Carrefour fecha parceria com Amigos do Bem no apoio a geração de renda no nordeste

Leia em 3min 40s

Em parceria com a Instituição Amigos do Bem, as lojas do Carrefour no Estado de São Paulo passaram a comercializar castanhas de caju produzidas em fábricas de beneficiamento no Ceará e em Pernambuco, assim como sacolas de patchwork fabricadas em oficinas de costura no sertão nordestino. Tanto as fábricas quanto as oficinas foram fundadas pela entidade, com o objetivo de gerar renda e desenvolver o potencial dessas regiões. A renda obtida pela Instituição com a venda desses produtos na rede varejista será 100% destinada aos seus projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.

 

No sertão nordestino, os Amigos do Bem já geraram mais de mil postos de trabalho com a produção de castanhas, as oficinas de costura e artesanato e outras atividades, como plantações, fábrica de doces e mel e funções administrativas. O Carrefour mantém reuniões periódicas com a Instituição para acompanhar a evolução da parceria recém-iniciada. A rede permanece aberta para identificar oportunidades de incluir em seu sortimento outros itens produzidos pela instituição, visando intensificar o apoio ao seu trabalho e à comunidade local.


"Acompanhamos a bela trajetória dos Amigos do Bem desde a sua fundação, em 1993, e recentemente fomos conhecer de perto seus projetos realizados no interior de Pernambuco. O grupo se orgulha por apoiar uma iniciativa tão excepcional, levando ao consumidor produtos que ajudam a impulsionar a geração de renda no sertão nordestino", afirma Stéphane Engelhard, Vice-Presidente de Relações Institucionais do Grupo Carrefour Brasil. "A parceria também é fundamental para as premissas do nosso pilar de Transição Alimentar, que inclui a oferta de itens produzidos de forma natural e sustentável e a preços acessíveis", destaca.


A parceria com o Carrefour ajudará os Amigos do Bem a ampliar o atendimento regular às famílias e a oferta de emprego e renda no sertão nos próximos anos. "Nosso objetivo é continuar transformando, investindo principalmente na geração de trabalho e na educação para crianças e jovens", diz Alcione Albanesi, presidente e fundadora dos Amigos do Bem. "Atuamos em diferentes áreas, temos projetos com grandes dimensões e enfrentamos uma logística desafiadora. Por isso, são necessários muitos recursos para manter um trabalho como esse", completa.


Transformação de vidas


Com o lema "Se não posso fazer tudo que devo, devo, ao menos, fazer tudo o que posso", a Instituição Amigos do Bem nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos de São Paulo liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Em mais de 25 anos de trajetória, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram atendidas por meio de projetos de educação, trabalho e renda, acesso à saúde, água e moradia.


Os Amigos do Bem atuam em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria na região. Hoje, 75 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 130 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará.

Além disso, já foram construídos quatro Centros de Transformação, onde mais de 10 mil crianças e jovens participam diariamente de atividades educativas e culturais. Eles têm reforço escolar, atividades extracurriculares e também cursos profissionalizantes de culinária, cabeleireiro, informática e manicure. Também são oferecidas bolsas de estudo em instituições de ensino superior parceiras.

 

Outros números importantes da Instituição:


• 1,5 milhão de pessoas beneficiadas ao longo dos 25 anos de atuação;
• 75 mil pessoas atendidas todos os meses;
• 130 povoados atendidos no sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará;
• 10 mil crianças e jovens nos 4 Centros de Transformação;
• 180 mil refeições servidas todo mês para as crianças dos Centros de Transformação;
• 1.000 postos de trabalho gerados no sertão (Plantações, Fábrica de Beneficiamento de Castanha de Caju, Oficinas de Costura e Artesanato, Fábrica de Doces e Mel e Educadores e postos administrativos);
• 9.200 voluntários que dedicam mais de 325 mil horas do Bem por ano;
• 35 mil m2 de edificações construídas (centros de atendimento, entre outros);
• 112 cisternas para levar água à população;
• 34 poços artesianos perfurados;
• Mais de 440 casas construídas;
• Mais de 30 mil atendimentos médicos e odontológicos no último ano;
• 250 bolsas de estudo para faculdade;
• 737 milhões de litros de água distribuídos por ano.


Mais informações sobre os Amigos do Bem estão no endereço amigosdobem.org.



Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour Brasil


Veja também

Atacadão inaugura primeira unidade de autosserviço em Serra Talhada

O Atacadão inaugura na próxima quinta-feira (11), sua primeira loja de autosserviço em Serra Talhad...

Veja mais
Jaú Serve marca sua história com grande evolução tecnológica

A Rede de Supermercados Jaú Serve, presente em 15 municípios do interior paulista, investiu na maior empre...

Veja mais
Pão de Açúcar abre lojas com reconhecimento facial e pagamento por app

Seguindo a tendência que se anuncia como o futuro da experiência de compras em supermercados, o grupo P&atil...

Veja mais
Reformulando o Negócio

A rede Walmart vai transformar a sua unidade da Vila Guilherme, na zona Norte de São Paulo (SP), em uma loja do f...

Veja mais
Supermercado Max Center Vai a Porto Alegre

O Max Center, bandeira da Rede Grande Sul, vai inaugurar um supermercado em Porto Alegre (RS) - a filial é pr&oac...

Veja mais
Crescimento Gaúcho

A Sociedade Comercial Atacadista Redefort inicia as obras de sua primeira unidade em Campo Bom, município do Rio ...

Veja mais
Rede de supermercados amplia aposta em alimentação saudável no Brasil

A rede de supermercados Carrefour deu no início de julho um novo passo para ampliar no Brasil seu movimento mundi...

Veja mais
Supermercados fazem promoção para clientes que não usarem sacola plástica

Em uma semana de adequação da lei que proíbe a distribuição das sacolas plásti...

Veja mais
E-commerce do Walmart pode perder US$ 1 bilhão em 2019

No ano passado, as vendas online do Walmart, maior varejista físico dos Estados Unidos, cresceram 40%. Embora o e...

Veja mais