GPA investe em parcerias com foodtechs para atender novo consumidor

Leia em 3min 10s

Em 2018, as foodtechs, startups que trazem soluções para o setor de alimentação, entraram no radar do Grupo Pão de Açúcar (GPA). Desde então, foram feitas mais de 25 parcerias com negócios iniciantes, o que resultou em 200 novos produtos à venda nas lojas do grupo. “Nosso papel é criar um sistema de apoio para as foodtechs”, diz Illan Israel, gerente de Inovação do grupo. “Para poder disponibilizar as novidades dessas startups com mais agilidade, deixamos os processos de logística e pagamento mais flexíveis.”

 

Segundo Illan, foi criado um sistema especial para as startups. No caso de um fornecedor comum, pode levar de três a quatro meses para que os produtos cheguem às prateleiras. Nas parcerias com as foodtechs, o prazo é de 30 dias. “Cada etapa do caminho foi reavaliada, ou até deletada, para otimizar todo o processo”, diz. “Queremos criar uma relação benéfica e sustentável a longo prazo, tanto para nós e quanto para as startups."

 

A primeira parceria fechada pelo grupo foi com a Cheftime, em novembro de 2018. A foodtech, que só estava em e-commerce próprio, passou a comercializar seus kits gastronômicos também no e-commerce do Pão de Açúcar e em suas lojas físicas de São Paulo e do Paraná. Segundo Israel, a proposta é sempre testar os produtos primeiro no site, para só mais tarde disponibilizá-los em supermercados ou minimercados - dependendo do perfil e demanda do consumidor de cada região. “Teremos mais 30 foodtechs dentro das nossas lojas nos próximos meses”, diz Israel.

 

A expansão pelas lojas físicas também depende da capacidade de produção de cada foodtech. Os produtos da startup chilena NotCo, por exemplo, já estão disponíveis em toda a rede do Pão de Açúcar no Brasil . A food tech, que fabrica produtos veganos com o auxílio de inteligência artificial, foi a primeira representante do setor a receber investimento do CEO da Amazon, Jeff Bezos.

 

Para intensificar suas parcerias com as startups, o GPA criou, no mês passado, o GPA-Foodtech, dentro do Cubo, o centro de empreendedorismo de startups do Itaú. De acordo com Illan, o espaço será usado para encontros entre startups. “Já temos uma rede de contatos que permite mapear o ecossistema de foodtechs, mas queremos aumentá-la para encontrar novas oportunidades no mercado”, afirma Israel.

 

Segundo o gerente de Inovação, o foco do grupo está em foodtechs que possam diversificar o portfólio de produtos, ou que atendam novas demandas dos consumidores, como é o caso dos produtos veganos e orgânicos.

 

Parcerias estratégicas

 

A maioria das parcerias feitas com as foodtechs são comerciais - ou seja, têm como objetivo adicionar mais produtos ao portfólio. Mas o grupo já começa a estabelecer também parcerias estratégicas. Um exemplo é a James Delivery, plataforma de entregas de produtos de Curitiba comprada em dezembro do ano passado pelo GPA. O objetivo da aquisição foi melhorar as entregas das redes de supermercado Extra e Pão de Açúcar, usando o aplicativo da empresa paranaense. “O aplicativo torna a compra digital mais ágil”, diz Israel. “Pelo e-commerce, a entrega demora de 4 horas a um dia. No James Delivery, é possível receber em 30 minutos.”

 

Por enquanto, o aplicativo só está disponível nos bairros paulistas Itaim Bibi e Jardim Paulista. Mas a previsão é que, até dezembro, atenda toda a cidade de São Paulo. Depois, o planos é levar o serviço para mais 10 capitais brasileiras. "Procuramos soluções tecnológicas que agreguem valor à empresa, e esse é um bom exemplo", diz Israel.

 

Fonte: Época Negócios


Veja também

Atacadão inaugura primeira unidade de autosserviço em Barretos

O Atacadão, maior atacadista brasileiro em número de lojas e com abrangência nacional, inaugura...

Veja mais
Walmart tem alta nas vendas comparáveis nos EUA no 1º tri

  O varejista norte-americano Walmart divulgou nesta quinta-feira um aumento nas vendas comparáveis ​​d...

Veja mais
Carrefour realiza festival mundo bebê

Até o dia 29 de maio, o Carrefour promove o Festival Mundo Bebê em todos os hipermercados da rede no pa&iac...

Veja mais
Aniversário Prezunic sorteia casa e 31 caminhões de prêmios entre clientes

Clientes das 31 lojas do Prezunic no Estado do Rio já estão enchendo os carrinhos e concorrendo a 31 camin...

Veja mais
Walmart encerra sua loja virtual

O Walmart fechou nesta sexta (10), o seu marketplace, espécie de shopping virtual, onde eram comercializados prod...

Veja mais
Carrefour Brasil fará provisão para disputa fiscal da ordem de R$815 mi

O Grupo Carrefour Brasil divulgou no domingo que fará provisão para cobrir riscos relacionados a uma dispu...

Veja mais
Venda de alimento online será essencial nos supermercados

O crescente desejo do brasileiro por facilidades virtuais elevou drasticamente a demanda por e-commerce de alimentos. Se...

Veja mais
Condor Investe R$ 40 Milhões em Santa Catarina

Com investimento de R$ 40 milhões, a rede Condor Super Center anuncia a construção de seu 3º h...

Veja mais
Supermercados apostam no autoatendimento

Os caixas de autoatendimento já são realidade em supermercados de grandes capitais brasileiras, o que vai ...

Veja mais