Aplicativo seleciona ofertas em supermercados

Leia em 3min 10s


 
Instaofertas quer alcançar 100 mil usuários


 
Entender, atrair e fidelizar o consumidor não são tarefas fáceis, principalmente para o pequeno varejista que não tem muitos recursos à disposição. Pensando nesse público e também na necessidade dos consumidores de encontrarem ofertas em locais próximos, os empreendedores Eduardo Sampaio e Gabriel Fernandes se uniram para criar a Instaofertas, que é focada no setor supermercadista. A plataforma on-line, lançada em Belo Horizonte no fim de janeiro, divulga as ofertas dos estabelecimentos de forma inteligente, direcionando anúncios e promoções de acordo com o perfil do usuário. Até o momento, os sócios investiram cerca de R$ 40 mil na plataforma, que já funciona em fase de teste com cerca de oito supermercadistas.
 
Sampaio explica que a ideia surgiu a partir de uma experiência própria, quando ele viajou para outra cidade e teve dificuldade de encontrar supermercados e bons preços. Ao pesquisar plataformas para localização desses estabelecimentos, ele não localizou nada que fosse muito eficiente e decidiu começar um projeto nesse sentido. “Para encontrar as ofertas dos supermercados hoje, os consumidores precisam pegar aquele panfleto de preços, o que não é muito prático. Então decidi construir uma plataforma on-line onde as pessoas podem não só encontrar essas ofertas onde estiverem, como também seguir e monitorar algum produto de interesse”, afirma.
 
De acordo com o empreendedor, assim que o usuário se cadastra no site, ele preenche um questionário sobre seus interesses, que é o primeiro passo para a plataforma entender seu perfil. Em seguida, todas as ações desse consumidor dentro do site são monitoradas e processadas de forma a entender mais sobre o que ele quer, gosta ou está interessado. “Quando navega pelos produtos, os usuários deixam rastros e isso é informação para nós”, explica. É justamente esse rastro que permitirá que as ofertas certas e mais apropriadas sejam direcionadas para aquele consumidor.
 
Sampaio destaca que essa solução é muito vantajosa para os varejistas porque possibilita que eles sejam muito mais assertivos em seu marketing. Além disso, a plataforma também permite que eles criem promoções exclusivas para determinados grupos de usuários com base nos interesses deles. “Estar presente em todos os canais que o consumidor acessa hoje é difícil para o pequeno varejista. De uma forma simples, a Instaofertas ajuda o empresário a marcar presença no dia a dia do seu cliente”, defende.
 
Para o consumidor a vantagem é principalmente a facilidade de encontrar supermercados perto de onde está, além de economia, já que consegue visualizar ofertas com mais rapidez e até receber promoções exclusivas. A plataforma foi lançada no fim de janeiro e, até o momento, só funciona no formato de site. Para encontrar os estabelecimentos próximos, os usuários precisam informar o endereço onde estão e o site localiza os supermercados da redondeza. Eles também podem monitorar produtos específicos e ser avisados sobre eles por e-mail. De acordo com Sampaio, em breve o consumidor também poderá acessar o Instaofertas por um aplicativo. Nesse formato, ele receberá notificações no celular sobre ofertas que o interessam.
 
O uso da plataforma é gratuito tanto para os consumidores quanto para os supermercadistas. O lucro da empresa será com os relatórios sobre o comportamento do usuário na plataforma. “Os varejistas poderão colocar suas ofertas gratuitamente, mas o relatório sobre como os consumidores reagiram a ela será vendido”, detalha. Até o momento, o empreendedor e o sócio investiram cerca de R$ 40 mil na plataforma, aporte que pretendem ter retorno em um ano. Com poucas semanas de operação, a Instaofertas já teve mais de mil acessos. O site está funcionando com cerca de oito varejistas de Belo Horizonte e região metropolitana em fase de teste. A meta dos empreendedores para este ano é alcançar 100 mil usuários ativos e expandir para todo o País.
 
Thaíne Belissa
 
Fonte: Diário do Comércio de Minas


Veja também

Supermercado de Carazinho instala terminais de autoatendimento

  Três terminais Self-Checkout estão disponíveis na loja do centro    ...

Veja mais
Vendas de Natal frustram supermercados

Segmento fecha 2016 com crescimento de apenas 1,26% em Minas, abaixo da projeção de 1,8% da Amis   ...

Veja mais
Brasil Atacadista inaugura sua primeira unidade em Santa Catarina

A Grande Florianópolis foi escolhida para receber a primeira unidade do Brasil Atacadista, nova rede criada em Sa...

Veja mais
Seta fecha mais da metade das 50 lojas

Ajuste foi forte no setor de supermercado, abalado pela alta da inflação de alimentos   Afetados pe...

Veja mais
Walmart fecha mais cinco lojas e demite na área administrativa

Cinco unidades foram fechadas nas últimas semanas, a maior parte no RS; ao todo, teriam sido 300 demissões...

Veja mais
Carrefour integra rede global contra o desmatamento para gerir fornecedores via satélite no brasil

Novo sistema de monitoramento mostra a evolução do desmatamento ou recuperação de áre...

Veja mais
Perfil do cliente e concorrência facilitam expansão no Nordeste

 Em alta Diante de custos operacionais menores e boa aceitação dos população, o Assa&ia...

Veja mais
Empregado teme que Seta de Mauá feche

Funcionários do Seta Atacadista temem pelo encerramento de mais uma unidade na região, a de Mauá, s...

Veja mais
Destinação correta de resíduos em redes catarinenses vai a 97%

  - Em um movimento para tornar os supermercados mais sustentáveis, a Associação Catarinense ...

Veja mais