Maior oferta por ativos da LBR é de venezuelana

Leia em 5min 10s

A LBR Lácteos Brasil publicou ontem as propostas das 16 empresas interessadas em comprar ativos que colocou à venda dentro de seu plano de recuperação judicial.

Entre as principais propostas, a de maior valor é da venezuelana Unaquita, que ofertou R$ 535 milhões por sete unidades de produção isoladas (UPIs). Pelos termos da proposta, a Unaquita pagaria R$ 35 milhões à vista. Outros R$ 300 milhões seriam pagos em dez anos, em 120 parcelas mensais de R$ 2,5 milhões. Depois de dez anos, a empresa venezuelana pagaria mais uma parcela única de R$ 200 milhões à LBR. A Unaquita também propõe investir R$ 110 milhões em capital de giro para "assegurar a viabilidade da nova operação".

As UPIs envolvidas na proposta da Unaquita, estão a São Gabriel (RS), que produz leite longa vida; a UPI Líder, que inclui dois laticínios, em Lobato (PR) e Presidente Prudente (SP) e a marca Líder; a UPI Fazenda Vila Nova, que inclui unidade de leite longa vida e leite em pó em Fazenda Vila Nova (RS); a Barra Mansa, que inclui a marca DaMatta e unidades em Barra Mansa (RJ) e Miradouro (MG); a UPI Ibituruna, que contém apenas a marca Ibituruna; a UPI Poços de Caldas, que inclui equipamentos para a produção de requeijão em São Luiz dos Montes Belos (GO) e as marcas de requeijão Poços de Caldas e Paulista; e a UPI Bom Gosto, que inclui apenas a marca de mesmo nome.

A francesa Lactalis, que no ano passado chegou a negociar a compra do controle da LBR, fez uma proposta considerada de valor baixo por fontes do mercado. A proposta foi feita por meio da Lactalis do Brasil, afiliada da Parmalat S.p.A - controlada pelo grupo Lactalis -, e prevê o pagamento de R$ 150 milhões por cinco UPIs: Líder, Fazenda Vila Nova, Barra Mansa, Boa Nata (unidades em Curral Novo e Pouso Alto e a marca Boa Nata) e Poços de Caldas.

Além das UPIs, a proposta também envolve a aquisição de sede, escritórios administrativos e "outras atividades de suporte" do grupo LBR. Prevê, ainda, a transferência de funcionários.

Segundo a proposta da Lactalis, o pagamento será feito na data de fechamento do negócio, "com recursos imediatamente disponíveis". Como a LBR tem a licença do uso da marca Parmalat - que pertence à Lactalis - até 2017, a Lactalis do Brasil colocou como condicionante para a compra das UPIs que todos os contratos de uso de marca existentes hoje sejam rescindidos e todos os direitos previstos nos contratos de uso da marca sejam devolvidos para a Parmalat S.p.A. Além disso, a LBR terá de interromper o uso de todas e quaisquer marcas Parmalat (respeitados os períodos de carência estabelecidos nos contratos de uso) e devolver para a Parmalat ou destruir todo o material publicitário ou promocional relativo à marca.

Fontes do setor consideram que essa condicionante pode dificultar uma eventual compra dos ativos pela Lactalis.

Em sua oferta, a Lactalis argumenta que "após 10 anos sem presença direta no Brasil, a Parmalat deseja aproveitar a oportunidade de administrar diretamente sua marca em país que representa 200 milhões de consumidores, e possui um grande potencial de desenvolvimento para a indústria de laticínios". Além disso, afirma que "estabelecer uma presença relevante no Brasil, um dos cinco maiores mercados de laticínios do mundo, é fundamental para a empresa global deste segmento, como o grupo Lactalis".

A Vigor Alimentos, controlada pela J&F, fez duas propostas independentes pelos ativos da LBR. Juntas, as duas propostas somam R$ 40 milhões. Na primeira, a Vigor oferece R$ 30 milhões pela UPI Garanhuns, que inclui uma unidade de leite UHT, creme de leite, leite em pó e leite condensado. Pelos termos da proposta, a Vigor pagaria R$ 5 milhões à vista e os outros R$ 25 milhões em parcelas anuais de R$ 5 milhões, corrigidas pelo IGPM.

Na segunda proposta, a Vigor oferece R$ 10 milhões pela UPI Poços de Caldas. A proposta feita pela Vigor prevê o pagamento de R$ 2,5 milhões à vista e os outros R$ 7,5 milhões divididos em cinco parcelas anuais de R$ 1,5 milhões, também corrigidos pelo IGM da FGV.

Controlada pela Vigor e pela Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR), a Itambé ofereceu R$ 60 milhões pela UPI Tapejara. Essa UPI inclui uma planta de UHT e leite em pó em Tapejara (RS). A Itambé propõe pagar R$ 10 milhões à vista e os R$ 50 milhões restantes em cinco parcelas anuais de R$ 10 milhões, corrigidas pelo IGMP. A proposta da Itambé segue o mesmo padrão das ofertas feitas pela Vigor.

A ARC Medical Logística, com sede na cidade de Itu (SP) fez cinco propostas. A primeira delas de R$ 3 milhões pela UPI São Gabriel (MT), com pagamento em de seis parcelas mensais e consecutivas. A segunda pela UPI de Garanhuns, por R$ 50 milhões. A terceira pela UPI Líder, por R$ 65 milhões, com abatimento do valor antecipado a título de arrendamento. A quarta proposta é pela UPI Tapejara, por R$ 65 milhões, e a quinta pela UPI Poços de Caldas, por R$ 35 milhões, com dedução do valor antecipado a título de arrendamento.

Segundo fontes do setor, essas unidades já teriam sido vendidas para a ARC, que as arrendou para a LBR. Assim, as ofertas de aquisição seriam uma estratégia de defesa.

O laticínio Bela Vista fez uma oferta pela UPI Leitbom (marca LeiteBom), por R$ 7,5 milhões. Esse montante seria pago em três parcelas mensais de R$ 2,5 milhões.

Já a Italac informou que só fará uma proposta caso haja um novo edital. A empresa justificou a ausência de propostas efetivas devido à "exiguidade dos prazos para a análise e constatação dos ativos e passivos de cada UPI" prevista no primeiro edital de leilão.

Além dessas, também fizeram ofertas a Agricoop, Colorado, Cooperativa Vale do Rio Doce, Lactojara, Laticínios Montes Belos, Laticínio Deale, Marcelinense, Tangará e Value Bridge. Uma assembleia de credores da LBR no dia 28 de julho irá avaliar as melhores ofertas.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Consumo de alimentos funcionais vem ganhando espaço dentro dos lares

Apesar de não parecer, a predisposição para a saudabilidade existe nos brasileiros. Porém, u...

Veja mais
Drogaria Araujo espera crescimento de 18% neste ano

Enquanto a redução do consumo por parte das famílias preocupa representantes de diversos setores em...

Veja mais
Cristália começa a exportar tecnologia

A farmacêutica brasileira Cristália, que produz medicamentos e insumos (princípios ativos), vai come...

Veja mais
Forno de Minas apresenta soluções para o food service na Fipan 2014

Destaque é a linha de massas frescas congeladas Mamma D'Alva, último lançamento da marca   ...

Veja mais
LBR poderá levantar R$ 740 milhões com ativos

A LBR Lácteos Brasil poderá obter cerca de R$ 740 milhões com a alienação de ativos p...

Veja mais
Vigor amplia aposta no food service

Em mais um esforço para agregar valor e reduzir o peso de "commodities" como o leite longa vida no portfól...

Veja mais
Segmento de food service lidera pesquisa de cliente oculto

O segmento de serviços alimentares (food service) é o que mais tem contratado a pesquisa realizada por mei...

Veja mais
Lojas junto a hipermercados fazem sucesso

Conviva Minas, que funciona na unidade do Minas Shopping, foi inaugurado em dezembro e mostra bons resultados O GPA Mal...

Veja mais
Frutas da estação mais baratas na Ceasa

Abacaxi, acerola, melancia e mamão estão entre as mais vendidas este mês Está aberta a safra...

Veja mais