Atacarejo eleva gama de itens sofisticados

Leia em 3min 20s

A fim de fidelizar os clientes conquistados durante o período de crise, o atacarejo se aproxima da indústria para diversificar o sortimento de produtos e elevar o valor agregado de cada mercadoria.

 

“A busca por produtos mais sofisticados e o novo formato de mega-descontos por parte dos consumidores são reflexos do novo modelo de cash and carry no Brasil. É uma nova incorporação de hábitos” afirmou o fundador da consultoria de varejo Varese Retail, Alberto Serrentino.

 

De acordo com o especialista, a crise econômica funcionou como um “gatilho” inicial para que os consumidores buscassem manter o mesmo padrão de compra no modelo de atacarejo, um modelo híbrido entre o setor atacadista e varejista.

 

Com isso, segundo ele, a capacidade dos players desse segmento em manter esse cliente e evitar seu regresso aos supermercados se dará por meio da aproximação com a indústria, análise de dados dos novos hábitos de consumo e sortimento exclusivo de produtos.

 

Um dos exemplos de iniciativas de aproximação entre varejo e indústria e reformulação do portfólio nas gôndolas do cash and carry é a alta demanda por bebidas alcoólicas “especiais”. Segundo um levantamento realizado pela indústria de cervejas Heineken, no atacarejo brasileiro, a penetração dos produtos artesanais saltou 166% entre 2018 e o ano passado. Na mesma base de comparação, a categoria premium aumentou 58%; a tradicional 11%; e as “econômicas” -1%.

 

De acordo com a pesquisa, os maiores motivos para esse movimento é a maior contenção de gastos por parte dos consumidores brasileiros, melhor planejamento de compra, retração do consumo fora do lar e aumento da demanda por segmentos superiores. Ainda segundo o estudo, a categoria premium já tem participação de 20% nas linhas de cervejas das gôndolas dos atacarejos.

 

Nesse sentido, o mesmo movimento de ampliação no sortimento ocorre no setor de higiene pessoal, como por exemplo com a P&G.

 

“Percebemos que o consumidor tem reavaliado os canais de compra em virtude do cenário econômico nos últimos anos. Vemos o modelo de atacarejo como um dos mais atrativos para os negócios”, afirmou o diretor de vendas da P&G, Bruno Lourenção, destacando que o setor foi atingido recentemente pelos efeitos da deflação.

 

Para o executivo, mesmo com a confiança adquirida no período de recessão, a participação os supermercados ainda tem maior participação sobre os produtos de higiene pessoal em relação aos cash and carry. No entanto, ele indica que esse cenário tende a mudar gradualmente com a entrada de produtos de maior valor agregado. “Nós temos melhorado muito a venda de fraldas ‘premium’, como por exemplo, fazendo com que o consumidor compre mais e eleve o tíquete médio”, argumentou ele.

 

O executivo, no entanto, pondera que o oferecimento de itens exclusivos para o atacarejo não deve ser “exagerado”, pois é difícil esse modelo atingir o mesmo nível de diversificação que negócios como supermercados têm.

 

Em linha com o raciocínio de Lourenção, o 2º diretor vice-presidente do atacarejo Assaí, Belmiro Gomes, lembra que nos últimos anos houve um aumento benéfico de sortimento no modelo de negócio, mas que o processo deve acontecer dentro dos limites operacionais de cada um.

 

“Houve uma evolução no número de SKUs recentemente, hoje estamos com algo em torno de nove mil. Devemos entender o canal como um negócio complementar. Não conseguimos atender todos os perfis de clientes”, disse ele. Além disso, ele complementa ao dizer que “com uma grande diversificação de itens, muitas vezes os clientes também podem ter a percepção de que os preços de cada produto estão mais altos no momento em que a compra total é contabilizada no caixa da loja.”

 

Fonte: DCI

 

 


Veja também

Dia das Crianças tem Oficina de Slime nas lojas Prezunic

  O supermercado Prezunic está no clima do Dia das Crianças e vai promove...

Veja mais
Carrefour dá cupons de desconto válidos até o natal para brinquedos e moda infantil

  Até o dia 14 de outubro, o Carrefour promove sua campanha de Dia das Crian&cce...

Veja mais
Grupo Muffato inaugura Max Atacadista em Arapongas

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (5), uma nova loja Max Atacadista em Arapongas. Os clientes foram recep...

Veja mais
Supermercados Pague Menos privilegia atleta amador

No próximo domingo será realizada a 4ª Corrida e Caminhada Pague Menos para 1500 atletas, que percorr...

Veja mais
Supermercados deverão disponibilizar carrinhos adaptados para crianças com mobilidade reduzida

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo declarou que é constitucional a ...

Veja mais
Casino reafirma que são "totalmente infundadas" notícias de interesse em vender Pão de Açúcar, diz GPA

São Paulo - O grupo varejista francês Casino reiterou que não procedem as informações ...

Veja mais
Coop investe R$ 800 mil em restaurante, cafeteria e rotisseria

  Em celebração aos seus 64 anos, a Coop – Cooperativa de Consumo concluiu investimento de R$ ...

Veja mais
Festival do Bebê Prezunic vai sortear um ano de fraldas grátis

 O supermercado Prezunic vai sortear um ano de fraldas grátis no Festival do Bebê, ação ...

Veja mais
Maior rede de supermercados do País quer que consumidor saiba onde e como foram produzidos os alimentos

Onde e de que forma foram produzidos os alimentos são informações que direcionam o consumo hoje e t...

Veja mais