Venda de pratos congelados cresce cerca de 15% ao ano

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Em 15 anos o consumo anual brasileiro aumentou de três para 60 milhões de toneladas




Alimentos práticos, descongelamento rápido, embalagens de fácil abertura e descarte. Estes são apenas alguns dos pontos que fazem os pratos congelados serem cada vez mais procurados nos supermercados. O aumento no consumo chamou a atenção da Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia), que aponta dados do novo cenário. Em 2010, o segmento de congelados prontos para o consumo havia movimentado R$6,3 bilhões na economia brasileira. Este número aumentou para 7,4 bilhões em 2011.

Em volume de vendas, o crescimento se mostra ainda maior se for comparado há duas décadas. Em 1997, por exemplo, foram comercializados menos de 3 milhões de toneladas de alimentos congelados. Em 2003, este montante aumentou para 19 milhões de toneladas e, em 2012, chegou à casa das 60 milhões.

O diretor comercial da rede de supermercados Manentti, Nazareno Dornele, acredita que esse aumento está relacionado à praticidade e qualidade, além de ser uma excelente alternativa para aqueles que não têm tempo ou aptidão em cozinhar. “Pratos prontos e lanches práticos despontam na lista dos mais pedidos”, evidencia.

Dorneles conta que a categoria se tornou alvo de atenção dos supermercadistas há cerca de cinco anos. "O crescimento anual, desde então, vem sendo de aproximadamente 15%. Dos congelados, somente o sorvete é sazonal, vendendo mais no Verão. O restante tem a venda acrescida durante o restante dos meses”, afirma. Entre as opções mais vendidas na rede, conta Dorneles, estão as lasanhas, nhoques, canelones, batatas, kibes, almondegas e hambúrgueres.

A administradora Karla Ezequiel dos Santos, de 27 anos, mora sozinha e conta como os pratos congelados a auxiliam no dia a dia. “Eles são saborosos, mas com certeza ganham ainda mais pontos pela praticidade. No horário de almoço, consigo preparar a refeição e ainda ganho tempo para descansar por alguns minutos. À noite, fazer um hambúrguer é uma boa pedida”, ressalta a jovem.

Por conta da exigência e da aceitação dos consumidores, os produtos não param de chegar aos supermercados. “As marcas trabalham firme no segmento, tanto é que todos os meses entra algum item novo no nosso mix. Este é um dos setores que mais lançam produtos”, comenta o diretor comercial. Entre os fatores que tornam a categoria cada vez mais promissora, enfatiza, estão a mudança nos hábitos de consumo dos brasileiros e o aumento no número de pessoas que vivem sozinhas. “Além disso, os pratos vêm em porções pequenas, de acordo com o tamanho das famílias brasileiras”, enfatiza Dorneles.




Veículo: Site Engeplus


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