Forno de Minas chega aos Emirados

Leia em 2min 40s

Ainda em 2013, empresa planeja vender para Angola, Colômbia, Escandinávia, França, Holanda e Suíça .

A receita do pão de queijo congelado originalmente de João Pinheiro, município da região Noroeste de Minas Gerais, que já atende a praticamente todo o território nacional, desembarca, em breve, em novos países. Isso porque uma das metas da Forno de Minas S/A, com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é ampliar as exportações. Até o fim deste ano, a empresa estima que 8% do seu faturamento seja resultado das vendas no Canadá, Chile, Estados Unidos, Inglaterra e Uruguai. Em breve, o primeiro embarque para os Emirados Árabes também será realizado.

Ainda no atual exercício, a empresa planeja exportar para Angola, Colômbia, Escandinávia, França, Holanda e Suíça. Até 2016, 25% do pão de queijo produzido no Estado terá como destino o mercado externo. Embora a iguaria tipicamente mineira seja responsável por aproximadamente 95% das vendas externas, outros produtos, a base de queijo e vegetais, como o folhado de palmito, também já são demandados por outros países.

Quando o assunto é exportação, o principal mercado da companhia são os Estados Unidos, que consomem 50% do volume embarcado. A Forno de Minas já está presente no país há 13 anos e tem o objetivo de triplicar o volume até 2016. No país, os produtos podem ser encontrados tanto em pequenos supermercados e restaurantes, quanto em estabelecimentos pertencentes às grandes redes, como a Whole Foods, reconhecida por vender produtos naturais. A outra metade é bem distribuída entre as demais nações, com destaque para Portugal.

A valorização do dólar frente ao real é um dos fatores que favorecem as exportações, por fazer com que o produto brasileiro chegue ao outro lado da fronteira a um preço mais competitivo. Além disso, o diretor de Desenvolvimento e Novos Negócios da Forno de Minas, Ricardo Machado, também acredita que, com o Brasil em evidencia, devido aos eventos de porte internacional, como Copa do Mundo e Olimpíadas, pode abrir novas oportunidades de negócios além das fronteiras.

Para Machado, conquistar o paladar de outras etnias é um dos principais desafios, uma vez que o produto ainda está muito restrito à comunidade brasileira que reside em outros países.

A fim de concretizar metas relacionadas à exportação, Machado ressalta que a Forno de Minas reestruturou essa área dentro da empresa, direcionando mais profissionais à prospecção e desenvolvimento. Além disso, a companhia também investe em ações de marketing com repercussão internacional, em áreas como mídia digital e degustações em pontos de venda. "O comércio internacional traz resultados para a empresa no longo prazo. Sendo assim, não adianta investir agora, com o objetivo de observar os impactos após um curto período de tempo", enfatiza Machado.

O mau desempenho da indústria não reflete a realidade da Forno de Minas. Isso porque, a empresa planeja concluir 2013 com incremento de R$ 60 milhões na receita sobre 2012, alcançando os R$ 220 milhões. Além de apostar na comercialização de produtos no exterior, a empresa também investe na diversificação e lançamento de produtos, como folhados, empanadas, tortinhas e waffles, ampliação da capacidade de estocagem de frios e processamento de leite e uma logística ainda mais organizada.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Empresa de café traça perfil de consumidor

O café Canecão, com sede em Campinas prevê comercializar em 2013 3,2 milhões de quilos de caf...

Veja mais
Compras com cartões de débito e crédito crescem 17% no primeiro trimestre

As compras com cartões de crédito e débito cresceram 16,9% no primeiro trimestre deste ano em compa...

Veja mais
Fundo dos EUA acusa JBS e Doux Frangosul de fraude

O fundo americano Oppenheimer e o ING Partners protocolaram ação judicial, neste mês, no Foro Region...

Veja mais
Fundos ampliam aposta na baixa do milho em Chicago

Os fundos que especulam nos mercados de commodities montaram a maior aposta na queda dos preços do milho desde 20...

Veja mais
Pacto de Monsanto e Embrapa em xeque

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) poderá rever a autorização que deu ao ac...

Veja mais
China é teste para ambições de domínio global da Budweiser

Não há quase nenhum sinal do mundo ocidental nessa empoeirada cidade da zona rural da China, onde lâ...

Veja mais
Natura não vai mais perder mercado, diz Carlucci

O presidente da Natura, Alessandro Carlucci, diz estar confiante que a empresa não vai mais perder participa&cced...

Veja mais
Educação e varejo são foco de companhias novatas

Algumas das mais promissoras companhias novatas brasileiras estão voltadas aos mercados de educação...

Veja mais
Ciclo - 2013/2014 - de soja pode chegar a - 89,1 - mi de toneladas

A safra de soja 2013/2014 do Brasil, cujo plantio começa em setembro, pode crescer 9% ante 2012/2013, em condi&cc...

Veja mais