Cresce a participação de dispositivos móveis em compras no varejo on-line

Leia em 2min 10s

O acesso e o fechamento de compras no varejo on-line por meio de aparelhos como celulares e tablets cresceu de forma rápida em 2014, segundo empresas do setor

 





Na B2W Digital, que reúne Americanas.com, Submarino e Shoptime, a conexão através de dispositivos móveis atingiu 24% do tráfego total no quarto trimestre de 2014. No mesmo período de 2013, a parcela havia sido de 12%. Também na Cnova, que inclui o e-commerce de Extra, Pontofrio e Casas Bahia, as vendas concluídas por meio de smartphones e tablets saltaram de 4,4% em 2013 para 10,5% no ano passado.

Os números mostram que, apesar do avanço, o percentual de internautas que usam os meios móveis apenas para consulta ainda é maior. "A participação do smartphone na compra é menor, mas o aparelho cada vez mais influencia na decisão do consumidor", diz Romero Rodrigues, CEO global do Buscapé.

Em 2014, os acessos ao comparador de preços pelo mobile atingiram 32% --eram 13% no ano anterior. Hoje, aos finais de semana, há picos de até 40%. Entre os consumidores que preferem os computadores tradicionais, as principais razões são o receio com a segurança e a falta de praticidade para obter detalhes do produto em uma tela menor.

"Há ainda uma boa parcela que paga com boleto e precisa usar o computador para imprimir o documento", diz Rodrigo Borer, presidente do Buscapé na América Latina.

Importação de bens de consumo cai 70% no 1º tri

O setor de importação de bens de consumo reduziu em cerca de 70% as compras de mercadorias no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2014, puxado pelo câmbio desfavorável. Este deverá ser o pior ano do segmento em dez anos, segundo a Abcon (que representa as empresas importadoras de utilidades domésticas, presentes e confecções, entre outros artigos).

"Nem quando o dólar chegou a R$ 4 [em 2002] foi tão ruim, pois a confiança do consumidor era elevada e eles aceitavam pagar mais pelo produto", diz Gustavo Dedivitis, presidente da entidade. As mercadorias de bens de consumo importados estão entre 30% e 40% mais caras.

Um jogo de jantar, por exemplo, que em dezembro custava R$ 276, não é encontrado por menos de R$ 380, segundo o executivo.

"Esse é o momento para as fabricantes brasileiras tentarem se sobressair aos importados em relação a preços. " Alguns empresários que contrataram financiamentos específicos para esse setor passaram a arcar com débitos maiores que o planejado, devido à cobrança em dólar.

"Mesmo as empresas que não compraram com o dólar alto reajustaram os preços." O setor faturou R$ 9 bilhões em 2014, 18% a menos que no ano anterior.



Veículo: Folha de S. Paulo


Veja também

Mercado vegetariano e orgânico ganha portal

Ferramenta deve ajudar brasileiros a encontrar produtos e serviços voltados à alimentação e ...

Veja mais
Cadastro Nacional de Produtos aumenta eficiência da gestão da indústria e do varejo

O Cadastro Nacional de Produtos (CNP), ferramenta online criada pela Associação Brasileira de Automa&ccedi...

Veja mais
Dispositivos desafiam os direito dos consumidores

Usuários não têm dimensão da importância de proteger seus dados   Que as empresa...

Veja mais
Novos robôs da série C4 da Epson têm 6 eixos para movimentos suaves e ágeis

      A Epson, líder mundial em impressão, projeç&at...

Veja mais
GS1: Combate à pirataria e à falsificação tem a tecnologia como aliada

Cerca de R$ 100 bilhões por ano deixam de entrar nos cofres públicos em função de produtos p...

Veja mais
Soluções tecnológicas são decisivas para conquistar os consumidores

Biometria facial, atendente virtual, robôs e integração entre os ambientes on-line e físico d...

Veja mais
Epson fecha parceria com a Dimep para vendas de soluções que atendam a nova legislação fiscal de SP

A Epson acaba de fechar uma parceria com a Dimep, negócio que deve complementar sua linha de produtos, integrada ...

Veja mais
Marketplace dá fôlego ao pequeno varejista

Plataformas de venda on-line podem ser uma saída para empresários que pretendem aumentar vendas neste ano,...

Veja mais
SAT-CF-e será obrigatório a partir de julho

Dimep lança primeiro equipamento homologado capaz de atender os grandes varejistas nessa transição ...

Veja mais