Cálculo do custo do frete vira nicho para atender e-commerce

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Camila Abud



Automatizar o cálculo das condições de envio da mercadoria - preço, prazo e empresa responsável pode tornar o abastecimento de uma rede mais ágil e, desta maneira, facilidade o negócio das empresas. Pensando nisso, a empresa iniciante (startup) catarinense Axado virou um case de negócios de sucesso, ao desenvolver uma máquina intermediária destinada a interligar redes (gateway) de fretes para que e-commerces possam calcular o custo do frete em suas lojas com mais facilidade.

De acordo com o diretor comercial do Axado Leandro Baptista, o gateway de fretes já é utilizado por cerca de 250 lojas e marketplaces do País, entre eles o Extra e o PagSeguro/UOL. No ano passado, a empresa bateu a marca de 5 milhões de cotações de frete e estima para este ano triplicar este número. Até junho de 2014, já foram observadas 16,5 milhões de cotações. Segundo ele, a empresa está vinculada a 146 transportadoras.

Até o ano passado, a solução do Axado era focada no consumidor e a plataforma funcionava como uma calculadora do frete. Hoje, a proposta é para o segmento B2B e a empresa conversa com gestores de e-commerce, plataformas de e-commerce e transportadoras para apresentar a solução.

"No final de 2012 voltamos o desenvolvimento para o comércio eletrônico e desde lá já atendemos grandes empresas e marketplaces de proporção nacional. O e-commerce é um nicho carente de conhecimento específico sobre implementação de tabelas de frete. São muitas informações desencontradas e os métodos adotados na maioria das plataformas de e-commerce não aceita todos os tipos de regras de formação do preço de frete", comentou.

Na prática, a solução da empresa permite que a loja passe a cobrar corretamente o valor do frete (sem perda de margem); reduzir o número de chamadas ao SAC por conta do frete; o lojista pode criar campanhas de frete com maior agilidade (frete grátis, por lucratividade, descontos em frete, etc) e o Axado faz indicações de transportadoras parceiras. "É muito importante o lojista focar no core business do e-commerce. Como o preenchimento e atualização das tabelas de frete é um trabalho muito específico, recomendamos que seja feito por especialistas, para o e-commerce não sair no prejuízo ou espantar o cliente informando erroneamente sobre o serviço do frete".



Veículo: DCI


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