Brasil vence disputa com a Indonésia na OMC envolvendo frango

Leia em 2min 10s

 

 

O Brasil acaba de ganhar uma disputa contra a Indonésia na Organização Mundial do Comércio (OMC) que envolve, entre outras, barreiras sanitárias à carne de frango brasileira naquele país, uma questão que atrai atenção internacional no momento em decorrência da deflagração da Operação Carne Fraca no Brasil. O Valor apurou que a decisão preliminar do contencioso foi enviada pela OMC aos dois países com o carimbo de confidencial. Apenas dentro de cerca de quatro meses, quando o relatório final for traduzido em francês e espanhol, a decisão será publicamente revelada.

 

Segundo fontes a par do assunto, o resultado foi "positivo" para o Brasil, embora nem todas as queixas apresentadas aos juízes da OMC tenham sido aceitas. Isso acontece também porque normalmente o reclamante faz o máximo de queixas, tentando cercar todas as possibilidades. bPara se ter ideia do interesse no contencioso, 43 países participaram como terceiras partes, incluindo a União Europeia (28 países), EUA, China, Austrália, Argentina, Japão, Coreia do Sul, Chile, Nova Zelândia, Noruega, Vietnã, Paraguai, Taiwan, Índia, Rússia e Canadá.

 


O Brasil reclamou que a Indonésia impôs medidas restritivas à importação de carne de frango brasileira que violam as regras internacionais. Por exemplo, o parceiro parece subordinar a aprovação de certificado sanitário a elementos sem relação com questões sanitárias e sem fundamento científico, na avaliação brasileira. A aprovação da importação do frango brasileiro seria submetida também à autorização de vários departamentos do governo e à obtenção de múltiplas licenças num sistema considerado complexo e opaco.

 

Além disso, o Brasil acusou a Indonésia de impor requerimentos de inspeção, antes da expedição da mercadorias, que podem causar enormes atrasos e que seriam aplicados de maneira discriminatória. O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango halal, produzida conforme os preceitos do islã. O Brasil vende à Arábia Saudita, que é bastante rigorosa em relação ao abate halal, mas não conseguiu superar as restrições na Indonésia, maior mercado muçulmano do mundo.

 

Além de uma série de barreiras técnicas, o governo indonésio tampouco reconhece o princípio de regionalização previsto no Acordo sobre Aplicação de Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS, na sigla em inglês). No entanto, dá amplo espaço para a Austrália aumentar suas vendas no mercado da Indonésia. Estados Unidos e a Nova Zelândia também ganharam uma disputa na OMC contra a Indonésia. Os juízes deram razão aos dois países sobre 18 barreiras não tarifárias impostas desde 2011 e que limitam a entrada de produtos agrícolas.

 

 

 

Fonte: Valor Economico

 


Veja também

Desempenho do frango vivo na terceira semana de março

    Após firmar-se ao final da segunda semana de março, o mercado paulista de frangos vivos ap...

Veja mais
Carne salgada afeta negativamente exportações de frango

    No primeiro bimestre de 2017 as exportações brasileiras de carne de frango aumentaram 8,76...

Veja mais
Abates de frangos e suínos atingem recordes

    O abate de frangos no Brasil cresceu 1,1% em 2016 contra o ano anterior, para históricas 5,86 bil...

Veja mais
Peixamento contribui com revitalização

Junto às comunidades de Pompéu e Martinho Campos, a Codevasf vai inserir 10 mil alevinos na bacia   ...

Veja mais
EUA iniciam ano com aumento de 12% na exportação de carne de frango

Ainda que não tenha sido o melhor, o primeiro mês de 2017 correspondeu a um dos melhores janeiros para a ex...

Veja mais
Em São Paulo frango vivo surpreende e obtém ajuste de preço

      Ontem (13), as negociações com o frango vivo no interior paulista transcorreram no...

Veja mais
Procon divulga pesquisa de preços de peixes

  A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor - Procon divulgou, nesta semana, a pes...

Veja mais
Ave sustentável impulsiona vendas da Korin

No segmento de orgânicos, a nova fábrica de rações multifuncional receberá investiment...

Veja mais
Receita da exportação de frango do Brasil dispara em fevereiro

 Preços sobem com oferta mais escassa decorrente de problemas relacionados a gripe aviária em v&aacut...

Veja mais