Grandes redes crescem abaixo do esperado

Leia em 1min 40s

As vendas reais do varejo cresceram 2% em março, segundo estudo elaborado mensalmente pelos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). O resultado ficou abaixo da expectativa de crescimento de 5,4% divulgada pelo instituto

 



Em nota, o IDV considerou que a comparação anual é afetada por um efeito de calendário. Em 2015, o Carnaval foi no mês de fevereiro, mas em 2014 o evento havia acontecido em março. Além disso, a presidente do IDV, Luiza Helena Trajano, também presidente da varejista Magazine Luiza, considerou que as perspectivas dos associados tem sido afetadas pela mudança no cenário econômico, com redução da renda real das famílias e queda da confiança do consumidor.

IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) também indica a expectativa para os próximos três meses dos associados, que são algumas das maiores redes de varejo do Brasil. Os varejistas estimam crescimento real de 3,4% em abril, 2,68% em maio e 4,5% em junho, sempre em relação aos respectivos meses de 2014.

O segmento de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou crescimento de 0,55% em março deste ano, valor abaixo da média do IAV. A expectativa futura é de um crescimento maior nas vendas: 1,6% em abril, 1,7% em maio e 2,32% em junho.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV em março, com fechamento de 7,2%. A estimativa de crescimento é de 7,3% em abril, 5,5% em maio e 8,7% em junho. Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram resultado real de 0,33% em março. Para os meses subseqüentes, a expectativa de crescimento real é de 3,2% em abril, 2,1% em maio e 4,6% em junho.

O IDV representa 64 empresas varejistas de diferentes setores. Entre os associados estão grandes grupos como Pão de Açúcar, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Raia Drogasil, entre outros. (AE)



Veículo: Agência Estado


Veja também

Produtividade é tema da próxima Feira Apas

Com a perspectiva de movimentar R$ 5 bilhões em negócios durante quatro dias, indústrias e varejist...

Veja mais
Aberta a temporada de indicações ao conselho do Carrefour

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Em busca do primeiro bilhão

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Walmart inaugura Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão

A rede Walmart irá inaugurar nesta quinta-feira (30) o Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão, a 4...

Veja mais
Supermercados darão até duas sacolas gratuitas

Procon e Apas firmam parceria para minimizar impacto da lei para o consumidor final. Medidas começam a valer no d...

Veja mais
Grupo atacadista abre nova unidade do Hiper Mais em Joinville nesta quarta-feira

Loja com 7,7 mil m² vai funcionar no bairro Vila Nova. Investimento é de R$ 20 milhões, com gera&cced...

Veja mais
Eataly abre loja no Brasil em maio

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Supermercados do Rio dão desconto para quem não usa sacolas de plástico

Lei estimula o uso de bolsas reaproveitáveis   Apesar de a prefeitura ter anunciado um amplo programa para...

Veja mais
Assaí Atacadista cria marca própria premium

A rede de supermercados Assaí Atacadista acaba de criar uma linha própria de produtos alimentícios ...

Veja mais