Softwares ajudam companhias a monitorar acionistas

Leia em 4min 10s

A redução no volume financeiro gerado com ofertas públicas inicias (IPOs) de ações feitas no Brasil não afetou o apetite dos investidores por informações sobre o tema. A demanda aquecida por conteúdo na área financeira acirrou a concorrência no mercado de software pelo segmento de programas e aplicativos para investidores.

A Riweb, empresa de tecnologia do grupo Comunique-se, lança neste mês um software que permite a uma companhia de capital aberto acompanhar as movimentações feitas pelos acionistas. "As empresas têm informação do número de acionistas atual, mas não conseguem avaliar o histórico de cada investidor", diz Rodrigo Azevedo, presidente da Riweb, ao referir-se às limitações do sistema atual.

Os bancos que mantêm a custódia das ações enviam à companhia aberta uma lista diária dos acionistas e sua participação. No entanto, diz Azevedo, é difícil identificar quando as ações foram adquiridas, por qual valor, e se o acionista ganhou ou perdeu dinheiro ao negociar os papéis.

O software desenvolvido pela Riweb permitirá à companhia aberta obter esses históricos de movimentação, incluindo lista dos investidores que mais ganharam e mais perderam com as operações em bolsa. "Dessa forma, as companhias poderão atender melhor os acionistas que procuram a diretoria de RI [relações com investidores]", diz Azevedo.

O programa funciona como um software de relacionamento com os clientes (CRM, na sigla em inglês) e pode ser integrado a ferramentas de comunicação para envio de mensagens aos acionistas. Segundo Azevedo, o software já é testado por alguns dos seus 70 clientes. A Riweb foi fundada há três anos e tem cem funcionários. Em 2011, a empresa registrou receita de R$ 10 milhões, ante R$ 6 milhões no ano anterior.

Usuários têm interesse cada vez maior em obter informações com aplicativos destinados a smartphones e tablets

Com o software, a Riweb vai competir diretamente com a MZ Consult, pertencente à Attitude Global. Especializada em software e consultoria para o mercado financeiro, a MZ atua no país desde 2000 e registrou receita global de aproximadamente US$ 11 milhões no ano passado. A MZ tem 200 clientes no Brasil, entre companhias abertas e limitadas, e mantém um portfólio de 20 produtos, como softwares de CRM, serviços de assembleias por internet e envio automático de fatos relevantes para acionistas.

Há três meses, a MZ lançou no país um software que é acessado por internet (na nuvem) e permite monitorar as ações dos principais investidores das companhias e comparar com o movimento de compra e venda de ações de empresas do mesmo setor. O software é vendido para 40 clientes. Tereza Kaneta, presidente da MZ Consult, observa que investidores e companhias abertas buscam ferramentas mais sofisticadas para acompanhar o mercado acionário. "Essa procura estimula o surgimento de novos competidores e obriga as empresas do setor a inovar", diz.

Eduardo Carneiro, gerente de produtos da MZ Consult, diz que entre as demandas recentes estão a conversão de softwares de análise financeira em aplicativos para smartphone e tablet, e serviços de assembleia on-line.

A demanda por aplicativos financeiros atraiu a esse mercado a Power Financial, braço de impressão financeira do grupo brasileiro Power. A companhia desenvolveu um aplicativo para iPad (o tablet da Apple) que compara todas as ofertas iniciais e ofertas secundárias de ações realizadas no Brasil nos últimos dez anos. O aplicativo permite pesquisar informações de IPOs por empresa, ano, banco de custódia, escritório de advocacia ou a combinação desses filtros.

"A demanda por impressão de prospectos já vinha se reduzindo nos últimos anos, e caiu de vez no último semestre", afirma Rodrigo Pinheiro, diretor de vendas da Power Financial. Com o lançamento do aplicativo, que é gratuito, a meta da empresa é atrair clientes do mercado financeiro para a prestação de serviços. Pinheiro não divulga o número de downloads do aplicativo; diz apenas que o produto já é usado em 29 países.

A empresa planeja lançar em fevereiro uma versão do aplicativo para iPhone. "As gráficas financeiras precisam mudar a sua forma de fazer negócios. Por mais que ainda seja lucrativa, a impressão não é sustentável no longo prazo", afirma Pinheiro. Em junho de 2011, a Power Financial firmou parceria com a companhia americana de gestão de documentos e impressão Merrill Corporation, para imprimir prospectos dos clientes no exterior, enquanto a americana atende a demanda no país por meio da gráfica da brasileira.

Além do serviço de impressão, a Merrill Corporation também oferta no Brasil um software de auditoria, análise de empresas e compartilhamento de dados acessado por internet. O software foi lançado em 2008 e conta com 2 milhões de usuários no mundo, com um movimento médio de 420 milhões de documentos. No mundo, a demanda pelo software dobrou no ano passado e, no Brasil, que representa 5% da operação da companhia, triplicou.

A perspectiva é que a demanda por softwares desse tipo aumente neste ano em decorrência do maior número de IPOs previstos. A BM&F Bovespa prevê 45 ofertas públicas inicias de ações neste ano, ante 11 IPOs no ano passado.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Cliente fiel nas redes

Não é novidade que o Brasil é o país que mais cresce mundialmente no uso de redes sociais, c...

Veja mais
Empresas despertam para a inovação

Pesquisa do Iedi mostra que mais de 70% das grandes companhias brasileiras querem ser líderes em tecnologia nos p...

Veja mais
BB, Bradesco, Caixa e Santander passarão a competir com TecBan

Banco do Brasil (BB), Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF) e Santander estão em negociaçõe...

Veja mais
Consumidores mais conectados

Pesquisa com pessoas de 31 países aponta que o volume de compras online já supera lojas físicas em ...

Veja mais
Dell muda o perfil para ir além do PC

A fabricante americana de computadores Dell, que revolucionou o mercado com seu sistema de venda direta e já foi ...

Veja mais
Fabricantes de TVs podem ir à Justiça contra interatividade obrigatória

Tecnologia. Governo pretende exigir, o mais rapidamente possível, que pelo menos 30% das TVs de tela fina fabrica...

Veja mais
Varejo brasileiro mira comércio em redes sociais

A venda de produtos por meio de redes sociais como Facebook ou Orkut é um dos temas de destaque abordados pelas r...

Veja mais
Carvajal estreia em compra coletiva no Brasil

Aproveitar o mesmo banco de dados de 150 mil empresas em todo o país para oferecer anúncios em listas tele...

Veja mais
“ Reclamações contra lojas virtuais disparam em 2011”

Comprar pela internet está cada vez mais arriscado. O número de reclamações contra lojas vir...

Veja mais