Plena Alimentos diversifica e amplia mercado

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Empresa, com sede em Contagem, pretende investir R$ 25 milhões na construção de unidade em Tocantins

 



A diversificação do portfólio e a ampliação do mercado de atuação são fatores que vêm impulsionando os negócios da Plena Alimentos, empresa com sede em Contagem (RMBH) e especializada no processamento de carne bovina e alimentos food service. A expectativa para 2015 é ampliar o faturamento, cujo valor não foi divulgado, em 15% e a produção em 10%. Também está nos planos da empresa elevar as exportações. Somente neste ano serão investidos R$ 25 milhões na construção de unidade em Tocantins, considerada fundamental para a expansão das atividades da empresa.

De acordo com o diretor da Plena Alimentos, Cláudio Ney de Faria Maia, mesmo com os preços da carne bovina em alta, a demanda pelo produto - que responde por 90% da produção da empresa - ao longo de 2014 manteve em crescimento, com isso, a empresa encerrou o ano passado com incremento de 26% no faturamento. A produção diária fechou em 500 toneladas de carne bovina.

"A carne bovina faz parte do hábito de consumo dos brasileiros, por isso, não houve queda na demanda pelos nossos produtos apesar da alta dos preços de mercado. Em 2014, fizemos diversos investimentos em equipamentos industriais, capacitação, treinamento e ampliação do nosso portfólio. Ingressamos na linha de food service, o que contribuiu para ampliação da nossa carteira de clientes. Todos esses investimentos foram fundamentais para encerrarmos o ano com elevação do faturamento. Nossa expectativa é manter a expansão da empresa ao longo deste ano", ressaltou o diretor.

Segundo Maia, os aportes nos equipamentos industriais permitiram que o processo de produção da empresa ganhasse maior agilidade e volume sem a necessidade de ampliar a mão de obra empregada.

Em relação aos R$ 25 milhões que serão investidos na construção de nova unidade industrial no Estado de Tocantins, o objetivo é ampliar a produção, além de agilizar o processo de distribuição de produtos. De acordo com o diretor, parte desses recursos será utilizado para manutenção, modernização e campanhas de marketing.


Portfólio -
"Em 2015, pretendemos ampliar em 15% o faturamento. Uma das bases para isso virá do aumento do portfólio. Vamos investir em novos produtos bovinos, por exemplo, com o lançamento de hambúrgueres diferenciados e também em novos cortes de carne", ressalta o diretor da Plena.

Outra meta para este ano é ampliar as exportações. De acordo com Maia, as expectativas em relação ao mercado para a carne bovina são muito positivas e a empresa investirá no processo de exportação. Em 2014, a Plena manteve negócios com compradores de Angola, Hong Kong e Arábia Saudita.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec), a indústria brasileira de carne bovina encerrou 2014 com recordes nas vendas para outros países, totalizando US$ 7,2 bilhões em exportações. Esse índice deve ser superado até o final de 2015, já que as projeções mostram que, até dezembro, o país alcançará US$ 8 bilhões, cenário impulsionado pela perspectiva de abertura de novos mercados, redução de oferta por parte de países concorrentes e a desvalorização do real frente ao dólar.

"Em 2014 exportamos um volume pequeno, mas queremos expandir significativamente em 2015, uma vez que as expectativas de mercado são de aumento da demanda mundial e abertura de novos mercados, como o da China, que tem enorme potencial", avalia.

Conforme o diretor, a Plena irá particpar, em maio próximo, da Sial China 2015, a maior feira do mundo no setor de alimentos, e, em outubro, de outro evento bastante representantivo do setor na Alemanha. "Serão oportunidades para apresentarmos nossos produtos e estreitar o relacionamento com possíveis compradores. Além disso, ficaremos atualizados em relação às novidades e tendências do mercado".



Veículo: Diário do Comércio - MG


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