O varejo brasileiro e o Dia de Ação de Graças

Leia em 2min 50s

João Galassi (*)

 

Há algum tempo, o varejo brasileiro participa de uma ação muito conhecida e que costuma atrair os olhares de todos os consumidores no mês de novembro, a tradicional Black Friday, quando são disponibilizadas promoções com descontos de até 70% nos mais variados tipos de produtos. Atualmente, é considerada a data mais agitada do varejo em diversos países, com recordes de vendas. O que muitos não sabem é que a Black Friday precede também no Brasil outra importante data, o Dia de Ação de Graças, cuja grandeza e simbolismo precisam ser observados.

 

 

Criado nos EUA, o Dia de Ação de Graças (conhecido também como "Thanksgiving Day" - tempo de agradecer e doar) é o momento em que as famílias se unem em suas casas, em torno de uma mesa farta, para agradecer a Deus pelas conquistas obtidas durante o ano.

 

 

No Brasil, a data foi instituída pelo então presidente Gaspar Dutra, em 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco. Apesar de sua existência, não aderimos a ela com devida veemência, talvez porque nosso Natal também tenha esse propósito de agradecimento e reunião familiar.

 

 

O Dia de Ação de Graças pode ser um momento de reafirmar aquilo que as empresas e suas respectivas entidades de classe que os representam fazem tão bem: a responsabilidade social.

 

 

Diante desse cenário, identifico a oportunidade para que o varejo brasileiro venha na vanguarda e protagonize uma ação em prol da comunidade na qual está inserida, visando estimular as empresas, e entidades de classe de forma individual, a desenvolverem singelas ações e que, somadas, pela grandeza do varejo, serão mais uma alavanca do desenvolvimento social que permitirá celebrar com mais fervor o já instituído Dia de Ação de Graças.

 

 

Os consumidores, mais atentos e bem informados, percebem a capacidade do varejo em estimular a Black Friday no Brasil, e ajudam ao fiscalizar e desenvolver mecanismos que garantam de fato as melhores ofertas. Por isso, seria muito bem aceito por esses consumidores ver o varejo dar ênfase nessa data tão significativa.

 

 

Acredito que com o varejo protagonizando o Dia de Ação de Graças, a Black Friday seria precedida de um dia cheio de boas ações e agradecimentos por parte dessas empresas e entidades de classe, geridas por profissionais que se importam muito com o bem estar da comunidade. Não se trata aqui de publicidade em torno da ocasião, mas de retribuição e desenvolvimento de ações sociais.

 

 

Para 2015 fica o sonho grande de que façamos uma reflexão para que todo o varejo se una e desenvolva o "Dia de Ações de Graças do varejo brasileiro", um dia para chamar de seu. Assim, poderemos dar um ‘Natal extra’ a tantas famílias, além de estimular que outros setores se engajem e olhem para fora de seus estabelecimentos, onde, aliás, está grande parte dos clientes que ainda não conquistamos, afinal #somostodosvarejo.

 

*João Galassi é empresário, vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e presidente do Conselho Deliberativo da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

 

Veículo: Portal Diário do Aço


Veja também

Vendas reais de supermercados aumentam 2,94% em novembro, diz Abras

Valor Online   As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 2,16% de janeiro a novembro na compara&c...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 2,94% em novembro, informa Abras

  Agência Estado   As vendas do setor supermercadista subiram 2,94% em novembro em relaç&atild...

Veja mais
Ceia farta para o Natal

Celebração em família é mantida, apesar do mau humor econômico      ...

Veja mais
Vendas do setor acumulam alta de 2,16%

    As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 2,16% de janeiro a novembro na compara&c...

Veja mais
Redução de IPI sobre importados pode tirar R$ 20 bi da indústria

        Veículo: Valor Econômico ...

Veja mais
Mercados de Paty do Alferes apostam na venda de aves para atrair clientes

Com a proximidade do Natal, expectativa é que movimento aumente 8%.Preços promocionais também chama...

Veja mais
ABRAS divulga Índice Nacional de Vendas na próxima segunda-feira

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, ...

Veja mais
Fabricantes investem para panetone virar presente

Para atingir metas de crescimento de 13% a 35% nas vendas, fabricantes e varejistas apostam no panetone não s&oac...

Veja mais
FEC e Sintrasuper defendem empregos e um novo papel para a Ebal

Diante do projeto de lei nº 21.007/2014, que prevê a reforma administrativa do Estado e, entre outras coisas,...

Veja mais