Produtividade é tema da próxima Feira Apas

Leia em 2min 40s

Com a perspectiva de movimentar R$ 5 bilhões em negócios durante quatro dias, indústrias e varejistas se encontram para aproximar relacionamento e trazer novidades ao consumidor

 



A produtividade a serviço do consumidor será o tema da 31ª edição da Feira Apas, que começa na próxima semana em São Paulo. As categorias de cervejas e de perfumaria e higiene estão entre os segmentos que terão maior atenção devido ao potencial de expansão.

"São categorias que podem ser mais bem trabalhadas pelos supermercadistas", afirmou o vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que promove a feira, Ronaldo dos Santos. Durante a Apas, os supermercadistas de todo o País terão contato direto com 595 expositores, sendo pouco mais de 100 estrangeiros. Em quatro dias de feira, a Apas espera movimentar R$ 5 bilhões em negócios. "O montante é equivalente é um mês de faturamento do setor."

Palestras de especialistas como o jurista Ives Granda, além do 'guru dos negócios' Ram Charan irão abordar burocratização e outros assuntos do setor durante a feira.

Medidas


Segundo o vice-presidente da Apas, como 2015 será um ano de desempenho mais enxuto, diferenciar-se dos demais e melhorar o atendimento ao consumidor pode ser a melhor forma de conseguir bons resultados. "O consumidor quer manter o padrão de sofisticação da compra. Experiência de compra também ajuda", explicou o especialista ao DCI.

Para isso, uma das iniciativas durante os dias da Feira Apas está trabalhar de forma mais profunda a categoria de cervejas artesanais. "Ela pode ser uma alternativa neste momento de pressão cambial", argumentou o vice-presidente da entidade setorial.

Para Santos, como o País tem um bom número de cervejarias artesanais, além de conseguir bom preço para o consumidor, a iniciativa se enquadra na questão da manutenção do padrão de compra. "Serão 10 empresas nacionais com uma gama de produtos artesanais. A nossa intenção é ampliar a presença das cervejas artesanais nas lojas, pois hoje ela é muito pequena em área de vendas e sem segmentação", explicou o especialista.

Parceiros

Entre as indústrias que participam pela primeira vez da feira está a Wessel, que trará uma linha de produtos carnes congeladas. Reforçando sua presença no autosserviço, a Vivenda do Camarão quer expandir sua fatia neste mercado. "Estamos interessados em expandir para o mercado Nordestino. Estimamos também aumentar nossas vendas em cerca de 15% na divisão de autosserviço", comentou em nota, o diretor de expansão da rede, Rodrigo Perri.

Pode parecer contraditório apostar em itens de maior valor agregado no momento em que o consumo está arrefecido, mas para Santos, na categoria de higiene pessoal e perfumaria, pode ser uma forma de melhorar a rentabilidade. "Vamos propor soluções para a melhor disposição dos produtos nas gôndolas, assim como ter itens de maior valor agregado nos pontos de vendas".

Hoje, segundo pesquisa da Apas, o xampu é a categoria com maior procura por parte do consumidor dentro do supermercado. "Mais do que produtos caros nas lojas, ter ações que demonstrem os produtos com promotores, por exemplo, ajuda na hora da venda", explicou Santos.

Os setores - padarias, rotisseria e açougue - importantes dentro de um supermercado também terão atenção especial durante a Apas. "Entre os estandes, os supermercadistas terão aulas práticas sobre esses segmentos, tudo para aperfeiçoar o atendimento ao consumidor", disse Santos.



Veículo: DCI


Veja também

Aberta a temporada de indicações ao conselho do Carrefour

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Em busca do primeiro bilhão

Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Walmart inaugura Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão

A rede Walmart irá inaugurar nesta quinta-feira (30) o Hiper TodoDia em Vitória de Santo Antão, a 4...

Veja mais
Supermercados darão até duas sacolas gratuitas

Procon e Apas firmam parceria para minimizar impacto da lei para o consumidor final. Medidas começam a valer no d...

Veja mais
Grupo atacadista abre nova unidade do Hiper Mais em Joinville nesta quarta-feira

Loja com 7,7 mil m² vai funcionar no bairro Vila Nova. Investimento é de R$ 20 milhões, com gera&cced...

Veja mais
Eataly abre loja no Brasil em maio

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Supermercados do Rio dão desconto para quem não usa sacolas de plástico

Lei estimula o uso de bolsas reaproveitáveis   Apesar de a prefeitura ter anunciado um amplo programa para...

Veja mais
Assaí Atacadista cria marca própria premium

A rede de supermercados Assaí Atacadista acaba de criar uma linha própria de produtos alimentícios ...

Veja mais
Atacadão tem receita de R$ 23 bi no Brasil

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais