Vilma investe na produção de biscoitos

Leia em 3min 20s

Empresa também prevê fortalecer a presença no Rio e desenvolver estratégias para supermercados


 Enquanto a maioria dos empresários brasileiros passou 2015 com o pé no freio e fazendo contas para não fechar o ano no vermelho, a marca mineira Vilma Alimentos seguiu com seu plano de expansão. Mesmo diante da crise, a indústria alimentícia investiu, no último exercício, R$ 26 milhões em maquinário e aumentou em 20% o volume de sua produção.
 
Este ano, quando a economia nacional ainda representa um desafio aos empresários, a marca permanece investindo. Desta vez, o foco está na ampliação da produção de biscoitos, no fortalecimento de sua presença no Rio de Janeiro e no desenvolvimento de estratégias direcionadas aos supermercados.
 
Com 90 anos de fundação, a Vilma é uma das maiores indústrias alimentícias do Brasil, que já ganhou o público mineiro e paladares de outros estados do Brasil por sua tradição. Mas, segundo a superintendente de Marketing da marca, Farliany Silva, a empresa aposta mais do que na experiência para continuar crescendo. Segundo ela, a indústria passou por uma grande reestruturação nos últimos anos, que incluiu adoção de novas tecnologias e inovações, revisão de processos, redução de custos e alterações do setor de vendas.
 
“Passamos os últimos anos nos preparando e reestruturando e isso nos ajudou a crescer em um momento de retração do mercado. Agora é o momento de ampliar”, destaca. Ela afirma que a empresa acaba de investir na expansão do parque fabril da Krokero, indústria de biscoitos que foi associada à Vilma em 2014 e que fica em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
 
O primeiro fruto dessa ampliação é o lançamento de um produto: o biscoito Krokero Wafer, que já está à venda nas principais redes de supermercados. De acordo com a superintendente, a expansão da fábrica permitirá o lançamento de outros produtos neste ano, como o biscoito recheado Krokero, que chega com qualidade melhor, e a linha de biscoitos Vilma, que terá um mix completo.
 
Outro foco da empresa este ano é a ampliação da atuação no Rio de Janeiro. De acordo com a superintendente, até o ano passado a marca tinha uma presença tímida na cidade mas, nos últimos meses, essa realidade mudou. “Este ano, conseguimos entrar nas principais redes de supermercados do Rio, o que aumentou nossa atuação em 30% em relação ao primeiro semestre do ano passado”, comemora.
 
Farliany Silva afirma que a cidade é importante para a marca, já que é um dos poucos mercados que não apresentou queda no consumo de supermercado. “Ao contrário do resto do País, que registrou migração do público do varejo para o atacarejo, no Rio de Janeiro o consumo permanece no varejo. Além disso, o número de compras mensais em supermercados aumentou na cidade. Isso provavelmente acontece porque o Rio tem fortes redes de varejo, além de muitos supermercados pulverizados pela cidade, de forma que o cliente tem facilidade para comprar perto de casa”, analisa.
 
Este ano também será de aposta em marketing direcionado aos supermercados e, de forma mais específica, ao ponto de venda (PDV). A Vilma acaba de lançar um pacote de serviços que vai conquistar os clientes pela experiência. De acordo com a superintendente, a estratégia é fortalecer a ação de degustação de produtos dentro dos PDVs e atuar com food truck da marca, que servirá os produtos em diferentes locais.
 
“Queremos que o cliente tenha a experiência da degustação, que é uma estratégia interessante, pois leva à simpatia pela marca e à compra por impulso”, afirma.
 
A marca também trabalhará com brindes, como copos com os escudos de times mineiros, pano de prato e copo infantil. A superintendente afirma que todas essas apostas devem ajudar a empresa a enfrentar mais um ano de recessão no Brasil. A expectativa de crescimento da marca este ano é de 5% a 8% em relação a 2015.
 
Veículo: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Sacolinha pode voltar a ser gratuita em SP

Vereadores aprovaram, em segunda votação, projeto que impede cobrança e agora segue para sanç...

Veja mais
Justiça do Trabalho autoriza funcionamento de supermercados no feriado

O juiz substituto da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, Flávio Luiz da Costa, determinou que os supermerc...

Veja mais
União Atacado deve encerrar atividades após 50 anos em MG

Possibilidade foi confirmada pelo propriétario  Mais uma empresa de Minas Gerais teria encerrado as ativida...

Veja mais
Walmart se une a rival do Alibaba para ganhar mercado na China

Rede varejista receberá 5% das ações da JD.com.Acordo inclui uma série de mudanças na...

Veja mais
Possível saída do Pão de Açúcar da Bolsa agita mercado

São Paulo - As ações preferenciais do Pão de Açúcar registravam fortes ganhos ...

Veja mais
O carrinho de compras do futuro pode te seguir e sugerir o que comprar

Os sites de comércio eletrônico fazem uso das informações que têm sobre o que colocamos...

Veja mais
Desempenho do Pão de Açúcar na Bolsa prejudica Casino na França

Após vender ativos na Ásia para reduzir dívidas, dono da rede Pão de Açúcar qu...

Veja mais
Supermercados lideram lista dos setores com mais vagas de emprego

Telemarketing e limpeza também estão no topo da lista, em Curitiba. Confira dicas da agência do trab...

Veja mais
Supermercados paulistas têm recuo de 1,4% de janeiro a abril

São Paulo - O faturamento dos supermercados no Estado de São Paulo caiu 1,39% entre janeiro e abril deste ...

Veja mais