Carrefour amplia programa que comercializa com desconto alimentos fora do padrão

Leia em 2min 50s

 

O Carrefour expande para todos os hipermercados e supermercados da rede no estado de São Paulo o programa Únicos, iniciativa voltada à venda de alimentos de qualidade, porém, fora do tradicional padrão estético de comercialização. Ao todo, cada loja comercializa mais de 10 tipos de frutas, verduras e legumes com descontos de até 30%. O projeto estimula o consumo dos alimentos considerados “feios”, aqueles com calibre, tamanho e formato diferentes dos padrões estéticos adotados atualmente por produtores e varejistas no Brasil.

 

Lançado em outubro de 2017, atualmente, o programa está disponível em 71 hipermercados e supermercados da rede localizadas nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema, Osasco, Guarulhos, Taubaté, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, São Vicente e em diversos bairros da capital paulista. Nos próximos meses, o programa Únicos será levado para mais 34 lojas do Carrefour em Minas Gerais e no Distrito Federal.

 

Disponível nas lojas da rede todos os dias, o programa conta com mobiliário próprio no setor de Mercado, onde são expostas diversas variedades de frutas, verduras e legumes comercializados em pacotes fechados de um quilo, como abobrinha italiana, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, laranja pêra, maçã gala, pepino e tomate.

 

O programa Únicos integra o ‘Movimento ‘Desperdício Zero’ e a Plataforma de Sustentabilidade do Grupo Carrefour, que está alinhada ao movimento Act For Food, o novo posicionamento lançado pela companhia no ano passado que direciona uma série de ações para ampliar o acesso do consumidor a alimentos saudáveis, de qualidade e seguros, produzidos com responsabilidade socioambiental e a preços justos.

 

No Brasil, mais de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente e, no mundo, esse montante chega a 1,3 bilhão de toneladas, segundo dados da FAO, agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação. Ainda de acordo com a entidade, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.

 

“Este programa reforça um dos pilares do nosso movimento voltado ao combate ao desperdício de alimentos que, atualmente, começa antes mesmo de o produto chegar à gôndola, com alimentos defeituosos eliminados na própria lavoura porque não atendem o padrão estético esperado pelo consumidor e, consequentemente, pelo varejo”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. “Acreditamos que a transformação dos hábitos de consumo exige inovação, sendo necessário que todo o setor de alimentos invista e estimule o consumo com base na qualidade e não na estética dos alimentos.”

 

Para combater e minimizar este cenário, o Grupo Carrefour Brasil já adota diversas iniciativas contra o desperdício de alimentos. Desde 2015, o Atacadão, formato de cash&carry da companhia, é pioneiro na comercialização de alimentos fora do padrão estético por meio do programa ‘Sans Form’, que também oferece frutas e legumes com desconto. Atualmente, a iniciativa está disponível em nove lojas de autosserviço do Atacadão nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour

 

 


Veja também

Supermercados se adaptam para acompanhar aumento da demanda por cortes de carne

  A carne é um elemento essencial no prato do brasileiro. A preferência pela proteína e o trad...

Veja mais
GPA vai acelerar conversão de lojas regionais

Após duplicar lucro líquido na comparação interanual – chegando a R$ 1,3 bilhão...

Veja mais
Magazine Luiza tem alta de 14,5% no lucro líquido do 4º tri

A rede varejista Magazine Luiza teve alta de 14,5 por cento do lucro no quarto trimestre, a 189,6 milhões de reai...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia investimento de R$ 40 milhões em Ponta Grossa

     O Grupo Muffato anuncia a construção de seu quinto empreend...

Veja mais
Prezunic vai promover mutirão de limpeza nas areias da Praia da Barra nesse sábado

  Um mutirão de limpeza na Praia da Barra da Tijuca vai chamar a atenç&at...

Veja mais
Supermercados avisam: o feijão está em falta. No campo, preço bate nos R$ 400

Os supermercados começam a sentir a falta do feijão carioca e trazem avisos ao consumidor a respeito da fa...

Veja mais
GPA tem lucro de R$289 mi no 4º tri

O GPA teve lucro líquido consolidado de 289 milhões de reais no quarto trimestre, queda de cerca de 25 por...

Veja mais
Via Varejo quer reverter prejuízo com maior foco online e novo mix de itens

Após registrar prejuízo líquido de R$ 267 milhões no quarto trimestre de 2018, a Via Varejo ...

Veja mais
Vendas trimestrais do Walmart superam expectativas e ações sobem

O Walmart relatou um salto nas vendas comparáveis no último trimestre nesta terça-feira, acima das ...

Veja mais