Friboi reforça aposta em carne pronta para consumo

Leia em 3min

Produtos já estão presentes em quase todos os estados, mas a distribuição será intensificada e a produção vai acompanhar esse ritmo de expansão

 



A Friboi, marca do Grupo JBS, quer reforçar sua aposta no segmento de carnes prontas para consumo. A estratégia é ampliar o canal de distribuição da linha Todo Dia para alavancar as vendas dos produtos lançados no ano passado. De acordo com a coordenadora de marketing da JBS Carnes, Juliana Demetri, os produtos já estão presentes em quase todos os estados brasileiros, mas este ano a distribuição será intensificada e a produção vai acompanhar esse ritmo de expansão. Ela conta que o investimento é parte da estratégia da JBS Mercosul de elevar o valor agregado dos produtos por meio da oferta de itens para mercados segmentados.

Os produtos não competem com outras linhas produzidas pela companhia, como as carnes cruas congeladas e as refeições prontas. A linha também se destaca pela falta de similares nas concorrentes, o que garante uma maior vantagem competitiva para a fabricante, avalia a coordenadora de planejamento e desenvolvimento da JBS Carnes, Karina Carneiro. "Nós encontramos algo parecido na Europa, por exemplo, mas lá a carne bovina é cara, então acaba tendo uma participação maior de aves", afirma ela.

Juliana Demetri conta que os produtos da linha têm como principal apelo a praticidade, já que o produto é cozido e temperado, sendo necessário apenas aquecer antes do consumo.

Mercado


Dados da consultoria Euromonitor apontam que as vendas do segmento de carne vermelha congelada somaram R$ 753,3 milhões em 2013. A expectativa é que até 2019 esse mercado alcance R$ 1 bilhão, um crescimento de mais de 30%. No segmento de refeições prontas o aumento das vendas será ainda maior, passando de R$ 1,32 bilhão para R$ 2,97 bilhões no mesmo período.

"As pessoas estão procurando cada vez mais alimentos prontos para consumo, uma tendência que já está consolidada em outros países, mas que por aqui é nova", detalha Karina Carneiro.

Juliana revela ainda que público-alvo da nova linha é formado por consumidores com idade entre 20 e 45 anos. Segundo ela, os preços dos produtos da linha Todo Dia são em média de 30% a 40% maiores na comparação com as versões in natura, que a Friboi também comercializa.

Karina disse que a Friboi não tem a pretensão de oferecer um produto como o feito pelo consumidor com a carne in natura, mas sim uma opção mais prática, sem perder a qualidade. A nova linha da Friboi é feita à base de carne bovina cozida ou grelhada pronta para o consumo. O produto, oferecido nas versões congelada e resfriada, já contém molho, e fica pronto entre cinco e oito minutos no micro-ondas, forno ou fogão.

Food service


Karina conta ainda que, além da venda no varejo, os produtos Todo Dia serão comercializados para empresas de food service (alimentação fora do lar) como base para a composição dos produtos finais.

"A carne pronta no formato de cubos e os hambúrgueres, para citar apenas dois exemplos, podem ser usados na composição de pratos em restaurantes e lanchonetes", explica a coordenadora.

A Friboi ainda não consolidou os números relacionados a quantidade produzida para a linha Todo Dia, mas garante que a receptividade dos 12 produtos que compõem a linha tem sido positiva. A prova disso é que faltou produto na prateleira de alguns supermercados, de acordo com Juliana Demetri.

"Mas isso foi pontual, temos capacidade produtiva e estamos prontos para ampliar a produção na medida em que a demanda cresça", garante a executiva de marketing.




Veículo: DCI


Veja também

Aves e suínos reforçam atividades para pagar prejuízos milionários

Paralisações dos caminhoneiros geraram impacto negativo de pelo menos R$ 700 milhões ao setor de pr...

Veja mais
Boi gordo: fluxo de negócios em queda

O mercado de carne bovina, no decorrer de fevereiro, teve inexpressivo fluxo de negócios. Essa situaç&atil...

Veja mais
Marfrig projeta receita de até R$ 25 bi este ano

    Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Câmbio leva Marfrig a perda superior a 240%

Resultados do quarto trimestre de 2014 mostraram nível de endividamento pressionado pela alta do dólar; co...

Veja mais
Consumo de carne conquista sofisticação

Roberto Oliveiraɐ sabido que o Brasil vem crescendo exponencialmente no segmento de carne bovina, consolidando-...

Veja mais
BRF lucrou quase R$ 1 bi no 4º trimestre

  Veículo: Valor Econômico  ...

Veja mais
Setor de carnes tem maior potencial para elevar vendas do país à China, diz CEBC

O setor de carnes (bovina, frango e suínos) nacional é o que apresenta o maior potencial para estimular ve...

Veja mais
Frango e suíno com demanda fraca

Durante a semana passada, o mercado do frango apresentou pouca mobilidade, o que já era aguardado, já que ...

Veja mais
Ministério da Pesca prejudica pescadores

SEGURO DEFESO: Trabalhadores do interior têm de enfrentar longas filas em Belém   Pescadores formam ...

Veja mais