Supermercados têm queda de 3,97% nas vendas em MG

Leia em 3min


Resultado continua positivo no ano



Ao contrário da expectativa por um aquecimento das vendas em função da proximidade do fim do ano, os supermercadistas mineiros acabaram sendo surpreendidos negativamente com os resultados do setor em outubro. No último mês, os estabelecimentos situados em Minas Gerais apresentaram recuo de 3,97% na comercialização de produtos na comparação com igual período de 2015. A constatação é da pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada ontem pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

 

Apesar de reconhecer o susto gerado pela queda, o superintendente da Amis, Antônio Claret Nametala, afirma que ela não deve interferir na meta de crescimento anual de 1,8% anunciada pelo setor na última Superminas. Faltando dois meses para o fim do ano, o segmento, porém, acumula até outubro elevação inferior, de 1,54%. A confiança dos supermercadistas se sustenta nas projeções otimistas para as vendas de Natal e fim de ano. Segundo o superintendente da Amis, a perspectiva dos empresários é de que, neste período, haja um incremento dos negócios da ordem de 4,5%, frente ao mesmo intervalo de 2015. A recuperação dos ganhos, assim, viria no último mês do ano.

 

"Desde o início, isso (desempenho no Natal) fez parte da nossa conta. Assusta um pouco a queda de outubro ter sido tão expressiva, mas ela ainda não ameaça nossa previsão otimista de alta de 1,8% nas vendas, não", destaca Claret. As principais razões para a retração das vendas em outubro, de acordo com os proprietários dos estabelecimentos pesquisados, são o desemprego crescente no País e a redução do poder de compra do consumidor, gerada pela inflação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto trimestre de 2015, a taxa de desemprego no País foi de 9%. Em outubro deste ano, o indicador já está em 11,8%, representando algo em torno de 12 milhões de pessoas sem trabalho.

 

"Não houve outro fator que influenciasse tanto que tenha sido observado pelos supermercados. É o reflexo mesmo do momento da economia nacional, com o consumidor realmente contendo gastos", explica o superintendente da Amis. Acumulado - Nos dez primeiros meses de 2016, as vendas do setor apresentaram variação positiva de 1,54% em relação a igual intervalo no ano passado. Vale destacar entretanto, que, desde abril, esta base de comparação acumulada vem caindo, tendo alcançado em outubro o seu menor patamar.

 

Em relação a setembro, os supermercados mineiros tiveram aumento de 1,66% no comércio de produtos. O incremento já era esperado em função de outubro possuir um dia a mais, além do fato de tradicionalmente ter resultados melhores do que o mês anterior. Entre as regiões do Estado, a Central foi a que observou a maior elevação (+1,79%), seguida do Triângulo/Alto Paranaíba (+1,78%), Zona da Mata (+1,76%), Centro-Oeste (+1,66%), Sul (+1,63%), Norte/Noroeste (+0,90%) e Rio Doce/Jequitinhonha/Mucuri (+0,71%).

 

Novembro ainda não acabou e a Amis evita fazer projeções sem base estatística para o mês, que contou com o evento da Black Friday. Entretanto, Claret afirma que as empresas que aderiram à data se mostraram muito satisfeitas com as vendas do período e perceberam um movimento maior de consumidores. Existe segundo ele, inclusive, uma expectativa de que o famoso dia de descontos possa ter movimentado segmentos diferentes, como eletroeletrônicos e vestuário, no caso de grandes grupos.

 

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas


Veja também

Giassi Supermercados reinaugura loja em Tubarão

   O Giassi Supermercados reinaugura no dia 30 de novembro o Giassi Vila Moema, em Tubar&atil...

Veja mais
Condor realiza 72 horas de ofertas com descontos de até 50%

Acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro o “Final de Semana Arrasador Condor”, que vai contar com descontos...

Veja mais
Supermercados Pague Menos investirá R$ 90 milhões em três novas lojas

A Rede de Supermercados Pague Menos segue forte na constante expansão da empresa no interior paulista e anuncia a...

Veja mais
Carrefour Express inaugura primeira loja 24 horas no País

Unidade localizada no centro de São Paulo amplia os serviços da rede de forma inovadora no varejo de proxi...

Veja mais
Giassi Supermercados reinaugura loja

  A nova loja passou de 2,9 mil para 5,1 mil m² de área de vendas. A reinauguração est&a...

Veja mais
São Vicente oferece qualificação gratuita para açougueiros

A rede de Supermercados São Vicente, presente com 20 lojas no interior paulista, deu início nesta semana &...

Veja mais
Atacadão inaugura sua terceira loja de autosserviço no Amazonas

Unidade tem capacidade para atender 62 mil clientes a cada mês, gerando 540 empregos diretos e indiretos   ...

Veja mais
Extra faz contagem regressiva para a black Friday

Para entrar no clima da Black Friday, o Extra, rede de lojas físicas pioneira na realização do even...

Veja mais
Carrefour aumenta investimento na TV fechada com ações de merchandising

Marca está presente nos programas Santa Ajuda e Decora, no GNT, e na quarta temporada do humorístico Vai...

Veja mais