Carrefour debate sustentabilidade em conferência do Instituto Ethos

Leia em 4min

Rede patrocina o evento e participa de discussões sobre eficiência energética

e certificação dos processos de produção e abastecimento

 

 

 

O Carrefour é um dos patrocinadores da Conferência Ethos 2014 realizada, entre os dias 24 e 25 de setembro, pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Esta é a primeira edição do evento no formato 360º que permite aos participantes acompanhar todas as atividades em um só local, o Golden Hall do edifício World Trade Center, em São Paulo (SP). A rede participa de dois módulos centrais da conferência e ainda patrocina outros três painéis sobre conformidade regulatória e desafios e oportunidades nas cadeias de valor. Ao longo dos dois dias do evento, o Carrefour convida todos os participantes a visitar seu mercado montado especialmente para a convenção e abastecido com produtos da marca própria e alimentos certificados pelo programa Garantia de Origem.

 

Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour, participa de dois debates. No dia 25, Pianez discute a gestão e eficiência energética nas empresas ao lado de Edgard Franco, vice presidente de Energy & Sustainability da Schineider Eletric. Ainda no mesmo dia, o executivo apresenta os principais projetos desenvolvidos pelo Carrefour em parceria com fornecedores da cadeira de abastecimento da rede. "Temos grande preocupação com a redução do impacto ambiental e o desenvolvimento de cadeias de valor que operem, efetivamente, de maneira sustentável. Esses princípios estão inseridos no modelo de negócios do Carrefour", destaca Pianez.

 

Neste painel, o diretor de Sustentabilidade do Carrefour abre a discussão sobre a certificação dos processos de produção e abastecimento. Dentre os principais projetos apresentados pela rede está o programa Garantia de Origem, que atesta a qualidade dos produtos comercializados com esta marca, além do selo socioambiental Rainforest Alliance Certified que garante a produção ecologicamente e socialmente correta da carne bovina com menor impacto à biodiversidade e respeito às leis trabalhistas.

 

"Os produtos com o selo Garantia de Origem são produzidos seguindo rigorosos critérios socioambientais, traduzidos em auditorias sociais, sistemas de rastreabilidade de produtos, embalagens com atributos sustentáveis, certificações independentes e cuidados com bem-estar animal, provando que é possível haver cadeias de valor operando numa perspectiva mais responsável", completa Pianez.

 

Durante a programação, o Carrefour patrocina e oferece ao público o painel "Riscos - fragilidades em cadeias globais de suprimentos", que contará com a presença de Edmundo Lima, diretor de Relações Institucionais da C&A Brasil, e Marcos Conde, general manager de business assurance da Intertek. No dia 25, a rede apresenta o painel "A passagem da conformidade regulatória à alta performance", com Dirceu Azevedo, diretor-executivo e líder de Práticas Sustentáveis para a América Latina da Accenture, e Eduardo Trevisan, diretor-executivo do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora).

 

Serviço:
Conferência Ethos 360º
Data: 24 e 25 de setembro
Horário: das 9h às 21h
Local: Golden Hall do WTC, em São Paulo (SP)
Endereço: Avenida das Nações Unidas, 12.559

 

Carrefour apresenta: Riscos - fragilidades em cadeias globais de suprimentos
Edmundo Lima, diretor de relações institucionais da C&A Brasil
Marcos Conde, general menager de business assurance da Intertek
Data: 24 de setembro
Horário: 16h10
Local: Golden Hall do WTC - Espaço Nordeste

 

Schneider Eletric apresenta: Gestão e eficiência energética - oportunidade para sustentabilidade nas empresas
Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour
Edgard Franco, VP de energy & susteinability services da Schneider Electric
Data: 25 de setembro
Horário: 9h
Local: Golden Hall do WTC - Marco Zero

 

Carrefour apresenta: A passagem da conformidade regulatória à alta performance
Dirceu Azevedo, diretor-executivo e líder de práticas sustentáveis para a AL da Accenture
Eduardo Trevisan, diretor-executivo adjunto do Imaflora
Data: 25 de setembro
Horário: 14h
Local: Golden Hall do WTC - Espaço Nordeste

 

Módulo Cadeias de Valor: Produto de Origem Controlada e Cooperação com a Cadeia de Fornecedores
Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade do Carrefour
Arnaldo Eijsink, CEO do Grupo JD
Data: 25 de setembro
Horário: 16h10
Local: Golden Hall do WTC - Espaço Nordeste


Sobre o grupo Carrefour
Há 39 anos no Brasil, o grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em todas as regiões do país, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express e Atacadão, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustíveis, drogarias e serviços financeiros. No mundo, o grupo Carrefour está presente em mais de 30 países e com uma equipe de cerca de 360 mil colaboradores. Por mais de 50 anos, a empresa tem estado presente na vida de mais de 100 milhões de consumidores da Europa, Ásia e América Latina.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour


Veja também

Sucesso na redução do consumo

Em meados da década passada, a PepsiCo impôs-se a meta de reduzir em 20% seu consumo de água em um i...

Veja mais
Redes de supermercados apostam em expansão e aumento da produtividade

Os supermercados mineiros estão adotando uma série de medidas como forma de driblar o desaquecimento da ec...

Veja mais
Sustentabilidade ainda é desafio para a economia mundial

Seis anos após o início da crise econômica e financeira mundial, os países ainda não e...

Veja mais
ABCS e GPA promovem sustentabilidade da suinocultura

Parceria visa ampliar sucesso na apresentação da carne suína  A 2ª Semana Nacional da Ca...

Veja mais
Recilux promove ações para conscientização sobre reciclagem de lâmpadas

A empresa gaúcha Recilux, que atua há 6 anos na descontaminação e reciclagem de lâmpad...

Veja mais
Carrefour reforça programa de reciclagem e promove oficina com artista plástico

A 4ª edição da Virada Sustentável tem extensa programação em toda a capital paul...

Veja mais
Instituto Walmart lança publicação voltada à gestão de organizações sociais

O Instituto Walmart lança, em parceria com o SESC Mesa Brasil, o Guia para Gestão de Organizaç&otil...

Veja mais
Atuação ambientalmente responsável ainda é pequena entre as empresas

SÃO PAULO - O índice de adesão a uma marca permite analisar o grau de fidelidade a certos produtos ...

Veja mais
Sustentabilidade agora faz parte das prioridades

Nos últimos anos, sustentabilidade se tornou um item importante para o setor de petróleo e gás. Pre...

Veja mais