Maricota amplia exportações

Leia em 2min 40s

Empresa do setor alimentício inicia embarque de seus produtos para o Oriente Médio.


A Clap Industrial de Alimentos Ltda (Maricota Alimentos), com fábrica no município de Luz, no Centro-Oeste mineiro, inicia, nesta semana, o embarque de seus produtos para o Oriente Médio. Até o fim deste mês serão enviados três dos 18 contêineres negociados com uma grande rede de supermercados da Arábia Saudita. O contrato fechado com a rede prevê o fornecimento de toda a linha de produtos, que inclui pão de queijo, pizza, lasanha, quibe e outros pratos congelados, durante seis meses.

De acordo com a gerente internacional da Maricota, Camila Ozório, as exportações para a Arábia Saudita somarão cerca de 300 toneladas, o que permitirá um salto nos embarques totais da empresa. "Até o fim do ano passado, as exportações representavam cerca de 4% da produção e com o novo contrato chegarão a 8%. A meta é alcançar a marca de 20% do total em 2015", diz.

Para tal, a empresa negocia com distribuidores na China, Japão e Angola. Na China, segundo Camila Ozório, a negociação já está bastante avançada e a empresa já trabalha no desenvolvimento dos produtos e embalagens. No caso do Japão, no momento estão sendo realizadas pesquisas para a fase experimental, visando definir receita e ingredientes dos produtos. "Já em Angola uma rede de supermercados está avaliando a quantidade e os tipos dos produtos que irão demandar para finalizarmos o contrato", explica.

Nesses países, conforme a gerente, a Maricota contratou representantes para realizar pesquisas sobre os gostos e a cultura locais, atuando diretamente com os clientes. Isso permite que a empresa desenvolva receitas especiais para o mercado e invista em embalagens diferenciadas, com a tradução do idioma. "O processo de internacionalização da marca demandou aportes da ordem da ordem de US$ 300 mil, pesquisas, desenvolvimento dos produtos e viagens para divulgação dos mesmos", afirma.

Mercado - Atualmente, a Maricota já envia produtos para os Estados Unidos, Espanha, Argentina e Chile. Todos os 60 itens que compõem o mix da empresa, nas linhas de pizzas, congelados, pratos prontos, salgados e pães de queijo são exportados para todos eles.

A produção da indústria hoje gira em torno de 12 mil toneladas de produtos por ano, o que corresponde ao limite da capacidade máxima instalada da fábrica. Por isso, a companhia está investindo cerca de R$ 6,5 milhões na ampliação da produção. A unidade fabril, que tem 8 mil metros quadrados, será ampliada em 2 mil metros quadrados. A expansão vai abrigar os equipamentos que estão sendo adquiridos pela empresa.

Algumas máquinas serão voltadas à produção de novos itens do portfólio da empresa. Entre eles estão massas frescas, pizzas e sanduíches rápidos. Os outros equipamentos são túneis de congelamento e maquinário para a fabricação de embalagens especiais. Com a ampliação a produção mensal da Maricota passará a ser de 1,2 mil toneladas.

Para dar suporte a esse aumento, o quadro de funcionários também será ampliado. Atualmente, trabalham na planta 350 pessoas. Entre 80 e 100 postos de trabalho serão gerados quando as obras forem concluídas. A Maricota possui 500 funcionários.


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Anvisa publica novas normas para protetores solares

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem uma resolução que de...

Veja mais
Pecuaristas investem alto na genética do rebanho

O mercado de leite está em crescimento no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Associação Le...

Veja mais
Frio eleva as vendas das confecções

Fabricantes do Sul de Minas comercializaram, em média, 10% mais que no mesmo período do ano passado.O frio...

Veja mais
Vende-se a marca olímpica

Produtos licenciados com o símbolo dos Jogos Olímpicos geram negócios bilionários. O tu...

Veja mais
Sozinha é mais difícil

A rede cearense de farmácias Pague Menos prepara abertura de capital para atrair investidores e manter seu ritmo ...

Veja mais
Vendas da indústria de limpeza crescem puxadas pela classe C

Moradores da região Sul gastam em média R$ 112,08 com a compra de itens de limpeza A venda de produtos de...

Veja mais
Riachuelo prepara a maior expansão de sua história

Riachuelo mudou o modelo de produção de suas fábricas e prepara a maior expansão de sua hist...

Veja mais
Na Europa e nos EUA, convívio à mesa contra a crise

O dossiê de tendências do setor de alimentos The Future Report Food aponta uma inversão no comportame...

Veja mais
Fiat tenta cativar crianças para influenciar compra

Se você e o seu filho pequeno se sentarem no chão da sala para brincar com um Autorama cujos carrinhos seja...

Veja mais