Supermercados devem ter caixas operados por clientes em 2013

Leia em 2min 30s


Sistema em funcionamento no Paraná desde novembro chegará a outros três Estados


  Supermuffato
  Caixa de autoatendimento no Super Muffato
Divulgação: Super Muffato
Caixas de supermercado operados pelo próprio consumidor devem chegar a cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul em 2013. "Estamos em fase final de negociação com varejistas grandes e menores. Teremos lojas em operação nesses locais ainda no segundo semestre", afirma Claudio Reina, diretor da RMS, empresa que instalou, em novembro passado, equipamentos pioneiros do tipo em Londrina e Maringá (PR).


Nesses caixas, o cliente registra cada produto pelo código de barras e em seguida o coloca na sacola, que fica apoiada sobre uma balança para verificar se o peso corresponde ao do item, para evitar furtos. Câmeras também são instaladas no local para reforçar a segurança. Depois, o próprio consumidor faz o pagamento com cartão de crédito ou débito.


De acordo com a RMS, o sistema diminui em 20% a 30% o tempo no caixa. Além disso, no espaço de dois caixas comuns podem ser instalados quatro de autoatendimento.


A novidade é uma aposta do setor supermercadista para diminuir as filas. "Os consumidores das classes C, D e E passaram a usar caixa eletrônico, por isso acreditamos que o brasileiro está aculturado para o self checkout, afirma Fernando Yamada, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). "Vimos também que o uso não é determinado pela idade do cliente, mas pela pressa no momento da compra", diz.


'Sistema funciona bem fora do País'


No Paraná, o self checkout foi adotado pela rede Super Muffato, que tem 40 lojas e 9 mil funcionários. Em maio, a varejista irá estrear a tecnologia em outras duas unidades no Estado, em Curitiba e Cascavel. No mesmo mês, uma loja do grupo Comper em Campo Grande (MS) passa contar com o sistema. No segundo semestre, a RMS afirma que a tecnologia deve chegar ao interior de São Paulo e ao Rio Grande do Sul. "Ao todo, temos 20 contas em negociação, em diferentes regiões do País", diz Reina.


O diretor da empresa trabalhou em Portugal e na Espanha por 20 anos com self checkout- na Europa, essa forma de pagamento é mais comum do que na América Latina. Em 2011, foi chamado para dirigir a área na RMS, que fornece há 22 anos sistemas informatizados para varejistas. "Agora teremos grande foco na área do autoatendimento, porque sabemos que isso funciona bem fora do País", afirma.


Em 2003, o Pão de Açúcar implantou o primeiro sistema de self checkout brasileiro, numa unidade de São Paulo. O projeto se transformou no Personal Shop, atualmente em funcionamento em quatro lojas da cidade, que permite também escolher produtos e pode até entregá-los em casa, após a compra.

 

Fonte: Portal IG


Veja também

Itaú está sozinho na disputa pela Credicard

O Citi negocia com exclusividade com o Itaú Unibanco a venda de sua unidade de cartões, a Credicard, segun...

Veja mais
Novas empresas aderem às vendas on-line

Motivados pela perspectiva de que o número de internautas no País cresça a cima dos 10% ao ano, mui...

Veja mais
Bradesco desiste de comprar a Credicard

O Bradesco desistiu de comprar a Credicard, em processo de venda pelo Citibank, segundo fontes próximas às...

Veja mais
Smartphone barato ainda é dúvida

Quase um mês depois de entrar em vigor, medida que zera alíquota de PIS e Cofins para celulares fabricados ...

Veja mais
Insatisfação com as teles aumenta em 10 anos

Pesquisa da Anatel comparou avaliações de usuários em 2002 e 2012; nos celulares pré-pagos, ...

Veja mais
De cada R$ 100 roubados de bancos, R$ 95 são por computador

Até no universo do crime a internet e a tecnologia inovaram, tornando-se as armas mais eficazes e lucrativas dos ...

Veja mais
Comunicado GS1

A GS1 Brasil - Associação Brasileira de Automação alerta que não emite, nem nunca emi...

Veja mais
Atraso na rede 3G contribui para queda no lucro da Nextel

Última a entrar na corrida pelo mercado de telefonia de terceira geração (3G), a Nextel Brasil, ope...

Veja mais
PagPop terá débito pelo celular

Empresa faturou R$ 1,5 milhão, no ano passado, e pretende ver a receita chegar a R$ 10 milhões em 2013. Em...

Veja mais