'Maquiagem verde' cresce em produtos brasileiros

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                                           Estudo aponta falsos apelos ambientais


Amigo do meio ambiente, biodegradável, sustentável. Oito em cada dez produtos "verdes" encontrados no varejo apresentam declarações vagas, sem informações concretas sobre o benefício ambiental anunciado. É o que mostra a pesquisa Greenwashing no Brasil: Um Estudo sobre os Apelos Ambientais nos Rótulos dos Produtos, realizada pelo instituto de pesquisas Market Analysis.

O "greenwashing", expressão que significa "maquiagem verde", ocorre quando o marketing exalta os atributos ambientais de um item, sem que isso ocorra de fato.

A pesquisa, em sua segunda edição, analisa produtos que trazem certificações ou apelos de sustentabilidade nas embalagens e mostra que o apelo verde tem crescido no Brasil. Entre 2010 e 2014, a quantidade de produtos "amigos do meio ambiente" cresceu 478%, saltando de 408 mercadorias para 2.358.

"O problema é que apenas 15% dos selos estampados nos produtos possuem alguma certificação ou endosso de terceira parte confirmando benefícios ambientais. A grande maioria é autodeclaratória, criada pelas próprias empresas com objetivos de marketing", diz Fabián Echegaray, coordenador do estudo. (ANDREA VIALLI)


Veículo: Folha de S.Paulo


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