Produção avícola tem queda de 2% no País

Leia em 2min 30s

No Paraná e em Santa Catarina, houve casos de animais mortos devido à falta de insumos

 



Preocupados com a queda do desempenho do setor em todo o País, produtores de frango gaúchos devem se reunir, na próxima semana, com o titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi. O grupo, representando pela Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e pelo Sindicato da Indústria de Produtos Avícolas no Estado do Rio Grande do Sul (Sipargs), pretende sensibilizar o ministro para que sejam implementadas políticas de incentivo à produção de milho, uma vez que, historicamente, a exportação do grão tem levado parte do cereal que seria utilizado como ração do mercado interno. Também será pleiteado ao governo federal que passe a regular os contratos de exportações e os estoques de milho (que, segundo as entidades, são muito baixos, girando em torno de 600 mil toneladas/ano), além de conceder isenção de PIS e Cofins para a aquisição do grão pelos avicultores. Anualmente, o setor precisa importar entre 1,5 milhão e 1,8 milhão de toneladas de milho por ano.

"Qualquer ajuda é bem-vinda, porque o preço dos insumos para importação está inflacionado, e isso inclui não só o milho, mas também o farelo de soja, em vista de grande especulação", explica o presidente da Asgav, Nestor Freiberger. Segundo o dirigente, o desabastecimento está gerando sérios problemas, que já amarga queda de 2% da produção nacional. "Inclusive, ocorreram casos de aves morrendo de fome no Paraná e em Santa Catarina", disse. Ele destaca que, no Estado, já ocorreu o diferimento de ICMS para a compra de milho. "Mas é preciso um conjunto de forças para que o setor supere este cenário negativo, e iremos trabalhar para isso." Para Freiberger, o período é de cautela e busca de mecanismos que possam atenuar o impacto da alta dos insumos para avicultura. "O momento é delicado, pois também houve retração no consumo interno."

Se, em anos anteriores, o setor avícola era um sustentáculo da economia, principalmente em períodos de crise - em vista de que os preços da carne de frango e ovos eram mais acessíveis -, os repasses de custos que têm ocorrido são um desafio. "Ainda nem ocorreram altas mais drásticas, porém, se o mercado de grãos continuar em alta desregrada, haverá reajustes mais severos, em torno de 20% a 30%", informa o diretor executivo do Sipargs, José Eduardo dos Santos. "Temos esperança de que isso vá se solucionar, mas é preciso que o governo faça registros de exportações futuras, para que as agroindústrias possam gerenciar e se planejar melhor." Conforme os dirigentes, recentemente, dois frigoríficos fecharam no Estado, impactando em 450 postos de trabalhos diretos. Hoje,o setor produz 1,7 milhão de toneladas de carne de frango e 3 bilhões de unidades de ovos, gerando 40 mil empregos diretos e exportando mais de 700 mil toneladas de frango e 5,3 milhões de quilos de ovos.




Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Volume e qualidade do gado bovino brasileiro garantem exportações

O Brasil possui o maior rebanho comercial de gado bovino do mundo, com 214 milhões de cabeças, tendo expor...

Veja mais
Custo de produção de frangos e suínos sobe em abril, diz Embrapa

Os custos de produção de suínos e frangos no Brasil tiveram nova alta em abril, após queda e...

Veja mais
Minas Gerais está livre da peste suína clássica

Minas Gerais foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre da pest...

Veja mais
Frango: preços na granja e no atacado estão maiores

O mercado do frango vivo segue com preços estáveis. A ave terminada está cotada, em média, e...

Veja mais
Suíno: preços em alta em São Paulo

                    ...

Veja mais
Preços da carne bovina caíram no varejo

A margem dos varejistas paulistas, apesar da queda desta semana, segue acima de 2015, no mesmo período. O mark up...

Veja mais
Procura cai e carne de porco fica 13,5% mais barata

                    ...

Veja mais
Custos sobem em abril na produção de suínos e frangos de corte

A análise detalhada mês a mês pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) junto a Conab (...

Veja mais
Preços da carne bovina caíram no varejo

A margem dos varejistas paulistas, apesar da queda desta semana, segue acima de 2015, no mesmo período. O mark up...

Veja mais