Ambev consegue reduzir em 38% o consumo de água na produção

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A Ambev é referência mundial em economia de água para a produção de bebidas. Entre 2002 e 2013, atingiu a redução de 38% no consumo do recurso. Em 2002, o índice médio nas unidades fabris era superior a cinco litros de água para fabricar um litro de bebida. Em 2013, foi de 3,34 litros. A meta, para 2017, é chegar a 3,2 litros.


Se consideradas apenas as fábricas de refrigerantes, o desempenho é ainda mais expressivo: 1,56 litro para cada litro fabricado, um dos melhores índices do mundo."A água é a nossa principal matéria-prima.  A economia do recurso independe do retorno financeiro. Para a Ambev, o benefício com a redução do consumo é intangível", afirma a gerente corporativa de Meio Ambiente da Ambev, Beatriz Oliveira.

Em 2013, o volume de vendas da companhia chegou a quase 165 milhões de hectolitros de bebidas e a receita líquida foi de R$ 34,8 bilhões.A água utilizada na produção pode ser proveniente de diversas fontes (rios, poços profundos ou concessionária pública). Ao chegar na fábrica, passa pela estação de tratamento de água para garantir os padrões rígidos para uso nos produtos.

Beatriz explica que a água de serviço -de uso geral - é utilizada em diferentes processos, seguindo parâmetros de qualidade. Após a lavagem das garrafas, o líquido descartado é aproveitado para higienizar caixas. Depois segue para tratamento. Já a instalação de medidores garante a obtenção diária de índices de uso de água, facilitando o estabelecimento de metas de redução de consumo para os gerentes das fábricas. 

Em função da preocupação com o meio ambiente, a Ambev também tem, em cada uma das unidades fabris, estação de tratamento de efluentes. Neste caso, a água tratada é usada na limpeza externa, em vasos sanitários e jardins.  A água passa por um processo biológico de tratamento de efluentes. Em uma das etapas, chamada de anaeróbica, há a geração de biogás, que é aproveitado como combustível para o funcionamento da caldeira na fábrica.

 
Veículo: DCI Online


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