Lojistas reciclam lixo e ação em shoppings já obtém receita

Leia em 2min 40s

Serviço. Com o descarte correto de material orgânico, pilhas, baterias, eletrônicos, entre outros itens, várias empresas de um empreendimento da Sonae Sierra já conseguem gerar R$ 70 mil

 



A companhia Sonae Sierra Brasil decidiu cuidar melhor dos resíduos gerados em seus empreendimentos comerciais. Para isso, iniciou um programa para conscientizar lojistas e funcionários dos shoppings sobre a melhor forma de descartar os resíduos. O projeto deu tão certo que além de reduzir a quantidade de lixo já começa a gerar receita.

Mensalmente, os donos de lojas dos empreendimentos administrados pela Sonae Sierra Brasil têm reuniões voltadas para a conscientização e as práticas para melhorias ao meio ambiente. O apelo tem dado certo, tanto que o programa passou de 22% de adesão em 2013 no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo (SP), para atuais 80% do lixo totalmente reciclado. No Parque D. Pedro Shopping, em Campinas (SP), esta mesma taxa chega a 64%.

No Paraná, o Boulevard Londrina Shopping está com 55% de reciclagem e no Shopping Plaza Sul, na capital paulista, 50% de lixo já têm destino certo. "O projeto é tão interessante, que até reduz as despesas. No Metrópole geramos R$ 70 mil de receita com a reciclagem. Isso ajuda quando temos de fazer eventos como as gincanas que oferecem prêmios aos lojistas, justamente para chamar a atenção ao descarte correto", afirmou o gerente corporativo de operações da Sonae Sierra Brasil, Ethel Moraes. Segundo ele, a ideia da companhia é que até em 2018 todos indicadores sejam 100% de tratamento. Apesar de a ação estar em prática menos de três anos, o projeto já recebeu prêmio internacional no ano passado, em Cartagena, na Colômbia.

Usina

A proposta de reciclagem começou com o lixo seco, mas depois a empresa percebeu a oportunidade de transformar também o lixo úmido por meio da compostagem. "Ainda é possível melhorar. A meta é em até três anos termos uma usina que vai gerar energia para os shoppings, através do lixo", afirmou Moraes, comemorando o sucesso do projeto, o qual considera pioneiro no setor.

Na campanha, os resíduos são separados em três categorias: lixo seco (reciclagem mais tradicional de plástico, metal, papel e vidro, destinado ao centro de reciclagem), lixo úmido/ orgânico (transformado em adubo pelo processo de compostagem via empresa especializada) e rejeito (resíduos que não são reciclados e vão direto para um aterro).

Nada é cobrado dos lojistas, que são orientados apenas a entregar o lixo já separado em plásticos com cores que identifiquem a que segmento pertencem os produtos descartados. Já o manuseio dos materiais é todo feito por equipes da empresa terceirizada Andrade Paulista, que faz o gerenciamento e separa os resíduos.

Na prática, o processo de reciclagem envolve etapas como a de separação e desmontagem de papelão, que deve ser compactado para ser enviado a uma cooperativa. Há ainda a separação de lixo úmido destinado para a compostagem. Tudo é feito por funcionários treinados, que têm de verificar a entrega seletiva dos lojistas. Além de conscientizar empresários, a Sonae Sierra Brasil quis chamar a atenção dos clientes também. Por isso, instalou lixeiras de coleta seletiva na praça de alimentação e nos corredores dos shoppings.



Veículo: DCI


Veja também

Indústria investe em sustentabilidade para agregar valor e reduzir custos

Fabricantes apostam no uso consciente de recursos naturais, reciclagem e venda de resíduos. No entanto, ainda enf...

Veja mais
A luta para combater o desperdício de alimentos

Favela Orgânica e Banco de Alimentos são iniciativas que tentam diminuir o problema da fome e das perdas de...

Veja mais
Unilever Brasil cresce mais de 60% e reduz em 36% o consumo de água de 2008 a 2014

No mesmo período, companhia reduziu em 35% a emissão de GEE e atingiu a marca de 39% da energia consumida ...

Veja mais
Programa de eliminação dos HCFCs está em consulta pública

O Ministério do Meio Ambiente, por meio da Portaria MMA Nº 113, de 13 de maio de 2015, abriu processo de Con...

Veja mais
Campanha estimula o descarte correto de esponjas com doações a ONGs

Primeiro programa do mundo a reciclar esponjas de cozinha lança "Limpando Minha Casa", ação que inc...

Veja mais
Falta de água causa impacto no setor de alimentos e bebidas

  Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
CE: Varejo da Capital apoia política de resíduos sólidos

Na manhã de ontem, houve a primeira fiscalização para o cumprimento da nova lei em Fortaleza O pre...

Veja mais
Empresas buscam soluções para economizar energia

Veículo: Valor Econômico...

Veja mais
Estabelecimentos esperam até 20 dias para receber sacolinhas verdes

Industriais relatam dificuldade em atender a demanda pelo produto, que triplicou após entrada em vigor de legisla...

Veja mais