Autosserviço concentra 47% dos gastos dos Latino-americanos

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 A Kantar Worldpanel acaba de divulgar o LatAm Retail Overview, estudo que revela como foi o comportamento de compra do consumidor Latino-americano no ano de 2013.




O levantamento mostra que o canal de autosserviço concentra 47% dos gastos dos consumidores, contudo a região tem muitas possibilidades de desenvolvimento quando comparada com demais países do ocidente, onde os gastos quase dobram. Os costumes e tradições são fatores a considerar, pois representam uma freada para o desenvolvimento do canal.
Mesmo assim, metade dos países da região apresenta crescimento em comparação a 2012. O México teve o maior desenvolvimento graças ao canal de autosserviço que competiu diretamente com o tradicional.

Já os consumidores latinos estão indo menos vezes ao ponto de venda, no entanto, quando vão enchem mais o carrinho. O Chile registrou o ticket de compra mais alto, em U$D 20, seguidos pelos argentinos quem consomem U$D 17,80 quando frequentam o PDV.
Uma tendência que impactou principalmente as cadeias locais foi a estratégia das cadeias globais de adquirir empresas locais que já contam com o conhecimento e preferência do consumidor. Os canais alternativos como farmácias, atacadistas e as vendas porta a porta, também são visitados e concentram 18% dos gastos na América Latina.


Em torno de 42% dos consumidores da região buscam se relacionar com os vendedores, já que eles conhecem suas preferências e podem oferecer mais opções perante suas necessidades. Outro fator a ser levado em consideração é sua busca por informação, pois 63% declaram que gostam de receber informações e conselhos sobre os benefícios e uso do produto, principalmente nos canais locais, evitando filas em suas compras.

Apesar do baixo desenvolvimento do canal de autosserviço na região, em 2013 os países da América Latina apresentaram um crescimento baixo, mas significativo. Porém, o relatório mostra que para um maior desenvolvimento no canal, é necessário manter proximidade com os consumidores, conhecer suas preferências, oferecer mais informações sobre os produtos e otimizar o tempo de espera para realizar as compras.


Kantar Worldpanel
Kantar Worldpanel é líder mundial em conhecimento do consumidor, através de painéis de consumo contínuos. High Definition InspirationTM combina análises avançadas e soluções customizadas em pesquisa de mercado oferecendo insights com nitidez e clareza, tanto no quadro geral quanto nos pequenos detalhes que resultam em ações bem-sucedidas por seus clientes. Seu conhecimento sobre o que as pessoas compram o que usam e as atitudes por trás de seus comportamentos de compra se tornou moeda corrente no mercado para os proprietários de marcas, varejistas, analistas de mercado e as organizações governamentais globalmente.

Com mais de 40 anos de experiência, formada por uma equipe com mais de 3 mil funcionários, e serviços que cobrem mais de 50 países, diretamente ou através de parceiros, Kantar Worldpanel apresenta High Definition InspirationTM em campos tão diversos como o largo consumo, produtos por impulso, de bebês, de telecomunicações e entretenimento, entre muitos outros. 


Sobre a Kantar
Kantar é uma das maiores empresas do mundo de investigação, informação, e consultoria. Através da combinação do talento das suas 13 empresas especializadas, o grupo pretende se tornar o fornecedor preeminente de insights orientado a ações efetivas e inspiração para a comunidade empresarial mundial. Seus 26,5 mil colaboradores trabalham em 95 países e em todo o espectro de disciplinas de pesquisa e consultoria, permitindo ao grupo oferecer aos clientes insights de negócios a cada ponto do ciclo de consumo. Os serviços do grupo são utilizados por mais da metade das empresas Fortune Top 500. 



Fonte: Assessoria de Comunicação da kantar Worldpanel


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