Na metade da Semana do Peixe, varejo já aponta vendas surpreendentes

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De São Paulo (SP) a João Pessoa (PB), de Belo Horizonte (MG) a Campo Grande (MS). No Brasil inteiro a Semana do Peixe 2016 chega à metade com um balanço prévio positivo das ações já realizadas. Informações preliminares de redes varejistas indicam que a venda de pescado na primeira semana da campanha foi superior à expectativa, principalmente em função do feriado pátrio em plena quarta-feira. Os balanços finais serão divulgados após o encerramento da campanha.

 

O Carrefour realizou no primeiro sábado da campanha (3/09) uma ação de degustação especial em parceria com a Zaltana Pescados. Mais de 100 kg de tambaqui preparados em churrasqueira foram servidos no estacionamento da loja de Osasco (SP). "Só para se ter noção do impacto da venda na loja que teve a degustação, Osasco foi a loja que mais vendeu tambaqui naquele dia", conta Maria Rosilene Sousa Costa, responsável pelo departamento comercial da peixaria.

 

Segundo ela, a loja de Osasco vendeu um volume muito superior em relação ao registrado no ano passado. Para encerrar a campanha, o Carrefour fará outro churrasco de tambaqui na loja Centro de São Bernardo do Campo (SP) (R. José Benedetti, 247) no sábado, 17/09.

 

Mas não é só no Sudeste que a campanha ganhou forte adesão do varejo. A rede Comper, com forte atuação no Mato Grosso do Sul, programou uma série de descontos para tambaqui, pintado e tilápia, mas também sashimis em preços promocionais e sardinhas congeladas, além de degustação em algumas das 14 lojas da rede.

 

Em João Pessoa e Campina Grande (PB), as bandeiras Pão de Açúcar e Extra, do GPA, também levaram sua política de preços 20% mais baratos para vender 15% mais. Em Belo Horizonte (MG), até peixarias locais fizeram preços promocionais com identidade visual da Semana do Peixe definida pelo Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Aquicultura e Pesca.

 

O Walmart aderiu à campanha com itens até 17% mais baratos nas lojas Big, Bompreço, Nacional, Mercadorama e Walmart. Segundo a rede, 80% da oferta completa de pescado (tilápia, salmão, merluza, tainha, cação e frutos do mar são os principais produtos, mas há muitos outros) já é rastreada por um programa de monitoramento da cadeia de pescado no país, fechado em 2015 em parceria com a ONG Sustainable Fisheries Partnership (SFP).

 

Já o Cencosud, por meio das bandeiras GBarbosa, Bretas, Prezunic, Perini e Mercantil Rodrigues, preparou sortimento médio de mais de 100 itens na peixaria para as mais de 220 lojas, que estão oferecendo produtos com mais de 30% de descontos. Segundo Alejandro Arruiz, diretor de Estratégia Comercial da Cencosud Brasil, a expectativa do grupo é atingir um crescimento de 12% nas vendas da categoria em comparação com o evento do ano passado e ultrapassar 150 toneladas.

 

Para ele, o volume de pedidos aumenta entre 35% e 40% se comparado a um período regular. Por isso a varejista promove ainda packs de Leve 3 Pague 2 com mais de 30% de economia para o consumidor, além de peixes, crustáceos e moluscos a partir de R$ 4,99. Degustações e cortes de bacalhau completam o programa de ações.

 

As empresas de pescado também investiram para apoiar as ações das redes varejistas. A Bom Porto, por exemplo, passou de 33 promotoras para mais 61 nas principais regiões de vendas entre SP e Grande SP, Litoral de SP, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Recife, entre outras. "Temos como meta, diante de resultados e experiência anteriores, de um incremento de vendas na ordem de 25% a 30%", indica Sérgio Karagulian, coordenador de marketing da empresa, que ainda menciona a parceria com o Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI) para disseminar conhecimento sobre a origem natural, sustentável e selvagem da matéria-prima.

 

O Makro Butantã, em São Paulo (SP), também terá uma ação com pescado fornecido pela Opergel, entre os dias 14 e 17 de setembro. Um caminhão fará a venda de salmão e bacalhau congelado com a comunicação visual da distribuidora de pescado e uma lona com fotos dos produtos. O veículo ficará estacionado em frente à entrada da loja das 9h as 19h e vai oferecer ainda uma degustação de bolinho de bacalhau Reymar.

 

Segundo Marcelo Pestana, do marketing da Opergel, a venda será focada em pequenos estabelecimentos do food service, como é o publico original do Makro. "O salmão será vendido em caixas, não unidades", indica.

 

O Sucesso do Pescado

Com 126 inscritos e 82 presentes de toda a cadeia produtiva, o seminário O Sucesso do Pescado, organizado pelo Compesca/Fiesp, aconteceu em 08 de setembro com uma avaliação positiva dos participantes, principalmente em relação à diversidade dos presentes. "Tem bastante cara nova aqui. É o primeiro evento do Compesca em que eu não conheço todo mundo", conta Roberto Imai, coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura da Fiesp (Compesca).

 

O secretário da Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Davyson Franklin de Souza, abriu o evento. Ele falou sobre as dificuldades ocasionadas pelas transições na pasta desde a extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura e conclamou o setor a trabalhar junto com a secretaria. O secretário-adjunto de agricultura do Estado de São Paulo, Rubens Rizek, disse ter certeza de que quem investir em pescado "vai se dar bem".

 

Na sequência, os palestrantes valorizaram suas experiências com o segmento de um ponto de vista pessoal. Maria Rosilene Costa comentou sobre seus 15 anos de Carrefour, onde ela iniciou como consultora de peixaria e agora é responsável pela área comercial de pescado do grupo.

 

Afonso Vivolo traçou sua trajetória desde o acampamento de férias da família até o cultivo e processamento da Trutas NR, que hoje é uma referência nacional. O programa foi encerrado por Patrícia Nascimento, gestora da Yoshi Pescados, que começou trabalhando com o pai em bares, foi executiva de grandes empresas e do ramo bancário e aplica hoje na Yoshi a estratégia de entregar produtos elaborados com pescado como matéria-prima.

 

Educação: das crianças aos doutorandos
O Sesi-SP aproveitou a Semana do Peixe para promover, em sua rede de escolas, campanhas educativas e de sensibilização para estimular o consumo de pescado dentro do Programa Prazer de Estar Bem. "Todos os meses promovemos uma ação diferente, já falamos sobre hidratação, sensações dos alimentos, escala da fome, grupos de alimentares, ações contra o desperdício e, agora, o incentivo ao consumo de pescados, crustáceos e moluscos", destaca Rosemeire Casanova Nogueira, gerente de programas de Nutrição do Sesi-SP.

 

Segundo ela, além de preparações tradicionais, apresentamos aos estudantes modos diferentes de consumir esses alimentos, como tortas e patês. A campanha ainda envolve quiz sobre mitos e verdades, display nas mesas dos refeitórios, exposições, palestras, mural e oficinas culinárias. "A informação é um forte aliado de escolhas mais saudáveis e conscientes."

 


Veja abaixo a programação resumida:


Data: 12/09 a 15/09
Evento: Oficinas de incentivo ao consumo de pescado
Local: Universidade Federal do Pará (Campus de Bragança)
Mais informações: https://www.portal.ufpa.br/

Data: 13/09 a 16/09
Evento: Aulas gourmet, exposição de aquariofilia e Feira de Agricultura Familiar com pescado
Local: Cidade Administrativa (sede do Governo de Minas em Belo Horizonte)
Mais informações: http://www.agenciaminas.mg.gov.br/sala-de-imprensa/semana-do-peixe-tem-programacao-diversificada-na-cidade-administrativa

Data: 14/09
Evento: Semana do Peixe na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/USP)
Local: São Paulo (SP)
Mais informações: http://www.eventos.usp.br/?events=faculdade-de-medicina-veterinaria-e-zootecnia-participa-da-semana-do-peixe

 

 

 

Fonte: Seafood

 


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