16ª edição da Semana do Pescado inicia ações

Leia em 3min 30s

Neste ano, a 16ª edição da Semana do Pescado acontecerá entre os dias 1º a 15 de setembro, e terá mais uma vez a missão de incentivar o consumo e a comercialização de pescado em um País onde, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO/ONU) o consumo per capita anual é de 9 kg/habitante, um patamar que foi alcançado pela média mundial na década de 1960.

 

Com objetivo definido, as ações da Semana do Pescado já começaram a movimentar o setores de varejo e food service nacional (leia mais aqui). Em 2019, a Semana do Pescado é organizada pelo recém-criado Instituto ProPescado, e conta com o patrocínio de entidades representativas do setor, como a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca ), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes) e a Alaska Seafood Marketing Institute.

 

A ação também recebe apoio institucional da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura (SAP/Mapa), da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

 

Redes varejistas

 

Grandes redes varejistas já se preparam para a data e revelaram algumas de suas estratégias. Os principais grupos atuantes no País acreditam em crescimento acima do 10% na compra do pescado, fomentando o seu consumo.

 

O Walmart, por exemplo, fará ações relevantes em todo o Brasil para promover a Semana do Pescado e acredita em um aumento expressivo nas vendas. "Promoções com encarte de descontos e ações especiais com eventos para clientes", afirma. Apostando que a Semana do Pescado será a oportunidade de elevar o consumo da proteína. "Temos expectativas de incrementar nossas vendas em 10%", conclui.

 

O Carrefour,  já prepara uma série de ações, além de prometer preços bem atrativos para ter o seu melhor desempenho na Semana do Pescado, o grupo também irá disponibilizar revistas temáticas de acordo com as características de cada praça. "O Carrefour pretende surpreender mais uma vez, e sonha em fazer a melhor Semana do Pescado dos últimos tempos. Para isso, estamos nos preparando com ações diferenciadas junto aos fornecedores como degustação, atendentes diferenciados, troca de brindes agressividade de preços e uma revista temática que atenda a regionalidade de cada praça onde atuamos", afirma Rodrigo de Mattos Teixeira, diretor comercial de Peixaria do Carrefour.

 

Com essas iniciativas, a rede tem uma meta robusta: ser vista como referência na venda de pescado. "Ser reconhecido como a melhor opção de compra em pescado do varejo brasileiro", acrescenta o diretor comercial, que projetou um crescimento de mais de 10%. "Nossa expectativa é superar o crescimento em duplo dígito no período comparável, visto que o ano passado não tivemos uma performance tão boa", afirma.

 

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é outra grande rede que participará da ação. O compartilhamento de informações, com a apresentação dos benefícios do consumo de pescado é uma das estratégias, além de disponibilizar receitas que o torne mais saboroso. E as diferentes marcas da rede estarão engajadas na Semana do Pescado.

 

"Teremos mídias e campanhas promocionais direcionadas para o incentivo ao consumo de pescado tanto para o Extra quanto para o Pão de Açúcar. O objetivo é destacar os diferenciais da proteína e do sortimento das nossas lojas, bem como receitas de chefs e dicas de especialistas sobre o preparo dos peixes. As ativações promocionais nas duas marcas terão bastante força, repassando preços e condições especiais para os nossos clientes, estimulando a compra de pescado e também o conhecimento de novos sabores", diz Rafael Monezi, Gerente Comercial do GPA.

 

Para os estabelecimentos que desejam participar da ação, no site da Semana do Pescado já é possível baixar os materiais (gratuitos e irrestritos) que poderão ser expostos em suas lojas. E esse conteúdo está disponível na aba "Materiais de Divulgação" no topo do site ou através do link http://www.semanadopescado.com.br/materiais-de-divulgacao

 

Fonte: Sea Food Brasil


Veja também

Brasileira produtora de hambúrguer de carne vegetal recebe 1º aporte de investidores

A fabricante de produtos de carne vegetal Fazenda Futuro recebeu um primeiro aporte de investidores liderados pela empre...

Veja mais
Ministra confirma devolução de frango com salmonella pelo Reino Unido

A Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, confirmou que o Reino Unido devolveu 1,4 mi...

Veja mais
'Coma Mais Peixe': iniciativa da Peixe BR para aumentar o consumo de peixes de cultivo

O brasileiro consome apenas 3,5 kg de peixes de cultivo (tilápia, tambaqui e outros) por ano. É muito pouc...

Veja mais
Preços da carne bovina subiram no varejo

Os preços da carne bovina subiram no varejo, com exceção do Paraná que registrou queda seman...

Veja mais
Produção de peixe cresce no país e consumo pode aumentar ainda mais

A proteína do peixe é uma das mais consumidas no mundo. No Brasil, a produção de peixe aumen...

Veja mais
Produção de peixe cresce no Brasil, com destaque para a de tilápia, em SP

A produção de peixes no Brasil deve crescer cerca de 10% em 2019, segundo dados Associação B...

Veja mais
Gigantes do setor de carnes, BRF e Marfrig discutem fusão de R$28 bi

  A BRF e Marfrig anunciaram nesta quinta-feira o início de discussões para uma possível fus&...

Veja mais
Para FAO, produção mundial de carnes recua menos de meio por cento em 2019

Em seu primeiro Food Outlook de 2019 (o próximo deve sair no segundo semestre), a Agência das Naç&ot...

Veja mais
Preço das carnes deixa refeição mais cara na capital paulista

As carnes de primeira e de segunda e os cortes suínos pressionaram a cesta básica na capital paulista no m...

Veja mais