8ª Conferência Internacional "Brasil em Código" discute a transformação digital

Leia em 3min 40s

  

Presidente da GS1 Brasil, João Carlos de Oliveira


Evento Brasil em Código, realizado em São Paulo


"Brasil em Código - Conferência Internacional", no hotel Unique


A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil promoveu a oitava edição de seu evento anual "Brasil em Código - Conferência Internacional" no último dia 5 de julho, no Hotel Unique, em São Paulo. Sob o tema "Tudo conectado a tudo", o encontro proporcionou uma tarde de networking entre os diretores e gerentes da entidade com mais de 400 executivos das principais empresas do país e especialistas em tendências de tecnologia, indústria e logística.

 

O processo de digitalização e a mobilidade transformam a gestão do volume de informações geradas diariamente nas instituições públicas e privadas. O conceito da indústria 4.0 transcendeu a manufatura e envolve todos os setores da economia. Com tudo e todos conectados, a conferência "Brasil em Código" deste ano trouxe uma reflexão sobre o impacto desta revolução no modelo dos negócios.

 

"Estamos no momento da interoperabilidade e da capacidade em entregar resultados em tempo real, o que mudou completamente o perfil das pessoas, tanto profissionalmente quanto do ponto de vista do consumidor", comenta João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil. É esta discussão que esteve presente na série de palestras e debates durante o evento. Após a abertura, realizada pela jornalista Sabina Simonatto, a primeira palestra, de Ronaldo Fragoso, trouxe estudos da Deloitte sobre tecnologias emergentes e sua influência na sociedade.

 

Em seguida, o painel "Lets talk indústria 4.0" reuniu nomes expoentes de empresas que já avançaram no conceito da quarta revolução industrial. O caso da Mercedes-Benz do Brasil foi apresentado pelo COO Carlos Santiago. Outro caso emblemático no país é o da TetraPak, que foi relatado por Fernando Caprioli, seguido pelo case da Siemens, apresentado por Daniel Scuzzarello.

 

A Digitalização na indústria 4.0 têm ganhado mais força nos últimos anos. Sempre atenta as movimentações do setor, a Siemens, como uma das líderes no fornecimento de soluções de digitalização e Indústria 4.0 tem alertado sobre o crescimento desta tendência. No geral, o uso de tecnologias digitais na indústria brasileira ainda é pouco explorado. Empresas de médio e até mesmo pequeno porte poderiam se beneficiar dos novos modelos de negócios e das oportunidades que essa mudança tem trazido. "Este evento é muito importante, principalmente pelo atual momento de transformação em que Brasil passa, no qual a indústria 4.0 pode ser torna um importante motor para o desenvolvimento do país", afirma Daniel Scuzarello, diretor de portfólio da Siemens PLM, que ministroua palestra "Indústria 4.0, presente, futuro (ou passado)?".

 

"A 4ª Revolução Industrial tem transformado diferentes segmentos da indústria. No setor alimentos e bebidas, os impactos são inúmeros e profundos, o que nos coloca frente a uma nova realidade e, sobretudo, diante de novas oportunidades", comenta Fernando Caprioli, diretor de Vendas e Serviços Técnicos da Tetra Pak.

 

Outras atrações especiais também fizeram parte do evento,  Duília de Mello, astrofísica brasileira, vice-reitora da Catholic University em Washington e colaboradora da NASA Goddard Space Flight, que revelou as descobertas do primeiro equipamento telescópico que visualiza galáxias mais distantes; e Ronaldo Lemos, pesquisador visitante e representante no Brasil do MIT Media Lab. Lemos abordou na conferência o varejo, o consumidor omnichannel e as tecnologias emergentes.

 

GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados. Mais informações em www.gs1br.org

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil


 


Veja também

E-commerce projeta faturar R$ 37,9 bilhões no 2° semestre

    O comércio eletrônico deve faturar R$ 37,9 bilhões no segundo semestre do ano. &Eacu...

Veja mais
Assaí investe em tecnologia para modernizar lojas, testa caixa automatizado

 O Assaí, bandeira de mais forte crescimento do Grupo Pão de Açúcar (GPA), está ...

Veja mais
E-commerce: Venda on-line sobe em maio ante abril, mas cai sobre um ano antes

  As vendas no varejo virtual subiram 1,9% e maio, sobre um ano antes, segundo o Índice GfK-4E de Atividade...

Veja mais
E-commerce paulista cresce 4,4% no 1º tri

O e-commerce paulista cresceu 4,4% no primeiro trimestre de 2018, sobre um ano antes, com faturamento de R$ 4,06 bilh&ot...

Veja mais
Visual Mix apresenta novidades para supermercados na Exposuper 2018

Promoshare   Self-checkout          Moeda lega...

Veja mais
Receita do mercado de tablets sobe 11% no 1º trimestre de 2018

O mercado brasileiro de tablets teve pequena reação no primeiro trimestre de 2018. Segundo dados do estudo...

Veja mais
Tecnologia é a chave da transformação digital nos supermercados

Até 2025, a distinção entre loja física e on-line deverá desaparecer, como aponta uma...

Veja mais
Influência dos consumidores cresce e modifica a produção

Apesar de o Brasil ainda ser um país de baixa escolaridade (51% concluiu apenas o ensino fundamental e há ...

Veja mais
Vendas de computadores no Brasil saltam 21% no 1º tri, diz IDC

As vendas de computadores no Brasil cresceram 21 por cento no primeiro trimestre, ante o mesmo período de 2017, i...

Veja mais