Ambev quer ajudar outras empresas a economizarem água

Leia em 2min 30s

A cervejaria Ambev acaba de lançar, em parceria com as ONGs Fundación Avina e Carbon Trust e com o Pacto Global da ONU, o SAVEh (Sistema de Autoavaliação da Eficiência Hídrica), programa inédito que busca incentivar e ajudar outras empresas a economizarem água. Por meio de uma plataforma online gratuita, as empresas terão acesso a um sistema de gestão de água montado com base no sistema da cervejaria. O cadastro das empresas já está aberto e a expectativa é que em dezembro a plataforma esteja em pleno funcionamento.


Ao estimular outras empresas a aumentarem sua eficiência hídrica, o SAVEh complementa os esforços da Ambev relacionados ao CEO Water Mandate, iniciativa estabelecida pelo Pacto Global da ONU que reúne empresas comprometidas com o problema da escassez de água e da falta de saneamento em todo o mundo. A Ambev também promoverá, em conjunto com o Pacto Global, workshops para treinamento das empresas sobre a utilização da plataforma.



De acordo com a empresa, a plataforma foi criada para oferecer gratuitamente um sistema de gestão para empresas que usam água no seu processo produtivo, desenvolvido com base na ampla experiência e conhecimento acumulados pela Ambev nas últimas décadas. Esse esforço contribuiu, nos últimos 13 anos, para uma redução de mais de 40% no consumo de água da cervejaria. O SAVEh alia a reconhecida gestão da Ambev a boas práticas operacionais amplamente testadas e implementadas nas suas centenas de cervejarias, no Brasil e no mundo.



Com base na realização de um autodiagnostico, as empresas cadastradas poderão identificar suas lacunas e selecionar ações para evolução das suas práticas, construindo um plano de ação personalizado que pode ser acompanhado mensalmente. A ferramenta possibilita, ainda, a criação de relatórios customizados pelas empresas para acompanhamento dos indicadores e divulgação dos resultados para o público interno, clientes, fornecedores, entre outros. "Estamos alinhados com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU para garantir a gestão sustentável da água. Ela só é possível por meio da união de parceiros em um trabalho em rede, por isso, reunimos esforços dentro e fora dos nossos muros", ressalta Renato Biava, diretor de relações corporativas da Ambev.



Além de economizar água nas cervejarias e ajudar outras empresas a economizarem água, a empresa contribui para ampliar a segurança hídrica no Brasil por meio do Projeto Bacias. A iniciativa, que teve início em 2010, busca preservar e recuperar importantes bacias hidrográficas em diversas regiões, em parceria com as ONGs WWF Brasil e The Nature Conservancy (TNC). A cervejaria também passou a ser a maior patrocinadora da Coalizão Cidades pela Água, programa liderado pela TNC, que visa ampliar a segurança hídrica para mais de 60 milhões de brasileiros, em 12 regiões metropolitanas do país. Na prática, nos próximos anos, o grupo trabalhará para que a preservação de rios e nascentes seja incorporada na gestão dos recursos hídricos de 243 municípios. Clique aqui para se cadastras. Para se cadastrar, basta acessar www.saveh.com.br.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Ambev

 


Veja também

Walmart só comercializará hortifrútis do programa de gestão de risco de agrotóxicos

  Auditar, analisar e rastrear. Esses são os pilares do Programa 3P de Qualificação de Fornec...

Veja mais
Reciclagem de plásticos é efetiva no País

São Paulo - Um levantamento inédito realizado pela Fundação Instituto de Administraç&...

Veja mais
Produção de resíduos sólidos no país cresceu 1,7% em 2015

       A quantidade de resíduos sólidos urbanos gerada no pa&iac...

Veja mais
Lançamento de Cartilha quer incentivar a redução de perdas hídricas nas cidades

Publicação do “Movimento Menos Perda, Mais Água” apresenta iniciativas bem sucedidas re...

Veja mais
CNJ prepara diagnóstico sobre processos de trabalho escravo

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá contar, até o fim do ano, com um diagnóstico dos...

Veja mais
Levantamento inédito sobre a indústria de reciclagem de plásticos no Brasil mostra a maturidade dessa atividade no país

Por meio de entrevistas realizadas com empresas de todo o Brasil, verificou-se que se trata de uma cadeia produtiva que ...

Veja mais
7ª Semana Tecnológica SENAI aborda eliminação dos HCFCs

   A 7ª Semana Tecnológica SENAI de Refrigeração e Climatizaç...

Veja mais
Brasil ultrapassa 5 mil conexões de micro e minigeração

Em um ano, o número de conexões de micro e minigeração de energia teve um rápido cres...

Veja mais
Setor plástico pede mais incentivos à reciclagem

Para fomentar a reciclagem no País, o caminho mais fácil é torná-la economicamente interessa...

Veja mais