Queijaria familiar do Sul de Minas se transforma em modelo de qualidade

Leia em 1min 50s

Queijo Minas Artesanal, cabacinha, nozinho, muçarela e defumado. Essas são algumas das variedades de queijos produzidas em uma agroindústria familiar do município de Itumirim, no Sul de Minas. Com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), os produtores investiram na regulamentação junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e se transformaram em referência de qualidade.

A família de Leidjane Aparecida Pereira se dedica à fabricação de queijo há mais de 20 anos. Em determinado momento desanimou-se com a produção e esteve para abandonar a atividade. Foi quando, por intermédio da Emater-MG, conheceu um programa de capacitação que visava melhorar a cadeia produtiva do leite e derivados produzidos por agricultores familiares.

A legalização de uma agroindústria é um processo que envolve diversas etapas, como produção da matéria-prima, estrutura física da unidade de produção, do processamento à gestão e comercialização de seus produtos. Com apoio da Emater-MG foi elaborado o projeto para construção e inspeção da queijaria de Leidjane, junto ao IMA. Foram investidos aproximadamente R$ 50 mil, obtidos com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

"Fizemos todo processo para legalização da propriedade. Houve um projeto de construção da queijaria e para adequação do ambiente. Foram feitas as análises da água e do queijo para garantir a qualidade e o rebanho também é certificado através de exames para atestar a saúde dos animais. Após todo processo a queijaria recebeu o selo do IMA para comercialização dos produtos", destaca o extensionista da Emater-MG Márcio Edgard.

Produção - Atualmente a produção leiteira da propriedade é de aproximadamente 280 litros por dia. Ela é toda voltada para a agroindústria, onde são fabricados diariamente cerca de 25 quilos de queijo. A maior parte é vendida na região, principalmente em Lavras, e também para distribuidores.

A queijaria da família de Leidjane é a única do município de Itumirim legalizada pelo IMA. Segundo Márcio Edgard, o local acabou se transformando em propriedade modelo e atrai diversos interessados em legalizar a produção. "Vários produtores vão até a propriedade para conhecer de perto e entender como funciona o processo de legalização e construção da queijaria", enfatiza.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Governo estuda mudar Ceagesp de endereço

    Veículo: Jornal O Estado de S.Paulo...

Veja mais
Cooxupé aposta no setor de cosméticos

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) e a Aqia Química Industrial lanç...

Veja mais
Setor de franquias tem crescimento de 11,2% no semestre

                    ...

Veja mais
Pará: emprego na indústria tem queda nos primeiros 7 meses

                    ...

Veja mais
Preços pagos pela saca de café registram retração

                    ...

Veja mais
Governo planeja aliviar punição pelos acidentes de trabalho

                    ...

Veja mais
Consumidores pesquisam mais antes da compra

                    ...

Veja mais
Supermercados franceses vão ser obrigados a doar alimentos

                    ...

Veja mais
Motivação é fundamental para obter bons resultados

                    ...

Veja mais