Mudar hábito do cliente e ampliar mix são apostas de sorveterias no inverno

Leia em 3min 20s

Apesar do consumo do produto ter crescido 2,2% entre 2015 e 2016, não há segredos: para não ter números negativos no fim do mês, lojas têm de ampliar cardápio e investir em promoções

 
São Paulo - Para driblar a queda de consumo de produtos gelados no inverno, as sorveterias traçam estratégias que vão desde campanhas para mudar o hábito de consumo do cliente à já conhecida estratégia do setor: ampliar o mix de produtos.
 
Especialistas e lojistas consultados pelo DCI afirmam: "não há segredos". Durante o período mais frio do ano, as vendas recuam, em média, 15%, e é preciso trabalhar o cardápio para aumentar as opções dos consumidores.
 
De acordo com o sócio da consultoria BA|Stockler, Luís Stockler, esses tipos de medidas para driblar a queda nas vendas são boas armas para o lojista deste ramo de gelados. "É muito positivo trabalhar o sorvete ou açaí como produto de consumo prazeroso e não refrescante, como é no verão. Os lojistas devem se atentar à questão de estoques, principalmente na escolha dos produtos na época mais fria, quando alguns insumos, como o wafle, por exemplo, são bem vindos."
 
O incentivo do consumo de sorvete foi uma das alternativas encontradas pela rede Oggi Sorvetes. A rede implementou uma campanha em que prática de compra do produto se torne mais programada, e não impulsiva, como é atualmente. "Acreditamos em um novo comportamento de compra ao oferecer uma grande variedade de sabores a preços acessíveis. Comprando no atacado, o consumidor tornará o consumo do sorvete mais frequente", estima a diretora de franchising da Oggi Sorvetes, Marina Gentil.
 
A companhia recentemente inaugurou o que ela classifica como "supermercado de sorvetes", trazendo o modelo de negócios semelhante ao varejo atacadista para a sorveteria. Assim como observado no atacado, a loja deve praticar preços abaixo do mercado.
 
"Este [preço] é o nosso grande diferencial. Assim, estaremos atuando diretamente sobre o hábito de consumo do cliente, pois a partir do momento em que ele estoca o produto em casa, a influência da estação climática diminui. Além disso, oferecemos compostos por sorvetes, como tortas geladas, e salgados", conta.
 
Com dez lojas em operação, a rede espera contar com até 100 unidades até o início do verão, quando o consumo de sorvetes volta a acelerar.
 
Apesar dos brasileiros terem retraído o consumo de supérfluos entre 2015 e 2016, de acordo com a Kantar Worldpanel, o volume de sorvetes comercializado entre março do ano passado e o terceiro mês deste ano aumentou 2,2%. O faturamento das lojas no setor também cresceu: 4,2%.
 
Açaí
 
Tradicional fruto da Região Norte do País, o Açaí caiu no gosto do consumidor brasileiro e motivou empreendedores a investir no insumo. Franquias como a Fast Açaí e Açaí Villa Roxa, por exemplo, chegam a faturar mais de R$ 1 milhão ao mês com a venda da fruta batida. Porém, no inverno, é preciso também ampliar o cardápio, já que a iguaria é consumida gelada.
 
"Estamos lançando um novo produto para suprir essa queda nas vendas do açaí. Criamos um bolo fitness e oferecemos café, que cai muito bem no inverno. Nessa época, também apostamos em ações de fidelização, como promoções e cartões com descontos", explica o coordenador de franquias da Fast Açaí, Vilmar Tavares.
 
O conceito de negócios durante o frio é espalhado em cada uma das 130 unidades da rede, inclusive nas duas em solo norte-americano.
 
Até o final deste ano, Tavares espera que a rede esteja com mais de 170 unidades em operação. Com um faturamento estimado em R$ 15,7 milhões em 2015, este ano a meta é dobrar essa receita.
 
A mesma estratégia de ampliar o cardápio no inverno é adotada pela concorrente Açaí Villa Roxa. Depois de avançar 130% em 2015, a perspectiva é avançar no mesmo ritmo este ano. "Nesta época, apostamos em sanduíches quentes, inclusive com filé mignon ou salmão, além da salada grelhada. Também investimos em uma fábrica própria para produção, o que nos ajudou a crescer", afirmou o fundador da rede, Jefferson Domingos.
 
Veículo: DCI


Veja também

Agricultores recebem títulos de produtores orgânicos em Rio Preto da Eva

A Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (...

Veja mais
Exportação de manufaturados cresce 7% em julho e saldo bate novo recorde

Uma plataforma de petróleo, tubos ferro e açúcar refinado puxaram as vendas dos produtos de maior v...

Veja mais
Ainda em crise de insumos, Aurora suspende operações

Expectativas de avanço nas exportações e na demanda interna de aves, em substituição ...

Veja mais
Cai obrigatoriedade do Proagro para financiamento de custeio acima de R$ 300 mil

Decisão do Banco Central vale para agricultores familiares ou para a agricultura empresarial, na safra 2016/2017 ...

Veja mais
Produtos essenciais têm grande variação de preços, diz pesquisa

Caixa de ovos foi encontrada de R$ 5,98 a R$ 9,98, diferença de R$ 4.MDC-MG reforça necessidade de consumi...

Veja mais
Aumento do feijão e dos produtos de origem animal encarecem preços agropecuários em junho, conclui IEA

A alta no preço do feijão nos últimos meses e dos produtos de origem animal contribuíram par...

Veja mais
Mercado de arroz estabiliza em julho com a pressão do câmbio, dos parcelamentos e pagamento de custeio

Alterações no cenário do câmbio, que repercutiu na relação exportaç&atil...

Veja mais
CRS Brands participa da ABAD 2016

A partir de segunda-feira, dia 8 de agosto, a CRS Brands, uma das maiores indústrias brasileiras de bebidas, apre...

Veja mais
Confiança dos micro e pequenos empresários cresce 20,7%

Apesar da melhora no indicador, 78% dos empresários de comércio e serviços avalia que as condi&cc...

Veja mais