Walmart melhora vendas no país

Leia em 2min

O gigante norte-americano de varejo Walmart registrou melhora nas vendas em lojas físicas no Brasil em seu quarto trimestre fiscal, mas avaliou que ainda há trabalho a fazer no país

 

 



Para os três meses encerrados em janeiro, o Walmart divulgou nesta quinta-feira crescimento de 3,1 por cento nas vendas líquidas no Brasil sobre um ano antes, após recuo de 0,7 por cento no trimestre anterior. O aumento foi puxado pelo avanço de 5,2 por cento no ticket de compra nas unidades da rede, enquanto o tráfego nas lojas seguiu no negativo, caindo 2,1 por cento na comparação anual.

Em comentário sobre o desempenho, o presidente-executivo do Walmart International, David Cheesewright, afirmou que a administração permaneceu focada em aumento da produtividade e controle das despesas, acrescentando que uma precificação estratégica resultou em margens favoráveis. Sem entrar em detalhes, a rede apontou aumento na margem bruta no período. "Enquanto estamos vendo resultados positivos, ainda há trabalho a ser feito no nosso plano de reviravolta", disse.

Apesar de ter mostrado melhora na comparação com o trimestre anterior, o resultado das lojas físicas do Walmart no país continuou abaixo do registrado pelos rivais Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, embora a comparação não seja inteiramente nas mesmas bases, já que os concorrentes consideram os meses de outubro a dezembro para o quarto trimestre.

Nessa etapa, as vendas líquidas da divisão alimentar do GPA, que reúne as bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Assaí, subiram 5,8 por cento. Já o Carrefour, que divulga apenas dados brutos, viu as vendas avançarem 14,7 por cento.

COMÉRCIO ELETRÔNICO

Enquanto a maior varejista do mundo segue perseguindo melhor desempenho em seus pontos físicos no Brasil, para a divisão de e-commerce do Walmart o último trimestre foi o mais forte já obtido no país, com crescimento de dois dígitos nas vendas sendo puxado pelas categorias de eletrodomésticos e dispositivos móveis.

O chefe de e-commerce global do Walmart, Neil Ashe, afirmou que o país continuará entre as prioridades de investimento do Walmart, junto com China e Reino Unido. Globalmente, o lucro líquido atribuível ao Wal-Mart Stores subiu 12 por cento no quarto trimestre encerrado em 31 de janeiro, a 4,97 bilhões de dólares.

A receita total avançou 1,4 por cento, a 131,57 bilhões de dólares.




Veículo: Portal Exame


Veja também

Pão de Açúcar apresenta ovos de chocolate para a Páscoa

O Pão de Açúcar apresenta em todas suas lojas, a partir de 19 de fevereiro, sua linha exclusiva de ...

Veja mais
Supermercados são mais frequentados à noite, diz pesquisa

Estudo realizado pela E.life revela que a maioria dos clientes costuma frequentar o supermercado à noite, princip...

Veja mais
Abilio Diniz tenta levantar R$ 2 bi com venda de lojas que aluga para o GPA

O empresário Abilio Diniz, ex-dono do Grupo Pão de Açúcar, decidiu colocar à venda as...

Veja mais
Ovos de Páscoa já estão à venda no Super Muffato

  Rede estima crescimento de 10% nas vendas de chocolates e oferece pagamento parcelado em até seis vezes ...

Veja mais
Via Varejo lucra 36% mais e reforça resultado global do grupo Casino

Casas Bahia e Ponto Frio lucraram 35,7% mais em 2014, na comparação com o ano anterior   Mesmo com ...

Veja mais
GPA investe em eficiência energética

  Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
GPA reestrutura Extra e lança medidas para Pão de Açúcar

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Casino tem queda no lucro de 70,5% em 2014

...

Veja mais
GPA vê queda no lucro líquido

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou lucro líquido de R$ 673 milhões no quarto trime...

Veja mais