Supermercados: Faturamento cresce 3,64% em Minas

Leia em 2min 50s

Desempenho no Estado foi um pouco melhor do que no país, aponta pesquisa da Amis

 



O faturamento do setor supermercadista mineiro registrou aumento de 3,64% em janeiro frente ao mesmo período de 2014. Diante do resultado positivo, que superou as projeções de estabilidade, o segmento aposta em um crescimento próximo de 2% neste exercício frente ao anterior.

Os números compõem a pesquisa "Termômetro de Vendas", divulgada na sexta-feira pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). Segundo o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, as perspectivas para janeiro não eram positivas por causa da situação econômica do país.

Entretanto, na comparação com dezembro, houve queda de 17,33%. Apesar do índice elevado, a retração está dentro da média registrada nos anos anteriores. "A queda não mostra que janeiro foi ruim e sim que dezembro foi muito bom. O final do ano é um período de festas, então é normal que venda mais", explica Rodrigues.

Os resultados dos supermercados mineiros foram ligeiramente melhores que apurado no país no mesmo período. Em janeiro frente a janeiro, o segmento em nível nacional registrou alta no faturamento de 3,42%. Já na comparação com dezembro, houve retração de 20,48%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Perspectivas - Para março, as perspectivas são pouco animadoras. O esperado é que o faturamento fique no máximo idêntico ao mesmo mês de 2014. Isso deverá ocorrer por causa do aumento no preço dos combustíveis e nas tarifas de energia elétrica neste início de ano, que deverão reduzir o poder de compra dos consumidores.

No entanto, a visão não é a mesma para o fechamento do ano, que deverá ter um crescimento de 2%, porque se acredita que o consumo de produtos básicos não seja opção de corte em um primeiro momento. "Se as pessoas deixam de comprar casa, carro e gastar fora de casa, sobra mais dinheiro para gastarem nos supermercados. Por isso, não vivemos a mesma crise que os outros setores", argumenta o superintendente da Amis.

Pelo contrário, as projeções são de aportes de R$ 300 milhões na abertura de lojas e reforma de unidades em 2015. A entidade prevê que o Estado ganhe 70 supermercados e implemente obras em 75, sendo a maioria deles no interior e de menor porte.

Novo perfil - Se antes a tendência era a construção de hipermercados, agora o setor tem concentrado suas forças nos pequenos espaços do estilo conveniência. O objetivo é gastar menos em cada loja de modo que sobre recursos para abrir vários pontos de venda. "O consumidor mudou. Ele quer fazer as compras perto de casa e em lugar prático. O setor está acompanhando essa tendência e deixando os supermercados cada vez mais compactos", afirma Rodrigues.

Essa foi a mesma lógica seguida no ano passado, quando os supermercadistas abriram 85 lojas com aportes de R$ 340 milhões. Mas essa é uma tendência que se intensifica a cada ano. Além do perfil do consumidor, os altos custos de manter um empreendimento de grande porte pesam e muito nessa mudança de perfil. "No início dos anos 2000 todo mundo apostava que as lojas de bairro iriam acabar. Era a vez dos supermercados que vendiam de tudo, até eletrodomésticos. Mas agora já se sabe que não é isso que os consumidores buscam", ressalta o superintendente da Amis.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Supermercados racionam venda de alimentos

  Veículo: O Estado de S. Paulo...

Veja mais
No Sul, entregas para redes de varejo e supermercados ficam comprometidas

    Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Supermercados BH vai abrir mais 29 lojas em três anos

A maior rede de Minas Gerais e a oitava do país tem Pedro Lourenço à frente de 137 supermercadosF&e...

Veja mais
Supermercados do Pará já estão em ritmo de Páscoa

Faltando pouco mais de um mês para a Páscoa, os supermercados já começaram as vendas dos ovos...

Veja mais
GPA volta a ter rede Extra aberta por 24 horas

Maior varejista do País, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) voltou a ter alguns hipermercados da ba...

Veja mais
O alcance do aumento salarial do Walmart

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Walmart melhora vendas no país

O gigante norte-americano de varejo Walmart registrou melhora nas vendas em lojas físicas no Brasil em seu quarto...

Veja mais
Pão de Açúcar apresenta ovos de chocolate para a Páscoa

O Pão de Açúcar apresenta em todas suas lojas, a partir de 19 de fevereiro, sua linha exclusiva de ...

Veja mais
Supermercados são mais frequentados à noite, diz pesquisa

Estudo realizado pela E.life revela que a maioria dos clientes costuma frequentar o supermercado à noite, princip...

Veja mais