Cresce uso racional de defensivo no hortifrúti

Leia em 2min 50s



Programa de rastreabilidade mostra que o volume de frutas, verduras e legumes adequado às normas do Ministério da Agricultura avançou três pontos percentuais no ano passado, diz Abras



São Paulo - A rastreabilidade, caminho do alimento da lavoura ao consumidor final, passou a ser tratada com maior importância no setor de hortifrúti. O resultado é uma alta no volume de frutas, verduras e legumes em condições adequadas quanto ao uso de defensivos

No ano passado, de 1,08 milhão de toneladas rastreadas de alimentos verificados, 73% estavam em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, de acordo com o segundo balanço anual do Programa de Monitoramento e Rastreabilidade de Alimentos (Rama) divulgado ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

"A conformidade saiu de 70% e aumentou três pontos percentuais. O objetivo de 2017 é continuar baixando a presença de resíduos [inadequados], expandir o volume rastreado e a identificação", afirma o diretor da Paripassu, Giampaolo Buso, empresa que mensura esses dados.

O desempenho positivo se deve a melhoria na conscientização do produtor rural, aliada à capacitação técnica ao longo da cadeia, dizem especialistas. O coordenador de produção integrada da cadeia agrícola do Ministério, Helliton Rocha, comenta que a pasta possui 28 comissões técnicas para atender as demandas permanentes de cada segmento.

Apesar dos avanços, verduras como a alface, frutas com caroço como o pêssego e o pimentão ainda figuram na lista dos inconformes. O pimentão já foi o vilão de um processo que vem sendo solucionado aos poucos: esteve 80% fora dos padrões sanitários e atualmente está 50%.

O Rama conta com o apoio da pasta agrícola e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e analisa uma gama de produtos mais extensa que a dos órgãos oficiais. "Não estamos falando de 25 itens, são 92. A abrangência nos leva a encontrar mais problemas", justifica Buso.

Os próprios supermercados providenciam análises dos produtos para identificar a presença de agroquímicos. Quando uma inconformidade é constatada, o superintendente da Abras, Márcio Milan, explica que o agricultor é notificado para que realize as devidas adequações.

Gargalos que ocasionam estes entraves, além da necessidade ainda maior de capacitação, estão no beneficiamento primário dos produtos.

"Precisaríamos que o produto saísse da mão do agricultor pronto para o consumo, em porções adequadas e rastreabilidade completa", sugere o representante do Ministério. Cerca de 6% do hortifrúti que chega ao supermercado é perdido por necessidade de manuseio interno, percentual que poderia ser minimizado com a estratégia. Melhoria na remuneração por valor agregado ajuda a incentivar o setor.

Padrões normativos que faltavam para verduras e o pimentão estão em desenvolvimento pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e, de acordo com Rocha, os protocolos estarão prontos entre 2017 e 2018.

 

Integração
Para atender a ponta inicial dos processos de rastreabilidade, a Bayer disponibiliza um conjunto de ferramentas ao agricultor. Antes, eram realizados apenas treinamentos mas, dada a demanda, no ano passado foi consolidado um programa específico.

"Temos um serviço de caderno eletrônico no qual o produtor insere todas as informações sobre a aplicação e os agentes utilizados. Utilizamos um sistema de rastreabilidade em parceria com a Paripassu, análise de resíduos e oferecemos o treinamento", conta a gerente de desenvolvimento sustentável e parcerias na cadeia de valor da Bayer, Cristiane Lourenço.

Segundo a executiva, os primeiros resultados com os agricultores estão sendo colhidos.

Nayara Figueiredo

Fonte: DCI - São Paulo


Veja também

Dados sobre o programa de controle de defensivos agrícolas

A Associação brasileira de Supermercados (Abras),divulgou nesta quarta-feira, na capital paulista, o segun...

Veja mais
Conservatório de Tatuí certifica COOP como sua apoiadora

No próximo dia 22 de fevereiro às 20 horas, a Coop – Cooperativa de Consumo receberá certific...

Veja mais
Forno de Minas lança waffle edição especial para a Páscoa

Macio e crocante, com leve sabor de baunilha, combinado com um blister contendo uma irresistível cobertura de cho...

Veja mais
ABRAS premia marcas líderes de vendas

  Presidente da ABRAS, Jõao Sanzovo Neto Premiados Líderes de V...

Veja mais
ABRAS promove amanhã o evento RAMA 2020

   A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza amanhã (22/2...

Veja mais
Em SC, Trebeschi inaugura nova unidade para a seleção e distribuição de tomates

Centro conta com tecnologia de ponta para assegurar seleção dos melhores frutos às prateleiras dos ...

Veja mais
Grupo Bahamas investirá R$ 100 milhões em seis lojas

Rede supermercadista de Juiz de Fora faturou R$ 2,027 bilhões em 2016 com 6.750 funcionários De um botequ...

Veja mais
ABRAS divulga Líderes de Vendas no dia 21/2

  A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga no próx...

Veja mais
Rogério Marinho será relator da reforma trabalhista na Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), anunciou o nome do deputado federal Rogério Marinho (PSDB-RN) c...

Veja mais