Forno de Minas aposta em exportações

Leia em 2min 10s

Até o fim deste ano, a expectativa é de que as vendas para o mercado externo alcancem 15% da produção.

A Laticínios Condessa, detentora da marca Forno de Minas, comemora a expansão das exportações. Só para se ter uma ideia, no primeiro quadrimestre, 10% do pão de queijo produzido em Contagem (RMBH) chegaram ao Canadá, Estados Unidos e Portugal. Até o fim deste ano, a expectativa é de que as vendas para o mercado externo alcancem 15% da produção. Nesse sentido, a empresa já prospecta clientes na Austrália, Chile e Itália.

De acordo com o presidente da Forno de Minas, Hélder Mendonça, os diferenciais do produto favorecem a entrada em terras estrangeiras. Entre eles, o empresário chama a atenção para a utilização do queijo, ao contrário do aroma, usado pelas demais marcas e a base 100% natural, sem glúten ou conservantes. Ele acredita que o mercado está começando a enxergar o produto como uma iguaria fina.

O principal mercado consumidor da empresa se concentra no eixo Rio-São Paulo, que consome 60% da produção. Minas Gerais detém 15% dessa fatia e o restante é distribuído em todo o território nacional.

De acordo com Mendonça, desde a reaquisição da empresa, em 2009, os negócios têm prosperado. Além de ampliar as exportações, está ocorrendo ganho de mercado nas regiões Sul e Nordeste do país, além da retomada de antigos clientes do setor de food service, como cafés e lanchonetes. Para isso, a empresa vem investindo em nova linha de produtos, da qual fazem parte empadas, empanadas, folhados, tortinhas, waffles e massas folhadas.

Antes de ser negociada para o grupo norte-americano Pillsbury, 50% da produção da Forno de Minas se destinavam ao food service. Hoje esse mercado corresponde por apenas 15% do faturamento da empresa mineira. "Já estamos em contato com alguns clientes antigos, que precisaram mudar de fornecedor, e acreditamos que o oferecimento de uma linha completa e diversificada pode favorecer essa reaproximação", ressalta Mendonça.


Estratégia - Já os produtos chamados panificados, por terem sido lançados há pouco tempo, são responsáveis por apenas 15% das vendas. A ideia, segundo o empresário, é dobrar esse número até o fim deste ano.

Para aumentar o mix de produtos oferecidos pela Forno de Minas estão sendo investidos cerca de R$ 40 milhões na ampliação e adequação da fábrica, que deve ser concluída ainda em 2012.

Entre as estratégias de marketing para divulgar as novidades da empresa, a Forno de Minas estará presente na Feira Internacional de Negócios em Supermercados (Apas), que acontece entre os dias 7 e 10, em São Paulo. O evento deve reunir 72 mil visitantes, entre empresários e potenciais compradores e a estimativa é de movimentar R$ 5 bilhões em negócios.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda deve avançar 40% no inverno, diz Conap

O inverno favorece o aumento do consumo de produtos apícolas como mel e seus derivados e, por isso, várias...

Veja mais
Cenário favorável às exportações

A redução no rebanho bovino dos Estados Unidos possibilita abertura de mercados para Minas Gerais.O Brasil...

Veja mais
Vilma Alimentos deve ampliar o mercado

Meta é consolidação dos investimentos.A Vilma Alimentos, controlada pela Domingos Costa Indú...

Veja mais
Produtor já comercializou 75% da safra 2011/2012

Volume negociado chega a 50 mi/t .Os produtores brasileiros de soja negociaram 75% da safra 2011/12, segundo levantament...

Veja mais
Brasil terá 10% do comércio mundial de milho, diz FAO

O Brasil deverá ser um dos grandes exportadores globais de milho pela terceira safra consecutiva, com vendas de 1...

Veja mais
Dado de produção de açúcar no Brasil domina cenário mundial

A relação entre estoque e consumo, que havia atingido 33,5% em 2008/9, já se aproxima de 40% nesta ...

Veja mais
Camicado busca a compra por impulso

A Renner quer transformar a Camicado, rede de utilidades domésticas adquirida no ano passado por R$ 165 milh&otil...

Veja mais
Pepsi ressuscita Michael Jackson

Em busca de retomada no mercado de refrigerantes, a Pepsi recorreu ao além: vai estampar a imagem de Michael Jack...

Veja mais
Raia Drogasil contrata empresa para desenvolver sua nova marca institucional

A Raia Drogasil contratou a Cauduro Associados, consultoria de branding, para desenvolver a marca institucional da compa...

Veja mais