Ceasa Minas: 80% dos compradores vendem produtos em um raio de até 130 km

Leia em 2min 30s

Uma pesquisa feita pela Centrais de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas) identificou que 80% dos compradores que freqüentam a unidade de Contagem, na região metropolitana, revendem os produtos em um raio de até 130 quilômetros do entreposto. Para fazer o transporte de mercadorias, 40% dos compradores utilizam caminhões-baú, 29% usam veículos utilitários e apenas 0,52% usam veículos refrigerados.

"A proximidade com o comprador demonstra a importância que temos em Minas Gerais, apesar de sermos uma central de abastecimento que fornece produtos para outros estados", disse o coordenador da pesquisa e chefe do departamento técnico da Ceasa Minas, Wilson Guide.

A pesquisa indicou também que 52,7% da população de Minas Gerais tem, no varejo de seus municípios, produtos comercializados no atacado da Ceasa Minas em Contagem. Além disso, 52,7% dos compradores que vão ao entreposto de Contagem têm como principais itens de compra produtos como cereais, industrializados alimentícios e não alimentícios, além de serviços.

Isso demonstra, segundo Guide, o quanto é importante que uma central de abastecimento tenha um mix de produtos variados e que vá além dos hortigranjeiros. Ainda de acordo com o estudo, outros 47% dos compradores freqüentam o entreposto para comprar, principalmente, os hortigranjeiros.

Origem - Mais um dado importante revelado pela pesquisa é que 54% dos compradores entrevistados trabalham para sacolões e pequenos supermercados. As grandes redes de supermercado respondem por 1% do total de compradores. Mas isso não significa que eles compram apenas 1% do que é comercializado no entreposto de Contagem. Além disso, os grandes supermercados procuram produtos atípicos, sazonais ou regionais, tais como jiló, vagem e tomate-cereja.

Outros 18% dos compradores trabalham para restaurantes, padarias, bares, hotéis e lanchonetes. Para 46% deles, os produtos industrializados alimentícios são os preferidos, superando a compra de hortigranjeiros. O mesmo ocorre para 38% dos compradores de pequenos supermercados.

Dentre todos os entrevistados, 21% afirmaram vir até o entreposto de Contagem cinco vezes na semana. Entretanto, a maioria, 26%, vai ao mercado duas vezes por semana. O estudo também mostra que as mulheres já representam 14% do total de compradores.

Sobre a a qualidade dos serviços oferecidos pela Ceasa, 63% dos compradores disseram que a limpeza do entreposto atende bem ao público, 79% consideram que os horários de comercialização são adequados, 63% dos compradores usam a informação de mercado e se informam sobre os preços usando o painel do Mercado Livre do Produtor (MLP).


Desafio - Para 47% dos compradores, o principal desafio que a Ceasa Minas tem que superar é o trânsito. Com esse objetivo, o Conselho de Administração da Ceasa Minas aprovou, em reunião realizada em 11 de julho, a construção de um pátio logístico com capacidade para 2.500 veículos leves, próximo ao pavilhão Z. O projeto de engenharia está pronto e o edital, em elaboração.


A pesquisa do perfil do comprador foi feita entre os meses de dezembro de 2013 e fevereiro de 2014. Foram entrevistados 386 compradores em 39 pavilhões da Ceasa Minas.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

As padarias sem padeiros

Uma das atrações da próxima Expoagas é um workshop na tarde de 20 de agosto sobre a opera&cc...

Veja mais
Vendas de pneus em queda na Capital Mineira

Retração acumulada no último bimestre atingiu 30% na comparação com idêntico in...

Veja mais
Derivados de leite de ovelha vê mercado crescente

Pequeno laticínio de Itapecerica ampliará mix de produtos derivados do leite de ovelhasMichele ValverdeA d...

Veja mais
Aurora lança o Hambúrguer Picanha à granel

Em tamanho maior, cada unidade pesa 90g O Hambúrguer Picanha Aurora está, a partir deste mês, tamb&e...

Veja mais
Atacado cresce mais devagar em 2014

Por Sérgio Ruck Bueno | De Pinhais (PR)Depois de um desempenho abaixo das expectativas no primeiro semestre, o co...

Veja mais
Lactalis eleva valor de oferta por ativos da LBR

Por Alda do Amaral Rocha | De São PauloA francesa Lactalis elevou em R$ 100 milhões sua oferta pelas unida...

Veja mais
Volta do consumidor fortalece empresas dos EUA

Por Theo Francis | The Wall Street JournalMuitas grandes empresas americanas estão começando a ver algo qu...

Veja mais
Sucesso de picolé mexicano pode render R$ 55 mi à rede

Amauri VargasHá apenas dois anos dois brasileiros foram ao México conhecer o processo de fabricaç&a...

Veja mais
BRF adquire 75% de distribuidora de congelados do Oriente Médio

Bruna KfouriSÃO PAULO - A brasileira BRF assinou ontem (4) uma oferta vinculante com a Alyasra Food Company, a at...

Veja mais