Ajinomoto compra fabricante de alimentos congelados nos EUA

Leia em 2min 30s

A Ajinomoto, maior fabricante de condimentos do Japão, anunciou a compra da fabricante americana de alimentos congelados Windsor Quality Holding s por US$ 800 milhões, em sua maior aquisição internacional



O negócio é o mais recente de uma série de aquisições de companhias japonesas de alimentos e bebidas no mercado internacional, interessadas em ampliar seu alcance por causa da estagnação do mercado doméstico.

Com a compra da Windsor, uma empresa de capital fechado mais conhecida por suas marcas étnicas como Ling Ling, José Olé e Bernardi, a Ajinomoto espera aumentar em sete vezes suas receitas no mercado de alimentos congelados dos EUA, para US$ 940 milhões até 2020. Os produtos da Windsor, baseada no Texas, são encontrados em 80 mil estabelecimentos comerciais e 120 mil restaurantes da América do Norte.

Masatoshi Ito, CEO da Ajinomoto, disse que a companhia quer aproveitar os EUA e sua demanda crescente por alimentos asiáticos e étnicos. As operações com alimentos congelados respondem por cerca de 11% das receitas totais da empresa. O plano é aumentar essa fatia em dois anos.

Os investidores reagiram positivamente ao negócio ontem, levando a ação da Ajinomoto a uma alta de 1,4% na bolsa de Tóquio. Ito disse que o preço de US$ 800 milhões é equivalente a dez vezes os lucros esperados antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) para 2015. O negócio será financiado por empréstimos bancários mais recursos próprios.

A Windsor, fundada em 2004, informou uma receita de US$ 670 milhões no ano passado, uma queda de 2,5% em relação ao ano anterior. O número exclui as operações da Windsor com salsichas, que a Ajinomoto não pretende comprar.

Excluindo a compra da Windsor, a Ajinomoto já gastou quase US$ 800 milhões em negócios fora do Japão ao longo da última década, segundo a Dealogic, incluindo a aquisição em 2006, por US$ 238 milhões, da Amoy Food Group de Hong Kong, que pertencia à Danone da França.

Este ano, a Ajinomoto perdeu uma disputa pela Wild Flavors - uma empresa de condimentos e aromatizantes para alimentos e bebidas apoiada pelo grupo de private equity Kohlberg Kravis Roberts - para a Archer Daniels Midland, uma processadora de milho dos EUA. "Continuaremos em busca de negócios necessários para nosso crescimento global e liderança em pesquisa e desenvolvimento", disse Ito ontem. A Ajinomoto disse anteriormente que pretendia investir cerca de US$ 3 bilhões em aquisições.

Outras companhias japonesas do setor também vêm tentando crescer no mercado internacional. Em maio, a empresa de alimentos Mikzan comprou as marcas norte-americanas de molhos para massas Ragu e Bertolli, da Unilever, por US$ 2,15 bilhões. Em 2012 ela já havia comprado a marca de conservas Branston, da Premier Foods, por 92,5 milhões de libras.

Outras aquisições internacionais incluem o takeover da Beam (um dos maiores nomes de uísque dos EUA) pela Suntory por US$ 16 bilhões, e a compra, também pela Suntory, das marcas de bebidas Lucozade e Ribena da GlaxoSmithKline por 1,35 bilhão de libras.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Fungo ameaça cafezais orgânicos

Teodomiro Melendres Ojeda, um produtor de café orgânico em Cajamarca, Peru, está numa encruzilhada. ...

Veja mais
Fast Gôndolas Equipamentos inicia em setembro as atividades da nova unidade em Londrina

   Novo Complexo da Fast Gôndolas e Equipamentos em Londrina A Fast Gôndolas Equip...

Veja mais
Café da Zona da Mata mineira vai ganhar marca

Objetivo da iniciativa é divulgar e diferenciar o grão nos mercados nacional e internacional Os cafeicult...

Veja mais
Panificação deve avançar 8% no ano

Na edição deste ano da feira, que vai até sexta-feira, a expectativa é que cerca de 8 mil pe...

Veja mais
Monsanto já domina mercado mundial de sementes de hortaliças

Não é todo dia que o cientista-chefe da Monsanto posa para fotos ao lado de tomates e pepinos. Vegetais nu...

Veja mais
Diageo abre em Dublin maior fábrica de Guinness do mundo

Batizada como "Fábrica da Cerveja 4", nova instalação complementa outras três que há 2...

Veja mais
Custo prejudica embarque de manufaturados

A estrutura de custos nas operações de comércio exterior do país tem levado o Brasil a perde...

Veja mais
Receita da Lactalis deve somar R$ 3,5 bi no país

A operação que vai surgir da união entre os negócios da LBR - Lácteos Brasil e da div...

Veja mais
Tic Tac surge como diferentes personagens em nova campanha

O mamute, o palhaço, o lutador de sumô, o hippie e o coelho apresentam os atributos da linha regular da mar...

Veja mais