Montadoras ampliam paradas na Páscoa

Leia em 2min 20s

A indústria automobilística aproveita o feriado da Páscoa para uma nova rodada de dispensa de trabalhadores, a exemplo do que fez no Carnaval. Várias empresas vão prolongar a parada das atividades na tentativa de reduzir estoques e de adequar a produção à demanda. A Mercedes-Benz parou toda a produção de caminhões ontem em São Bernardo do Campo (SP) e retomará operações na terça-feira da próxima semana. Essa área emprega cerca de 3,5 mil pessoas. Em abril, a empresa vai funcionar quatro dias por semana. A jornada reduzida também foi adotada neste mês.

A empresa tem ainda 750 trabalhadores em lay-off (contratos suspensos) até o fim de abril. Neste mês, a Mercedes abriu novo Programa de Demissão Voluntária (PDV), pois alega ter, ao todo, 1.950 trabalhadores excedentes de um quadro de 11 mil pessoas, incluindo as unidades de ônibus e peças.

Na Fiat em Betim (RMBH), a folga dos 16 mil trabalhadores da produção começa hoje e vai até segunda-feira, "para ajuste de demanda", informa a montadora. O grupo de 2 mil trabalhadores que está em férias coletivas com retorno previsto para esta semana só voltará no dia 7.

Outra fabricante de caminhões em São Bernardo, a Scania, para na quinta-feira e volta na outra quarta-feira. A empresa tem 3,6 mil funcionários e estuda novas folgas para emendar com o feriado de Tiradentes.

Volks - Em Taubaté (SP), a Volkswagen iniciou ontem período de 20 dias de férias coletivas para cerca de 4,2 mil trabalhadores, paralisando toda a produção dos modelos up! e Voyage. A unidade também tem 250 pessoas em lay-off. Na mesma cidade, a Ford colocou, desde ontem, 60 funcionários da filial de motores em banco de horas (a compensação dos dias parados ocorrerá futuramente).

Nesta terça-feira termina o prazo de lay-off de 137 trabalhadores - o grupo inicial era de 224 pessoas, mas parte deles deixou a empresa por meio de um PDV. O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté negocia a volta desse pessoal à fábrica, que emprega cerca de 1,5 mil pessoas, mas o receio é de que eles sejam dispensados.

Na fábrica de automóveis e caminhões de São Bernardo, a Ford também tem 240 trabalhadores em banco de horas por tempo indeterminado e hoje abriu um PDV. Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a Ford alega ter entre 400 e 600 trabalhadores excedentes.

Até sexta-feira foram vendidos no país 204,8 mil veículos, volume 9,5% inferior ao de igual mês do ano passado. Em relação a fevereiro há uma melhora de 10% em razão do menor número de dias úteis.

As montadoras encerraram fevereiro com 329 mil veículos em estoque, suficientes para 50 dias de vendas. Segundo concessionários, o volume pode ter diminuído em março, mas ainda é significativo. (AE)



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

NG Investe em linha orgânica

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Laranja é campeã de aumentos, com variação de 133%

15 dentre 20 produtos tiveram elevação de preço em pelo menos um estabelecimento pesquisado em mar&...

Veja mais
Preço de remédios deve subir até 5,9%

Alta passa a valer hoje e atinge 74% dos medicamentos   Os medicamentos de referência, genéricos e s...

Veja mais
A indústria do açúcar e os seus desafios

Para sobreviver no mercado e se inserir no novo ciclo da economia do estado, usinas abrem outras janelas de oportunidade...

Veja mais
Setor de higiene e cosméticos cresce 11% em 2014

As vendas do setor de higiene e cosméticos no Brasil cresceram nominalmente 11% em 2014, chegando a um patamar de...

Veja mais
Avanço do mercado de comida pronta congelada acirra disputa regional

Dados da consultoria Euromonitor indicam que a venda de pratos prontos congelados vão crescer 85,4% entre 2013 e ...

Veja mais
Em tempos de aperto econômico, marcas mais baratas ganham força

Dois indicadores econômicos divulgados na semana passada - a previsão de que a inflação pode ...

Veja mais
Clima favorece colheita do arroz no Rio Grande do Sul

No milho, produtividade das lavouras, que ultrapassa os 10 mil quilos por hectare, tem surpreendido os produtores  ...

Veja mais
Mercado registra maior movimentação de algodão

O mercado brasileiro de algodão mostra boa alta no início da segunda quinzena de março, reflexo da ...

Veja mais