Forno de Minas fará novo aporte

Leia em 2min 40s

Empresa vai iniciar programa de investimentos, com previsão de R$ 40 milhões.


Depois de encerrar em 2012 um ciclo de investimentos da ordem de R$ 40 milhões, a Forno de Minas Alimentos S/A, com planta em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), iniciará neste ano um novo programa de aportes da mesma ordem que será realizado em 24 meses. Segundo o diretor de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da companhia, Ricardo Machado, desta vez, o montante será destinado ao aumento das vendas no Brasil e no exterior e à ampliação e diversificação dos produtos.

Ele explica que a primeira leva de inversões visava, basicamente, o reposicionamento da marca no mercado, que desde 2009, quando voltou a ser controlada pela Laticínios Condessa, buscava seu fortalecimento principalmente no território nacional. Agora, os investimentos vão além.

"De certa maneira, esse reposicionamento no país já foi feito e são poucas as localidades que ainda não contam com presença reforçada da Forno de Minas. Por isso, os recursos serão destinados ao aumento da participação das exportações nas vendas da companhia e na diversificação das linhas de produtos oferecidos", afirma.

Mesmo não revelando quais, Ribeiro adianta que somente em 2013 serão lançados mais dois grupos de alimentos Forno de Minas. Hoje a empresa comercializa cinco. São eles: pães de queijo, folhados, empanadas, tortas e waffles. Já quando consideradas as variações de cada grupo, como recheios, quantidade e tamanho, o mix de produtos ultrapassa a casa dos 100. "Quase 70% do faturamento vem do grupo dos pães de queijo", diz.

No ano passado, a companhia faturou mais de R$ 136 milhões. Em relação ao exercício imediatamente anterior, isso equivale a 35% de crescimento, já que em 2011 o montante havia sido de R$ 101 milhões. O diretor atribui o resultado à reestruturação das estratégias de atuação por meio do aumento da força de vendas em todo o país. Segundo ele, em 2012, entre 100 e 150 pessoas foram adicionadas ao contingente de vendas da empresa, que tem hoje 650 funcionários.

"Um melhor nível de serviço no mercado reflete diretamente no faturamento. Foi isso que aconteceu em 2012 e deverá acontecer em 2013 também", aposta. Assim, a expectativa é de um incremento da ordem de 30% a 35% no faturamento deste ano em relação ao anterior. Se a projeção se confirmar, a receita bruta da companhia poderá chegar a R$ 184 milhões ao final de 2013.

Exportações - A grande aposta para o atual exercício diz respeito às exportações. Conforme Ribeiro, os embarques, que hoje representam menos de 10% dos negócios da companhia terão papel de suma importância na concretização de tal objetivo. Segundo ele, a estratégia será aprimorar os negócios já existentes em parte da Europa e da América Latina e em países como Estados Unidos e Canadá. "Além disso, estamos com negociações avançadas com outros países da Europa, da Ásia (Japão e Coreia do Sul) e da própria América Latina", adianta.

Da parcela destinada ao Brasil, 85% são direcionados aos estados de São Paulo (35%), Rio de Janeiro (25%) e Minas Gerais (25%) - respectivamente principais mercados consumidores nacionais da marca. O restante é dividido entre os demais estados de atuação da empresa.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

BR Pharma integra áreas e quer abrir 100 lojas em 2013

A varejista de farmácias Brazil Pharma, cujo maior acionista é o banco BTG Pactual, pode conseguir encerra...

Veja mais
Fabricantes de TV investem no Ultra HD

Para tentar frear queda global na venda de aparelhos, empresas lançam sistema com o quádruplo de pixels do...

Veja mais
'Fome' chinesa muda mercado global de arroz

Apareceu um grande e inesperado comprador no mercado mundial de arroz: a China.Por décadas, a produç&atild...

Veja mais
TVs gigantes custam mais que um carro

Painéis luminosos e vídeos coloridos não são novidade em Las Vegas ou na Consumer Electronic...

Veja mais
Múltis desistem de operações na Europa e fecham fábricas

Peter Hulsmans trabalhou para a Ford na cidade industrial belga de Genk por 26 anos. Quando os executivos da montadora o...

Veja mais
Empresários fazem promoção para se livrar de estoques

Característico no mês de janeiro, o período de saldões promovidos por diversos players do set...

Veja mais
Samsung quer ser líder em eletrodomésticos

A Samsung Electronics informou que está a caminho de cumprir a meta de se tornar até 2015 a maior fabrican...

Veja mais
Mato Grosso amplia produção de girassol e atrai indústrias de óleo

O girassol de Mato Grosso está "abandonando" os pássaros e indo para as indústrias produtoras de &o...

Veja mais
Em 2012, preço do algodão caiu 35,8% em relação a 2011

O mercado brasileiro de algodão chega ao fim de 2012 acumulando uma média de preços 35,8% inferior ...

Veja mais