GPA vai acelerar conversão de lojas regionais

Leia em 3min

Após duplicar lucro líquido na comparação interanual – chegando a R$ 1,3 bilhão –, o grupo GPA Alimentar pretende intensificar o movimento de conversão e revitalização de lojas do multivarejo a fim de fortalecer a atuação das bandeiras regionalmente.

 

“Em 2018, conduzimos um grande plano de otimização do portfólio de lojas com iniciativas de conversão, de renovação e também de novos conceitos, que permitiu mais assertividade na entrega de produtos e serviços aos nossos clientes. Registramos um avanço de 10,7% no faturamento bruto do GPA Alimentar, chegando a quase R$ 54 bilhões no ano de 2018”, afirmou o diretor presidente do grupo em teleconferência ao mercado, Peter Estermann.

 

De acordo com o executivo, essas estratégias tiveram êxito em virtude no volume aportado no ano passado. “Os nossos investimentos de quase R$ 1,7 bilhão, 30% superior ao de 2017, mostram a nossa confiança na execução da nossa estratégia de negócios”, disse o executivo, ressaltando que o volume de investimentos estimados para 2019 gira em torno de R$ 1,8 bilhão – o maior volume aportado na história da companhia.

 

Uma das bandeiras que foi reativada e vem se expandindo de forma regional é a rede de supermercados Compre Bem – com foco no público pertencente às classes B e C. Segundo o balanço realizado pela companhia, após a conversão de 13 lojas com a bandeira Mercado Extra para Compre Bem, o volume de vendas aumentou 50% no quarto trimestre de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

“Nosso foco tem sido a aproximação com o consumidor por meio da categoria de perecíveis, apostando na venda de produtos na padaria, açougue e também hortifruti. Isso envolveu reestruturação logística no recebimento diário desses alimentos”, disse ao DCI diretor executivo da bandeira Compre Bem, Sérgio Leite.

 

Ainda de acordo com o executivo, o objetivo é atender o cliente que faz reposição diária de alimentos na residência. “Estamos trabalhando com um calendário promocional muito agressivo. O tíquete médio tem evoluído também desde o processo de conversão no último trimestre”, afirmou Leite.

 

O executivo também conta que houve a necessidade de remodelar a disposição de gôndolas dentro das unidades convertidas, com o objetivo de promover maior visibilidade para os alimentos perecíveis. Em relação à possibilidade de novas conversões para a bandeira Compre Bem em 2019, Leite explica que “nesse momento a equipe está estudando o nível de aderência do modelo em cada região.”

 

Em nota, a corretora de valores Coinvalores avaliou o desempenho da rede varejista como bom e ressaltou os “os ganhos de eficiência operacional” no trimestre. “Além disso, a companhia mantém caixa líquido para suportar o seu plano de crescimento via abertura de lojas e continuidade de sua estratégia omnicanal, oferecendo aplicativos de fidelização”, disse a corretora por meio de comunicado.

 

No balanço trimestral, a companhia salienta a intenção de continuar investindo em iniciativas voltadas para a venda online de alimentos nas plataformas de e-commerce e aplicativos. Para o segundo trimestre de 2019, o grupo prevê expandir os serviços de entrega por meio do aplicativo James Delivery para a cidade de São Paulo e para mais dez centros urbanos até o final do ano. Por ora, iniciativa opera apenas em Curitiba.

 

Além disso, a companhia ressaltou o potencial de crescimento do recém-lançado e-commerce voltado para a venda de vinhos, denominado como Pão de Açúcar Adega. “Seguimos consistentes no processo de transformação digital”, diz Estermann.

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Supermercados se adaptam para acompanhar aumento da demanda por cortes de carne

  A carne é um elemento essencial no prato do brasileiro. A preferência pela proteína e o trad...

Veja mais
Magazine Luiza tem alta de 14,5% no lucro líquido do 4º tri

A rede varejista Magazine Luiza teve alta de 14,5 por cento do lucro no quarto trimestre, a 189,6 milhões de reai...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia investimento de R$ 40 milhões em Ponta Grossa

     O Grupo Muffato anuncia a construção de seu quinto empreend...

Veja mais
Prezunic vai promover mutirão de limpeza nas areias da Praia da Barra nesse sábado

  Um mutirão de limpeza na Praia da Barra da Tijuca vai chamar a atenç&at...

Veja mais
Supermercados avisam: o feijão está em falta. No campo, preço bate nos R$ 400

Os supermercados começam a sentir a falta do feijão carioca e trazem avisos ao consumidor a respeito da fa...

Veja mais
GPA tem lucro de R$289 mi no 4º tri

O GPA teve lucro líquido consolidado de 289 milhões de reais no quarto trimestre, queda de cerca de 25 por...

Veja mais
Via Varejo quer reverter prejuízo com maior foco online e novo mix de itens

Após registrar prejuízo líquido de R$ 267 milhões no quarto trimestre de 2018, a Via Varejo ...

Veja mais
Vendas trimestrais do Walmart superam expectativas e ações sobem

O Walmart relatou um salto nas vendas comparáveis no último trimestre nesta terça-feira, acima das ...

Veja mais
Coop registra alta de 14% na oferta de espaços para locação nas lojas

Como forma de oferecer maior comodidade aos clientes que frequentam diariamente suas unidades de distribuiç&atild...

Veja mais