Expoagas destaca soluções para os supermercadistas

Leia em 2min 40s

                                                         Feira apresenta práticas e serviços que auxiliam os empresários.

Durante 20 anos, Denis Fabris trabalhou em grandes redes de supermercados instaladas no Estado, entre elas Walmart e Carrefour. O conhecimento adquirido no decorrer de duas décadas e concentrado no setor de hortifrutigranjeiros sustentou a abertura de sua empresa, em 2011: a DRT Logística, uma das expositoras nesta edição da Expoagas. A empresa nasceu da percepção das tendências do mercado, explica Fabris, sócio-administrador da empresa, que notou que os supermercados têm diminuído suas frotas de caminhão para retirada de produtos junto aos fornecedores.

"Antigamente, todos os supermercados tinham frota própria para retirar na Central de Abastecimento (Ceasa), mas isso começou a mudar há cerca de oito a cinco anos", conta. Assim, criou a DRT, que funciona como facilitadora do contato entre supermercados e produtores rurais, intermediando as entregas de produtos naturais. Com 10 empresas em seu portfólio de clientes, entre eles algumas das maiores do ramo no Estado, a DRT Logística chega a movimentar mais de 15 mil volumes nos dias de maior movimento e trafega por todo o Estado.

O nicho de mercado identificado por Fabris tem boas perspectivas de crescimento, projeta, já que muitas empresas ainda não solucionaram as dificuldades que enfrentam para garantir o suprimento de hortifrutigranjeiros de forma eficiente. Terceirizar o serviço logístico nessa área representa uma redução de custos que pode chegar a 20%, segundo o empresário, que participa da Expoagas como expositor pela segunda vez. "No ano passado, ganhamos dois novos clientes a partir da feira", diz. A DRT registrou um crescimento médio de 30% ao ano no primeiro triênio, apostando na melhoria da gestão dos supermercados.

Segundo o consultor e especialista em gestão de risco patrimonial, sucessão empresarial e planejamento tributário, Vanderlei Goulart, o segmento necessita cada vez mais de controles para elevar os resultados. Um dos palestrantes da programação na tarde de ontem, Goulart destacou a importância de acompanhar indicadores internos para reduzir custos. "Controle é fundamental. É preciso ter o número para comparar", falou no início da explanação. A tecnologia, nesse sentido, é aliada do gestor, que precisa ponderar, também, sobre escolhas tributárias e financeiras para conseguir minimizar as despesas.

Presente em todo território nacional, a KW Informática, outra expositora do evento, desenvolve programas que estão presentes em mais de 15 mil pontos de vendas em todo o País, e está lançando nesta edição da Expoagas um novo serviço. Além do software de gestão, que integra uma série de controles empresariais e pode ser acessado via web - permitindo que o usuário obtenha dados sobre a empresa de qualquer lugar e a qualquer momento, inclusive por dispositivos móveis -, a KW está iniciando a fase piloto de um novo projeto.

A ideia é disponibilizar para os clientes, sobretudo de médio e pequeno porte, consultorias com especialistas da empresa sobre gestão, que vão da organização de mercadorias ao aconselhamento em tempo real. "Enxergávamos as necessidades desse público e criamos uma solução de transferência de conhecimento, fundamental para a boa gestão da empresa", sustenta o sócio da empresa, Alexandre Carvalho de Leonço.

Nesta edição, 342 expositores participam da Expoagas, que se encerra hoje na Fiergs. A expectativa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) é atingir  R$ 405 milhões em negócios. (Marina Schmidt)

 



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Abertura da Expoagas 2015 reuniu lideranças do setor

   Antônio Cesa Longo, presidente da AGAS   A solenidade de abertura da 34...

Veja mais
Convenção de supermercados deve movimentar R$ 405 milhões no RS

Aberta oficialmente em solenidade realizada nesta terça-feira (25) em Porto Alegre, a 34ª Convenç&ati...

Veja mais
Linhas saudáveis disputam espaço na Expoagas 2015

                    ...

Veja mais
ABRAS realiza Pesquisa Índice de Confiança do Supermercadista

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a GfK, está realizando a Pesquisa...

Veja mais
49ª Convenção ABRAS trará importantes nomes do varejo nacional e internacional de 15 a 17 de setembro

  A Convenção ABRAS 2015 reunirá de 15 a 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, ...

Veja mais
Expoagas 2015 começa amanhã em Porto Alegre

Começa amanhã, dia 25 de agosto, a 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Expoa...

Veja mais
34ª edição da Expoagas começa na próxima terça-feira, dia 25

     A 34ª Convenção Gaúcha de Supermercados - Ex...

Veja mais
Abase promove feira e aposta em novos negócios

                    ...

Veja mais
Fórum traz dimensão global à prevenção de perdas

    "Varejo e indústria, unidos na redução de perdas" foi o mote do III F&oacut...

Veja mais