GPA foca em fidelização com plataforma de descontos personalizados

Leia em 3min 10s

São Paulo - A rede de varejo GPA anunciou na quinta-feira uma plataforma digital voltada a consumidores e fornecedores de suas bandeiras de supermercados, que têm enfrentado forte crescimento das lojas de atacarejo diante da crise econômica no pais e da crescente competição com o rival Carrefour.

 

A plataforma promete descontos regulares de ao menos 20 por cento em 60 categorias de produtos que compõem a maior parte da cesta de compras dos consumidores, disse o diretor de marketing da divisão alimentar do GPA, Jorge Faiçal, a jornalistas. Atualmente, a média dos descontos oferecidos pela rede em anúncios massificados é de 12 a 15 por cento, disse o executivo.

 

O anúncio ocorre um dia após o Carrefour, segundo maior varejista do mundo, dar partida ao processo de listagem em bolsa de suas operações no Brasil. O IPO envolverá oferta de ações do Atacadão, maior rede de atacarejo do Brasil. A operação está sendo planejada para acelerar a expansão das atividades do grupo no Brasil, segundo maior mercado após a França.

 

A plataforma é composta por aplicativo que traz ofertas personalizadas aos cerca de 12 milhões de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA. A personalização é baseada em padrões de compra dos usuários cadastrados e semelhante a recursos de venda já usados por gigantes do setor de varejo online como a Amazon.com.

 

"Cerca de 90 por cento de nossas vendas estão colocadas em 250 categorias de produtos (...) Vamos fazer ofertas com nosso investimento para estes consumidores", disse Faiçal. Porém a plataforma permite que os próprios fornecedores façam ofertas diretamente aos consumidores. "Se houver duplicidade de oferta, vale a oferta de desconto do fornecedor", disse o executivo.

 

"Vamos tirar uma parte do investimento em ofertas maciças e focar em personalização", afirmou Faiçal, acrescentando que a plataforma não tem foco inicial em melhora de rentabilidade da companhia, "mas vai ser uma consequência".

 

Analistas do BTG Pactual elogiaram o programa de descontos via aplicativo do GPA e afirmaram em relatório que o difícil cenário econômico brasileiro e a competição mais intensa no varejo de alimentos vão exigir esforços adicionais do GPA para melhorar a sua performance de vendas nos próximos trimestres.

 

"Acreditamos que os projetos de recuperação (de vendas) como o programa Meu Desconto e a conversion de lojas do Extra em bandeira Assaí (mais lucrativa) deve manter o sólido momento para as ações do GPA", disseram os analistas do BTG.

 

Atualmente, o programa de fidelidade do Extra é responsável por cerca de 38 por cento das vendas em valor da bandeira, enquanto no Pão de Açúcar o percentual sobe para 72 por cento. "Após o lançamento, isso deve crescer significativamente", disse Faiçal. Ele acrescentou que o programa de descontos via aplicativo será implementado aos consumidores em todos os supermercados do grupo no país em 29 de junho.

 

O executivo disse que o GPA se reuniu com os maiores fornecedores para discutir a ferramenta nos últimos meses, uma vez que ela traz mudanças importantes na forma como os fornecedores se relacionam com o grupo.

 

"Ninguém sabe ao certo o que vai resultar disso, mas o investimento dos fornecedores vai ser reduzido", afirmou o executivo. A expectativa da companhia é que 20 por cento da base de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA baixem o aplicativo de descontos até o fim deste ano.

 

 

 

Fonte: Reuters


 


Veja também

Comparador Buscapé vai virar marketplace

São Paulo - O Buscapé vai passar este ano por uma de suas maiores mudanças. A plataforma, que permi...

Veja mais
E-commerce fatura R$ 1,9 bilhão no Dia das Mães; alta de 16%, aponta Ebit

O faturamento do e-commerce no Dia das Mães, celebrado no dia 14 de maio, foi de R$ 1,9 bilhão, o que repr...

Veja mais
Vendas on-line avançaram 16% no Dia das Mães

São Paulo - O comércio eletrônico faturou no Dia das Mães deste ano R$ 1,9 bilhão. O v...

Veja mais
Ramo alimentar entra na era dos multicanais

São Paulo - Depois de avançar em setores como eletrônicos e vestuário, a multicanalidade come...

Veja mais
Comércio eletrônico deve faturar R$ 6,5 bilhões no RJ este ano

O comércio eletrônico deve faturar cerca de R$ 6,5 bilhões este ano no Estado do Rio de Janeiro, de ...

Veja mais
Projeto de lei permite que consumidor use saldo de internet móvel

Quem utiliza o celular para acessar a internet já pode ter se deparado com a seguinte situação: o p...

Veja mais
Mobile banking se torna meio mais usado para transações bancárias, diz Febraban

O uso de aplicativos de bancos para celular e tablets, o chamado mobile banking, se tornou o canal mais utilizado pelos ...

Veja mais
Corebiz implanta e-commerce para Consinco

A Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão para redes de varejo, atacado e distribuição, fech...

Veja mais
Agrosmart cria sistema de cultivo inteligente

Produzir com eficiência máxima e otimizar os processos são passos fundamentais para que a produ&cced...

Veja mais