projetam crescimento dos negócios em 2014

A expansão regional e a atuação em novos nichos de mercado serão as principais estraté...

Veja mais
Tombini reafirma combate ao repasse do câmbio nos preços

O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Alexandre Tombini, afirmou ontem que a autoridade monetária brasile...

Veja mais