Forno de Minas quer exportar mais

Leia em 2min 40s

Meta da empresa é ampliar de 7% para cerca de 10% suas vendas ao exterior neste ano

A indústria de alimentos congelados Forno de Minas, com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), pretende ampliar em pelo menos 50% suas exportações neste ano. E para alcançar seu objetivo, a empresa quer aproveitar a Copa 2014 no Brasil para difundir ainda mais sua marca no exterior e tornar seu principal produto - o pão de queijo - mundialmente conhecido.

A Forno de Minas, juntamente com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai receber parceiros de negócios (compradores e investidores estrangeiros) para assistir à partida das oitavas de final do Mundial em Belo Horizonte, no dia 28 de junho.

Foram convidados representantes de três clientes da empresa, sendo dois dos Estados Unidos, o maior importador da Forno de Minas, e um do Chile. "A ideia é estreitar o relacionamento com esses clientes e ampliar os negócios, apresentando a eles não somente o pão de queijo, mas os demais produtos que fabricamos", afirmou a gerente de Exportação da empresa, Gabriela Cioba.

Durante a estadia dos investidores na cidade, será realizada uma agenda de negócios, que inclui uma reunião entre os convidados e uma visita à fábrica, em Contagem.

"Além de tornar o pão de queijo um produto global, o objetivo é intensificar as exportações da empresa e projetar a imagem dos produtos Forno de Minas no mercado internacional. Também vislumbramos consolidar a visibilidade da marca e firmar novas parcerias, quem sabe em outros países", ressaltou.

No ano passado, a Forno de Minas exportou 7% de sua produção de pão de queijo. Neste exercício, a expectativa, segundo Gabriela, é ultrapassar os 10%. "Até 2016 temos a meta de exportar 25% da produção para vários países", afirmou a gerente. Atualmente, a empresa vende pão de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile e Uruguai.

"Acabamos de realizar uma missão empresarial na Colômbia e no Peru e temos boas perspectivas de negócios nestes países. Além disso, um contrato já está fechado com os Emirados Árabes, falta apenas definirmos alguns detalhes para começar os embarques", observou.

A Forno de Minas, que é líder de mercado na comercialização de pão de queijo no Brasil, ampliou recentemente seu mix de produtos. Desde o final de abril, lançou uma nova marca: a Mamma D"Alva, de massas frescas congeladas. "Queremos apresentar esses produtos para os clientes estrangeiros e quem sabe ampliar nossas vendas externas", projetou Gabriela.


Diferencial -
A Mamma D"Alva tem um diferencial em relação às demais massas ofertadas nos supermercados, que são vendidas apenas resfriadas e não congeladas. Para o desenvolvimento e lançamento da marca, a Forno de Minas investiu R$ 20 milhões. Os aportes incluíram ampliação da fábrica, compra de equipamentos, contratação de mão de obra especializada e desenvolvimento dos produtos.

O Projeto Copa do Mundo, realizado pela Apex-Brasil, trará 2,3 mil compradores, investidores e formadores de opinião estrangeiros ao Brasil para realizar agendas de negócios e acompanhar os jogos do mundial. Serão desenvolvidas ações de promoção comercial e atração de investimentos que visam a estimular as exportações brasileiras e captar aportes, bem como projetar a imagem comercial do Brasil no mercado internacional.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Cargill investe mais US$ 500 milhões no Brasil

Por Fernando Lopes | De São PauloDepois de investir US$ 1,2 bilhão no Brasil nos últimos cinco anos...

Veja mais
Cooperativas inauguram moinho no Paraná

Por Fabiana Batista | De São PauloAs cooperativas Batavo, Castrolanda e Capal inauguram hoje um moinho de trigo e...

Veja mais
Setor aprovou as taxas de juros do Plano Safra 2014/15, afirma ministro

Brasília - O ministro da Agricultura, Neri Geller, afirmou ontem que embora tenha havido um aumento médio ...

Veja mais
Procon-SP: cesta básica paulistana cai 0,64% na semana

Carla Araújo | Agência Estado O valor da cesta básica na cidade de São Paulo registrou queda ...

Veja mais
Cesta básica sobe em 15 de 18 capitais

São Paulo - O valor da cesta básica manteve a tendência de alta em maio e subiu em 15 das 18 capitai...

Veja mais
Vendas de produtos de limpeza cresce 4,4%

As vendas de produtos de limpeza tiveram crescimento real de 4,4% em 2013 e o destaque foi o crescimento das compras no ...

Veja mais
Boas vendas para TVs e bebidas

A Copa do Mundo salvou pelo menos dois segmentos das perdas generalizadas verificadas pela indústria nos ú...

Veja mais
Cresce consumo de itens de inverno

O inverno ainda não chegou oficialmente, mas o consumo de produtos propícios para esta época do ano...

Veja mais
Abic renova plano de promoção de café no mercado interno

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) vai iniciar a composição d...

Veja mais