Korin Agropecuária, ABPO e WWF-Brasil lançam

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Os apreciadores da alimentação saudável, já podem contar com uma carne sustentável, produzida com responsabilidade ambiental e saborosa. O produto chega aos principais pontos do varejo brasileiro neste mês e é resultado de uma parceria entre a Korin Agropecuária, a ABPO e o WWF-Brasil, ONG ambientalista que há mais de 10 anos estimula o desenvolvimento de uma pecuária sustentável na região do Pantanal. Pioneira na produção brasileira em escala de frangos e ovos livres de antibióticos e outros químicos, além de uma vasta lista de alimentos orgânicos e sustentáveis, a Korin é o elo mais recente dessa parceria, diz Reginaldo Morikawa, diretor superintendente da empresa.


A Korin será responsável pela comercialização da carne sustentável, oriunda de gado criado solto na região do Pantanal, cuja alimentação está baseada em pastagens livres de agrotóxicos e adubos químicos no solo, ureia ou antibióticos utilizados na engorda de animais, e que prejudicam, e muito, a saúde humana e o meio ambiente. Ou seja, a carne é proveniente de áreas sob manejo sustentável, com boas práticas e atendimento a critérios ambientais e sociais claros. Está na linha dos produtos sustentáveis da empresa e, futuramente, a empresa planeja lançar também a carne orgânica até pela demanda própria dos consumidores que já apreciam os produtos saudáveis da Korin Agropecuária.


"A Korin fecha um ciclo, que começou com a ABPO, que reúne os produtores, e o WWF-Brasil, que tem o objetivo de desenvolver um trabalho de preservação do Pantanal e da manutenção deste ecossistema e do homem pantaneiro trabalhando na única atividade rentável no local. O projeto das duas instituições agora tem sentido completo de existir, pois a Korin está se incumbindo de vender este produto diferenciado, uma vez que só assim todo o trabalho de produzir com qualidade e com maior custo se torna viável", explica Morikawa.


A parceria entre o WWF e a ABPO começou em 2003, quando a ONG iniciou um trabalho de apoio à produção da pecuária orgânica do Pantanal, uma ação pioneira para uma ONG ambientalista. "O Pantanal é a maior área continental úmida do planeta e este bioma, também conhecido como "Reino das Águas", é importante para o suprimento de água e para o equilíbrio climático do planeta. É nesta região que a pecuária bovina vem se desenvolvendo como atividade econômica tradicional há mais de 250 anos, alicerçada na cultura do 'Homem Pantaneiro', onde a criação de gado sempre se baseou na dinâmica natural da região, respeitando e convivendo em harmonia com o 'ciclo das águas', com a fauna e a flora, onde os animais são livres para se alimentar em extensas áreas de pastagens nativas. A 'Carne Sustentável do Pantanal' é proveniente de sistemas sustentáveis", ressalta Julio Cesar Sampaio, coordenador do Programa Cerrado Pantanal do WWF-Brasil.

 

Avaliada pela Embrapa
"A promoção deste produto vai ajudar a obter resultados de conservação no Pantanal pelo aumento das áreas de produção sob manejo sustentável, com boas práticas e atendimento a critérios claros ambientais e sociais. Outra parceria importante é com a Embrapa Pantanal, que apoiará a ABPO e a Korin na avaliação das fazendas utilizando sua ferramenta chamada 'Fazenda Pantaneira Sustentável - FPS', que comprovará para os consumidores a sustentabilidade dos sistemas produtivos que aplicam o Protocolo Interno ABPO/Korin", acrescenta Nilson de Barros, vice-presidente da ABPO e também produtor pantaneiro.


Desde a formação da parceria entre a ABPO e o WWF-Brasil, a área sob manejo com boas práticas aumentou de 3 mil hectares para mais de 170 mil, afirmam os executivos, se estendendo ainda para Bolívia e Paraguai, países que também abrigam uma parte do pantanal sul-americano.


São 140 mil hectares de área certificada para produção de carne orgânica no Pantanal em parceria com a ABPO. "A parceria entre ABPO, Korin e WWF-Brasil agrega muito à nossa estratégia de promoção e estímulo a cadeias produtivas sustentáveis, e na tentativa de ganho de escala e de resultados de conservação no Pantanal. Com este novo produto aliado ao potencial de mercado que acreditamos ser muito bom para produtos sustentáveis, acreditamos que poderemos ter um aumento maior de áreas sob manejo sustentável na produção de carne bovina no Pantanal", enfatiza o especialista em pecuária sustentável do WWF-Brasil, Ivens Domingos.



A "Carne Sustentável do Pantanal" inicialmente será comercializada em pontos de venda estratégicos do varejo brasileiro. "Pontos que sirvam de vitrine para as outras redes e lojas. Queremos buscar crescimento de maneira sustentável, de acordo com a capacidade produtiva dos nossos parceiros", diz Morikawa. Conforme Barros, o produto será destinado inicialmente apenas para o mercado interno, com expectativa de aumento de volumes dentro de um ano. "Ainda não existem discussões sobre a abertura de mercado de exportação", afirma o vice-presidente da ABPO.


O executivo da Korin tem certeza que o produto tem tudo para ser um novo case em vendas. Do lado do consumidor, atende a uma lacuna no mercado daqueles que estão mais conscientes e preocupados com a qualidade dos alimentos e a preservação ambiental. "Não há no mercado opções saudáveis de carne vermelha como o nosso lançamento", afirma Morikawa, observando que a Korin sempre teve interesse em oferecer aos clientes da sua marca uma carne de gado criado sem aditivos químicos e antibióticos, que resultasse em um produto macio e saudável e que ainda não prejudicasse a natureza.


"A carne bovina é um complemento da linha, uma vez que já trabalhamos com a proteína do frango e dos ovos", afirma. Do lado do varejo, tem o interesse crescente dos supermercadistas de ampliar a oferta de produtos sustentáveis. "Os supermercadistas têm demonstrado grande preocupação em oferecer opções mais saudáveis a seus clientes e estaremos atendendo a este requisito mais amplamente agora com o lançamento deste novo produto", diz o Diretor Superintende da Korin, que já planeja colocar no mercado, além da carne in natura, uma linha de processados utilizando a carne bovina sustentável como matéria-prima, como hambúrguer, almôndega, mortadela, quibe, entre outros destaques.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Korin

 


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