Novas regras vão favorecer a pecuária de leite

Leia em 2min 10s

                                                                                                        Produtor terá assistência técnica.

As novas regras para recebimento do crédito presumido do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) na aquisição de leite in natura deverão revolucionar a pecuária de leite em Minas Gerais. Dentre as novas exigências para receber o benefício, as indústrias e cooperativas devem conquistar habilitação, concedida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para projetos de investimento destinados à assistência técnica aos produtores.
 
As propostas devem promover o desenvolvimento da qualidade do leite e da produtividade do rebanho junto aos pecuaristas. Os projetos aprovados terão acompanhamento contínuo pelos fiscais do Mapa, o que garantirá maior eficiência no desenvolvimento dos mesmos. As avaliações dos primeiros projetos apresentados começaram no final de 2015.
 
A medida está prevista na Lei 13.137/2015 e garante que as agroindústrias recuperem 50% da contribuição de 9,25% do PIS/Cofins incidente sobre a venda do leite in natura. Para serem beneficiadas pelo programa as agroindústrias devem destinar 5% desses recursos a projetos que auxiliem os produtores de leite na melhoria da qualidade do produto.

A exigência é vista como importante oportunidade para difundir novas tecnologias no campo e ampliar a qualidade do leite, trazendo melhores resultados para toda a cadeia e para o consumidor final.
 
Positivas - De acordo com o diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira, as expectativas em relação ao projeto são muito positivas. “Se avaliarmos a aplicação de tecnologia nas propriedades mineiras veremos que em algumas as técnicas são do século 19 e outras tecnologias já estão no século 22”.
 
De acordo com Moreira, a disparidade é muito grande. Por isso, ele acredita que as novas regras para recebimento do crédito PIS/Cofins levarão à intensificação e modernização da tecnologia aplicada no campo e da melhoria da qualidade e produtividade. O acesso ao crédito será permitido apenas às indústrias que protocolarem junto ao Mapa os programas de melhoria para o produtor e, caso aprovados, sejam aplicados.
 
A aplicação de novas tecnologias no campo é fundamental para a evolução do setor pelo ganho em qualidade e competitividade. Segundo o representante do Silemg, o produtor que entrega para as indústrias leite de qualidade diferenciada recebe um valor superior. A maior capitalização contribui para que os investimentos em genética, na melhoria das estruturas da unidade e na alimentação do rebanho sejam mantidos, gerando um produto final de melhor qualidade.
 
Já a indústria que recebe o leite com qualidade diferenciada consegue ampliar o rendimento na fabricação de diversos lácteos, agregando competitividade. Também é possível disponibilizar para o mercado final produtos de melhor qualidade, o que é fundamental para estimular o consumo.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Venda on-line deve crescer 18% este ano

Em 2016, o e-commerce nacional deve crescer 18% em relação a 2015 e faturar R$ 56,8 bilhões, previu...

Veja mais
Tomate fica mais caro no início do ano e pressiona inflação pelo IPC-S

Maior contribuição para alta partiu dos preços dos alimentos, diz a FGV. IPC-S passou de 0,88% no f...

Veja mais
A luta para driblar a alta dos preços

A confirmação pelo IBGE de que o país voltou a fechar um ano com inflação de dois d&i...

Veja mais
Anúncio em TV deve informar preço

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou decisão da Justiça do Rio de Janeiro para que uma em...

Veja mais
Eletrodomésticos têm forte queda, diz IBGE

                      &nb...

Veja mais
Cesta básica encarece R$ 23 em quase um mês

A dona de casa deve preparar o bolso quando for às compras nesta semana, a primeira de 2016. Isso porque os gasto...

Veja mais
Padrões globais de identificação GS1 auxiliam empresas a atender nova norma de recall de alimentos

Em vigor desde dezembro, a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 24/2015, da Anvisa, busca aprimorar...

Veja mais
Compras via smartphone dobram e adequar aplicativo vira necessidade

Fazer compras ou pagar contas via celular se tornou uma realidade em 2015, com quase metade dos brasileiros usando aplic...

Veja mais
Venda parcelada é a "bola da vez"

Enquanto os consumidores tentam de tudo para economizar na compra do material escolar, as papelarias, livrarias e outros...

Veja mais