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24/04/2012 12:20 - Faturamento dos supermercados alcança R$ 224,3 bilhões em 2011

 

De acordo com o 35º Ranking Abras 2012, as vendas do setor representaram 5,4% do Produto Interno Bruto do País

 

O 35º Ranking Abras 2012, divulgado nesta terça-feira (24 ) pela Abras, aponta que o faturamento do setor

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 em 2011 alcançou R$ 224,3 bilhões. Em 2011, o lucro líquido médio, ficou em 1,7% sobre o faturamento e o número de lojas chegou a 82 mil (aumento de 1% em relação a 2010).

 

Se mantido o critério das últimas definições para a concentração de mercado, que contemplam os resultados de Casas Bahia, as três maiores redes supermercadistas do Brasil representariam 47% do faturamento do setor - aumento de sete pontos percentuais em relação a 2010. Em outro cenário, considerando exclusivamente dados de varejistas do autosserviço, a concentração das três maiores redes representa 22,2% do setor - queda de -3,6% em relação ao ano passado. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 51% na primeira situação e de 26% na segunda. Já as dez maiores, 56% e 31%, respectivamente.

 

"Para medir a concentração do setor, passamos a considerar apenas a movimentação dos supermercadistas. Assim, deixamos de lado os números dos ‘outros negócios' das companhias, cuja atuação vai além do varejo de autosserviço. Essa metodologia nos permite fazer uma análise mais fiel do segmento", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.

 

De acordo com o Ranking Abras 2012, as perdas do segmento alcançaram 1,9%. Quanto aos meios de pagamentos, o dinheiro continua a liderar com 36,8% do faturamento. Os cartões de crédito representam 33,7% do faturamento, assim divididos: cartões de crédito de terceiros (21,1%) e cartões de crédito próprios (12,6%). Já o cartão de débito representa 16,9%.

 

Em 2011, o total de investimentos aferido pela pesquisa foi de R$ 2,4 bilhões - o dado não contém informações das três maiores redes. Do total de investimentos declarado, 31,9% foram destinados à reforma de lojas, 29,5% para construção de novas lojas, 16,6% para aquisição de novas lojas, 9,2% para aquisição de terrenos, 3,4% para equipamentos refrigerados, 2,5% para climatização ar condicionado, 1,6% para equipamentos gôndolas, e 5,3% para outros.

 

De acordo com a pesquisa, a região Norte-Nordeste mantém o aumento de participação atingido no ano anterior, com 19,7%. A regiões Centro-Oeste e Sudeste tiveram alta em 2011, com participação de 7,6% contra 6,9% em 2010 e 55,8% contra 54,1%, respectivamente.

 

Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras

 

 

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